sábado, 2 de fevereiro de 2013

Carnaval de São Luís terá 3 circuitos distintos este ano


Esquema de segurança é montado para garantir tranquilidade na folia

Seis plantões de polícia civil estarão em funcionamento e um hospital de campanha foi montado na Praça do Pantheon.
 
Para garantir a alegria e tranquilidade dos foliões que passarão o Carnaval nos circuitos de rua do centro de São Luís, o Governo do Estado montou um amplo esquema de policiamento e atendimento médico. Somente a Polícia Militar (PM) colocará mil homens nas ruas durante os dias de folia. A Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM) também trabalharão com efetivo extra para evitar incidentes durante a festa e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizará equipes médicas exclusivas para prestar atendimento à população.
A Operação Cidade Segura no Carnaval 2013, desenvolvida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), inclui ações integradas entre as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros. "O desafio aqui é o fato de o Carnaval ocorrer em um curto espaço de tempo e termos festas sendo realizadas em diversos pontos da cidade ao mesmo tempo, por isso estamos colocando nas ruas todo o nosso efetivo. Mesmo os policiais que estiverem de folga serão convocados para trabalhar", informou o secretário de estado da Segurança Pública Aluísio Mendes.

Polícia Militar - A PM fará o policiamento a pé, motorizado e montado nas áreas de maior concentração de pessoas na cidade. A Praça Deodoro, circuitos Deodoro/Cajazeiras, Madre Deus e os espaços Viva (que ainda terão programação hoje) serão os principais pontos de policiamento. Mas as ações se estenderão às entradas e saídas da Ilha (Terminal Rodoviário de São Luís, Ponta da Espera, Ponta da Madeira, Estiva e Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado).
Faz parte do trabalho que será realizado pela PM o policiamento dos cinco terminais de integração, dos hospitais de urgência e emergência, das paradas de ônibus com maior fluxo de pessoas, além de diversas incursões nos bairros da região metropolitana com maiores índices de criminalidade. Serão realizadas também barreiras de redução de velocidade, blitze da Operação Lei Seca e o patrulhamento das praias da Ilha. Duas câmeras e uma central de vídeomonitoramento instaladas na Praça Deodoro darão suporte ao trabalho da PM.

Polícia Civil - Durante o período carnavalesco, a Polícia Civil manterá seis plantões funcionando na Região Metropolitana de São Luís. A Delegacia do Idoso, na Avenida Beira-Mar, reforçará o Plantão Central da RFFSA e, junto com o Plantão da Vila Embratel, ficará responsável pelas ocorrências registradas na área do centro de São Luís. Estarão funcionando também os plantões do Cohatrac e da Cidade Operária, que serão reforçados pelo Plantão do Maiobão.
No Carnaval, 16 delegados, 16 escrivães e 64 investigadores atenderão a população nos plantões ordinários e nos plantões extras, 14 delegados, 14 escrivães e 42 investigadores, trabalhando em regime de 12 horas, ficarão a postos.

Corpo de Bombeiros - O CBM manterá uma ambulância na Praça Deodoro para o atendimento médico à população. Nos dias de festa sete oficiais e 75 bombeiros prestarão assistência aos foliões, distribuídos na Praia Grande, Casa das Minas, Praça Deodoro, Beco do Gavião, Ponto de Fuga, Praça da Saudade, nas proximidades do Hospital Português, na Vila Gracinha, no portal do Ceprama, na Praça Nauro Machado, no Canto da Cultura, na Praça da Faustina e no Viva Maiobão.
Atendimento de emergência - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também montou um esquema especial para atendimento médico de urgência e emergência durante o Carnaval. Um hospital de campanha foi montado na Praça do Pantheon. No local, haverá uma equipe com dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem todas as noites. Também estão disponíveis duas ambulâncias no circuito de Carnaval. Os foliões que necessitarem de atendimento médico serão transportados para as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e, caso seja necessário, transferidos para os hospitais de retaguarda mantidos pela SES - Carlos Macieira, Presidente Vargas e Geral.

Trânsito é modificado no Centro durante Carnaval


Para facilitar o acesso dos foliões aos pontos de festa no centro da capital, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) fez modificações no trânsito na área da Praça Deodoro e dos circuitos Deodoro/Cajazeiras e Madre Deus. Por causa da localização do palco onde ocorrerão os shows promovidos pelo Governo do Estado, o trecho da Avenida Gomes de Castro que dá acesso à Rua Rio Branco foi interditado desde o dia 26 de janeiro e só será liberado para o tráfego no dia 16 deste mês.
Até o dia 15, todos os ônibus que transitam pelo trecho interditado da Avenida Gomes de Castro terão de fazer um desvio pela Avenida Silva Maia (atrás do Ginásio Costa Rodrigues), seguindo pela Rua Rio Branco. Nos dias de apresentação, o tráfego será interditado na Avenida Gomes de Castro (trecho compreendido entre o Parque Urbano Santos e Rua Rio Branco) e a Rua Rio Branco (trecho compreendido entre a Avenida Gomes de Castro e Avenida Silva Maia), das 8h às 17h.
Hoje, por causa do show de Monobloco, o trânsito na área será interditado das 12h às 2h. Em decorrência da interdição, as linhas do sistema de transporte coletivo que têm itinerários descendo da Praça Deodoro pela Rua do Passeio deverão proceder desvio de rota, utilizando a Avenida Alexandre Moura (Parque do Bom Menino).
Na Madre Deus, onde foram montados cinco pontos de folia, o trânsito será interditado na Rua do Passeio (entre a Rua das Cajazeiras até a Praça da Saudade), avenidas Rui Barbosa e Ribamar Pinheiro (entre a Rua do Norte e Rua de São Pantaleão), Rua de São Pantaleão (Hospital Geral até Rua Santiago) e Vila Gracinha.

Quantitativo de policiais por circuito


Circuito Madre Deus
186 policiais militares trabalharão em cada um dos cinco dias de folia
70 PMs farão o policiamento à pé
90 homens estarão em barreiras de abordagem
22 oficiais atuarão motorizados
4 conjuntos de cavalaria completam o esquema de segurança
2 viaturas, uma van e um ônibus serão destinados à condução de detidos
3 viaturas do Grupo Tático Aéreo estarão localizadas nas barreiras de abordagem

Circuito Deodoro
127 policiais militares farão a vigilância dos shows
60 PMs farão o policiamento à pé
42 homens estarão em barreiras de abordagem
21 policiais atuarão motorizados
4 conjuntos de cavalaria completam o esquema de segurança
5 barreiras de abordagem serão montadas nas ruas de acesso à Praça Deodoro
2 torres de observação serão instaladas na área dos shows
2 câmeras de monitoramento foram instaladas na
Praça Deodoro

Circuito Deodoro/Cajazeiras
32 policiais militares farão a segurança do percurso
4 oficiais atuarão motorizados
28 policiais estarão divididos em grupos em cada uma das seis quadras da Rua do Passeio

Total do efetivo
1 mil policiais militares devem trabalhar no circuito durante os cinco dias de Carnaval
82 bombeiros militares são o efetivo para os cinco dias de folia
96 policiais civis reforçarão
o atendimento nas delegacias
durante o período carnavalesco

Nenhum comentário: