terça-feira, 22 de janeiro de 2013

'O caos na cidade não é culpa do Carnaval', afirma Roberto Costa

Deputado estadual faz críticas à decisão tomada pela Fundação Municipal de Cultura.

O presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Maranhão (AL/MA), deputado estadual Roberto Costa (PMDB), fez críticas à atual administração municipal sobre a medida, adotada na semana passada, pela Fundação Municipal de Cultura (Func), que cancelou o Carnaval de passarela de São Luís deste ano. Segundo ele, o Carnaval e a população ludovicense não podem ser penalizados pelos problemas no gerenciamento de recursos por parte do Município. O deputado citou ainda o ex-prefeito de São Luís João Castelo como um dos responsáveis pelo cancelamento dos desfiles no Anel Viário.
Ainda segundo o deputado, mesmo com a alegação de falta de recursos usada pela Func, era imprescindível que o poder público municipal viabilizasse parcerias, seja com a administração pública ou mesmo com empresas privadas, para arcar com as despesas do Carnaval deste ano.
"A governadora Roseana Sarney dá demonstrações de apoio às principais manifestações populares do estado. No entanto, isso não foi feito pela atual gestão da Prefeitura de São Luís. É importante ressaltar que demonstrei apoio ao atual prefeito durante o segundo turno das eleições, no ano passado", disse o deputado, que também demonstrou preocupação com a liberação de recursos por parte do Município aos grupos integrantes das festas juninas.
"Este ano, as brincadeiras que ajudam a fortalecer a nossa identidade popular, especialmente o bumba-boi, podem ficar sem o apoio da Prefeitura de São Luís, que demonstra, com o cancelamento do Carnaval de passarela, total falta de preocupação com a cultura", afirmou o deputado.

Parcela de culpa - Roberto Costa disse ainda que a gestão anterior da Prefeitura de São Luís também tem parcela de culpa no cancelamento do Carnaval de passarela este ano. "Entendo que a situação da administração municipal é crítica devido principalmente à gestão passada, que onerou as despesas públicas. No entanto, a população esperava algo novo dessa nova gestão da Prefeitura, o que não está acontecendo no momento. Bancar o Carnaval de passarela, mesmo diante de tantos problemas, era uma oportunidade de o prefeito Edivaldo Júnior demonstrar força diante da população", disse o deputado.
O parlamentar citou ainda a sua origem para justificar a crítica contra o cancelamento do Carnaval de passarela. "Sou uma pessoa que vivi boa parte de minha vida na Madre Deus, bairro que sedia grande parte das agremiações prejudicadas com essa medida equivocada do Município. Vale ressaltar que vendedores ambulantes, que comercializam alimentos no entorno da Passarela do Samba, também estão sendo prejudicados. Espero que o secretário de Cultura de São Luís e o prefeito da cidade revejam essa questão o quanto antes", afirmou.

Nenhum comentário: