quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Governadora autoriza serviços de urbanização do espigão costeiro

Obras incluem a construção de ciclovia, instalação de quiosques, bancos, pontos de observação e iluminação artificial.


A governadora do Maranhão, Roseana Sarney, autorizou, por meio do secreário estadual de Infraestrutura, Max Barros, o início das obras de urbanização do espigão costeiro, em São Luís, que incluem a construção de ciclovia, instalação de quiosques, bancos, pontos de observação e iluminação artificial, além da colocação de deque de madeira ao longo dos 560 metros de extensão do espigão. De acordo com a Sinfra, a governadora Roseana Sarney assinará no fim deste mês a ordem de serviço para as obras, orçadas em R$ 30 milhões e cujo término ocorrerá em dezembro deste ano.
De acordo com a Sinfra, o projeto de urbanização do espigão costeiro já está licitado. "O projeto pioneiro do espigão previa apenas a montagem da estrutura para diminuir os efeitos da erosão, ao longo da orla da Ponta d'Areia. No entanto, por um anseio da população, o Governo do Estado decidiu, no fim do ano passado, ampliar o projeto e construir uma área que propicie mais um espaço de lazer para a população ludovicense", disse o titular da Sinfra, Max Barros.

Marina - Quanto à instalação da Marina da Ponta d'Areia, em uma área próxima ao espigão, o secretário disse que se trata de uma obra viável. No entanto, depende de fatores climáticos para acontecer. "Os primeiros efeitos do espigão já estão sendo percebidos. Porém, é uma obra cujo valor somente será visto, de fato, em médio e longo prazo. Por exemplo, a faixa de areia existente na região estará totalmente recomposta apenas em 2020. Precisamos aguardar um pouco mais dessa recomposição, ou seja, até pelo menos o ano que vem, para pensarmos em uma obra que viabilize uma marina naquele local", disse o secretário.
O espigão costeiro foi construído em abril de 2011, com investimentos de R$ 12 milhões. A estrutura do quebra-mar tem 572 metros e contará com mais 128 metros de área, perpendicular ao espigão, onde será feita a Marina da Ponta d'Areia. O espigão tem uma largura de início de 7 metros de crista, intermediária de 9,94 metros e largura final de 13 metros. A altura acima da preamar máxima é de 1,4 metro.

Nenhum comentário: