Nos preparativos para o Carnaval
Escolas de samba se preparam para o Carnaval 2013; algumas realizarão festas para lançar sambas-enredos
As escolas de samba já estão bem adiantadas nos preparativos para o Carnaval 2013 e prosseguem com ensaios em suas quadras e criação de fantasias e carros alegóricos. O trabalho intenso é para garantir um bom desfile na Passarela do Samba, no Anel Viário, nos dias 10 e 11 de fevereiro.
A Flor do Samba, por exemplo, desfilará com 15 carros alegóricos e apresentará o tema Eu sou o néctar da felicidade, segundo informou o presidente Dominguinhos Lopes, que há 35 anos dedica-se à agremiação. A bateria ensaia às terças e quintas-feiras, na sede, localizada no bairro Desterro. Este mês, haverá festa para o lançamento do samba-enredo, embora a data ainda não tenha sido divulgada.
Para Dominguinhos Lopes, a felicidade, que é o tema da festa deste ano, pode estar em qualquer lugar. “No brinquedo do lixão, na ceia da confraternização. Nos olhos que se cruzam, nos corpos que se comprimem. No charuto do nascimento, na algazarra da família, no viva a La Touche, no apogeu da sabedoria. Ou até mesmo na palavra dura dita numa noite escura e fria. Está no riso do palhaço, no choro do pierrô, na sorte do baralho ou na batida do dominó”, disse, em forma de poesia.
A escola Império Serrano, originária do bairro Monte Castelo, realizará evento para lançamento do samba-enredo amanhã, às 19h, na sede, situada na Avenida Luiz Rocha. O tema deste ano é As águas sagradas do Maranhão. Na programação da festa estarão os blocos tradicionais Os Feras e Os Indomáveis, além de grupos de marchas carnavalescas, bateria da escola de samba Império Serrano, casal de mestre-sala e porta-bandeira e intérpretes da agremiação.
Alegorias - Na quadra da Favela do Samba, no bairro Sacavém, a construção dos carros alegóricos foi iniciada ontem e são cinco no total. Os carros foram concebidos pelo carnavalesco Júlio Matos e a criação é inspirada nos projetos vitoriosos da escola ao longo dos últimos anos. A gravação do CD do samba oficial já está concluída e foi realizada no estúdio do músico Henrique Duailibe, com a participação da bateria Carcará, sob o comando de mestre Júlio e de toda a ala de intérpretes da agremiação carnavalesca: Coracinha, Kaká, Sergio Bola e Denilson (vocal), além de João Eudes (cavaquinho), de Luzian Filho e Josias Filho (autores do samba) entre outros.
A gravação está sendo enviada aos programas especializados em divulgar a movimentação das escolas de samba e as atividades culturais de São Luís. O lançamento para os simpatizantes da Favela do Samba será feito oficialmente na primeira domingueira de 2013, dia 6 de janeiro, às 14h, com uma grande programação cultural.
O enredo da escola é inspirado na própria história e revisita os enredos que resultaram em 15 de títulos ao longo dos 62 anos de existência. Para o desfile, a diretoria está convidando personalidades homenageadas nos grandes projetos carnavalescos de sua história, entre eles, a professora Terezinha Rêgo, dona Admeè Duailibe, o radialista e produtor cultural José Raimundo Rodrigues, os compositores e interpretes Zeca Baleiro e César Teixeira.
A Turma do Quinto, escola de samba da Madre Deus, por sua vez, terá como enredo No Terreiro do Maranhão, o Mestre é Bita do Barão, uma homenagem a um dos mais famosos pais de santo do Brasil, Bita do Barão, que começou a ter visões aos 5 anos de idade. Ele é conhecido como Bita do Barão por receber o encantado Barão de Guaré.
A pesquisa para o enredo da Turma do Quinto é de José Chagas Júnior e Wilson Bozzó e passa pela biografia de Bita do Barão, mas também sobre a influência afro-brasileira na cidade de Codó e sobre as peculiaridades do tambor de mina e o tambor da mata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário