"A mistura é a nossa maior riqueza" é o tema da festa, promovida pelo Governo do Estado nos circuitos carnavalescos.
Jock Dean
Da equipe de O Estado
Da equipe de O Estado
Com o tema A mistura é a nossa maior riqueza, será aberta hoje a programação oficial do Carnaval 2013 promovido pelo Governo do Estado. Durante todo o período de folia, cinco grandes shows animarão um público estimado em 50 mil pessoas, em um palco montado na Praça Deodoro, que será o ponto de partida para o cortejo de centenas de brincadeiras que seguirão por todo o circuito Deodoro/Cajazeiras, se apresentando nos pontos de som instalados no percurso que termina na Madre Deus. Abrindo a programação de shows, o grupo Monobloco é a atração da noite de hoje.
Este ano, o Governo do Estado concentrou a sua programação no centro de São Luís, onde, tradicionalmente, ocorrem os circuitos de Carnaval de rua na capital, mas com a novidade dos shows realizados na Praça Deodoro, que foi batizada de Ponto da Mistura. No local, foi montada uma moderna estrutura de palco, luz e som, na confluência da praça e a Rua Rio Branco. O palco tem 120 metros quadrados e para garantir a visibilidade do público, foram instalados dois grandes telões de LED.
Shows - O espaço receberá cinco grandes shows de artistas nacionais, além de nomes da música maranhense. A festa será aberta hoje, a partir das 18h30, com apresentação dos cantores Pepê Junior e Ronald Pinheiro. Às 20h sobe ao palco a principal atração deste domingo, a banda carioca Monobloco e, para encerrar a noite, o ritmo folclórico do Bicho Terra.
A programação na Praça Deodoro será retomada no Sábado Gordo, dia 9, com apresentação da cantora Alcione.
No Domingo Gordo, dia 10, a animação será do grupo baiano Timbalada. Segunda-feira, dia 11, será a vez do sambista carioca Diogo Nogueira e para fechar o Carnaval, na Terça-feira Gorda, dia 12, a festa será animada por Jorge Benjor. Toda a programação está marcada para começar às 18h30 e ser encerrada à meia-noite. "Queremos que o público se divirta com segurança e tranquilidade. Por isso, todos os shows acontecerão cedo, para que todos possam voltar para casa sem transtornos. Todos os dias, além dos artistas nacionais, teremos nomes da música maranhense fazendo a animação dos foliões", afirmou Olga Simão, secretária de Estado da Cultura.
Saiba mais
Circuitos - No Carnaval de São Luís destacam-se os circuitos de rua, sobretudo os do centro da capital. A programação do Circuito Deodoro/Cajazeiras acontecerá nos dias 9, 10, 11 e 12 e será integrado aos shows na Praça Deodoro. Todas as noites, os grupos que passarem pelo corredor da folia seguirão em cortejo até a Rua das Cajazeiras. Na Madre Deus, a festa prossegue com atrações se revezando nos palcos montados ao longo do percurso - Beco das Minas, Vila Gracinha, Praça da Saudade, Beco do Gavião e Ponto de Fuga - sempre a partir das 18h -, e Ceprama, espaço que será destinado aos grupos de samba local, cujas apresentações começam a partir das 20h.
Como a programação de shows só será retomada no Sábado Gordo, o governo estadual preparou uma apresentação especial para a sexta-feira de Carnaval, dia 8. Nesse dia, a partir das 17h, acontece o Cortejando a Madre Deus. No total, 19 manifestações populares percorrerão os cinco pontos de som instalados no bairro, dando início ao roteiro festivo. As atrações da noite serão a Trupe Carnavalesca, com Gilson César; Trupe Carnavalesca do Irê, Banda do Bom Menino, Corso da Melhor Idade, além da Casinha da Roça, escola mirim Descobrindo o Saber, Brincadeira Urso Caprichoso, Bicho Terra e Legião dos Fofões.
Pré-Carnaval - Hoje é o último dia de programação de pré-Carnaval. Nos espaços Viva do Anjo da Guarda, Bairro de Fátima, Cidade Operária, Estiva, João Paulo, Liberdade, Maiobão e Vila Embratel, a festa começa a partir das 18h, com a apresentação de bandas, blocos afro, tradicionais, alternativos, organizados, tribos de índio, tambores de crioula e escolas de samba. Destaque também para os shows dos artistas Ronald Pinheiro, Djalma Chaves, Betto Pereira, Gerude, Josias Sobrinho, Cesar Teixeira, Mano Borges e grupo Lamparina. Hoje haverá ainda apresentações do espetáculo Te Gruda no Meu Fofão, montagem do Grupo Laborarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário