quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Crescimento do Turismo no Maranhão


24/12/2008 - 09h57min

Balanço da Setur aponta crescimento turístico .VEJAOs números foram divulgados pelo secretário de Estado de Turismo (Setur)
O Maranhão registrou número recorde de embarque e desembarque de passageiros, cerca de 900 mil pessoas, dos quais 40% são turistas. Os números foram divulgados pelo secretário de Estado de Turismo (Setur), João Martins, nesta terça-feira (23), em São Luís, durante encontro com representantes de entidades parceiras que compõem o Trade Turístico.

“Em 2006 registramos a entrada de cerca de 200 mil turistas, já em 2008, o número registrado é superior a 350 mil turistas”, declarou João Martins. Ele ressalta que os números não foram manipulados, uma empresa foi contratada por meio de concorrência pública, para realizar o levantamento geral sobre a movimentação de turistas no Maranhão. “Todos os números estão no nosso relatório de atividades que mostra ainda, a identificação dos turistas brasileiros e qual a nacionalidade dos estrangeiros”.

O relatório apresenta as ações desenvolvidas pela Setur nos anos de 2007/2008 de maneira a aumentar o fluxo de turistas no Estado. O Maranhão foi destaque em feiras nacionais, internacionais e notícia em mais de 80 revistas, periódicos nacionais e internacionais nos últimos dois anos.

No Brasil, o Maranhão foi destaque na 17ª BNTM 2008 – Brazil National Tourism Mart – Salvador – Bahia (abril); Mostra Nordeste Brasil – São Paulo (abril); Nordest Invest – Recife (maio); 3º Salão de Turismo Roteiros do Brasil – São Paulo (junho); Abav – Feira das Américas – Rio de Janeiro (outubro) e Festival de Turismo de Gramado – Gramado (novembro).

Das feiras internacionais, o Estado participou da Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL/Lisboa (janeiro); Bolsa Internacional de Turismo BIT/Milão – Itália (fevereiro); Feira de Turismo de Madri – Fitur - Madri-Espanha (fevereiro); Feira de Turismo de Berlim ITB/Berlim – Alemanha (março); Top Resa Salon Internacional du Tourism – Paris – França (setembro) e a Feira de Turismo da Argentina – Fit/Buenos Aires-Argentina (novembro).

De acordo com os números divulgados, 45% dos turistas que chegam a São Luís são provenientes do interior. “É normal que o turismo interno supere os números, como acontece em São Paulo e outros Estados”, ressalta o secretário. Os demais turistas são provenientes do Pará, São Paulo, Ceará, Piauí e Rio de Janeiro.

Entre os turistas internacionais, destacam-se os franceses em primeiro lugar, seguidos dos espanhóis, portugueses, americanos e argentinos.

Na opinião do secretário, muita coisa ainda precisa ser realizada e aponta a necessidade de melhoria da área urbanística de São Luís. “O centro da cidade, ruas, calçadas, iluminação, pontos estratégicos para o turismo precisam de recuperação, principalmente a área do Centro Histórico que é alvo de atenção para quem visita a cidade”, aponta.

Ações para 2009 – O secretário anunciou que será lançado, no mês de fevereiro, após o Carnaval, o projeto “Maranhão Turismo Legal”, que a princípio vai beneficiar 20 municípios maranhenses. Um convênio com o município será formalizado de maneira a promover a qualificação, em todas as áreas, em prol do turismo.

“Donos de pousadas, restaurantes e todos os setores que realizam atendimento ao público vão aprender a arte de fazer um turismo de qualidade”, explica o secretário. “Melhorar a decoração de ambientes, a comida, o atendimento, o artesanato, tudo que estiver relacionado ao turismo passará por essa qualificação”. A expectativa da Setur é promover ações que contribuam para o turismo sustentável no Maranhão.


Edição: Igor Leonardo

http://zill.brasilportais.com.br/geral/balanco-da-setur-aponta-crescimento-turistico-veja-74649.html

Nenhum comentário: