quinta-feira, 14 de março de 2013

Exaltação à obra de Gonçalves Dias em intervenção poética

Praça Gonçalves Dias será palco, hoje, às 18h, de intervenção poética em homenagem ao Dia Nacional da Poesia e ao representante maranhense
 
Evandro Júnior
Do Alternativo
 
A Praça Gonçalves Dias (Centro), batizada com o nome de um dos mais importantes poetas brasileiros, referência para o Romantismo e o Indianismo, será palco hoje, às 18h, de uma intervenção poética em homenagem ao Dia Nacional da Poesia. A reverência principal será para o representante da poesia maranhense, autor do poema Mais uma vez – adeus! A iniciativa é de um grupo de poetas da nova geração e a intenção é que o evento seja realizado anualmente.
A intervenção será feita pelos poetas Eudes de Sousa, Geane Lima, César William, Danilo Martins, Valquíria Marinho e Rosemary Rego, todos engajados em movimentos ligados à poesia. Durante o evento, os poetas recitarão trechos do poema Mais uma vez – adeus, de autoria de Gonçalves Dias, acompanhados pelos sons de um violão e de uma gaita. Para a intervenção, foram convidados alunos de escolas públicas da capital.
O Dia Nacional da Poesia celebrado hoje foi criado em homenagem ao nascimento do poeta Castro Alves. De acordo com Eudes de Sousa, há um projeto de lei tramitando no Senado Federal que objetiva a mudança oficial da data para o mês de outubro, em homenagem ao nascimento de Carlos Drummond de Andrade. Intenções à parte, no Maranhão a data será muito especial em razão da relação entre a capital e a poesia. “Aquele o qual consideramos o maior poeta brasileiro é maranhense e, por esta razão, não poderíamos deixar de homenageá-los”, destacou Eudes de Sousa.
O poema Mais uma vez – adeus! é uma homenagem à musa inspiradora do poeta, Ana Amélia, e é considerado um drama real, por se tratar de um grande amor frustrado. Na opinião de Eudes de Sousa, o Maranhão reúne destacados representantes da poesia nacional, a exemplo de José Chagas, Nauro Machado e Ferreira Gullar. “Nós observamos que os poetas maranhenses estão sempre produzindo, lançando livros e textos literários, a exemplo de Paulo Melo Sousa, Antônio Ailton, Celso Borges, Jeane Lima e Rosemary Rêgo, para citar alguns nomes”, enumerou o poeta, cujo livro mais recentemente lançado é intitulado Razões por dentro.

Celeiro - A poeta Geane Lima, que publicou o livro Argos da Matéria e está em vias de publicar outro, intitulado O Norte, no mês de abril, destaca sua terra como um celeiro de grandes poetas e diz que a produção acaba influenciando outras gerações. “Essa homenagem a Gonçalves Dias é por sua grandiosa obra, que retrata a questão da identidade cultural”, disse Geane Lima, que estudou em Lisboa e também recitará um trecho da poesia do maranhense na Praça Gonçalves Dias.
Antônio Gonçalves Dias nasceu em 10 de agosto de 1823, no sítio Boa Vista, próximo ao município de Caxias. Ele morreu aos 41 anos em um naufrágio do navio Ville Bologna, próximo à região do baixo de Atins, na baía de Cumã, município de Guimarães. Advogado por formação, ele ficou mais conhecido como poeta e etnógrafo, tendo sido relevante também para o teatro brasileiro, pois escreveu quatro peças.

Nenhum comentário: