quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Diretores do grupo Dalcar se reúnem com a diretoria da BMW para acertar detalhes da instalação da primeira concessionária alemã na capital

Carros importados de luxo viram novo nicho de mercado em São Luís

Hoje, diretores do grupo Dalcar se reúnem com a diretoria da BMW para acertar detalhes da instalação da primeira concessionária alemã na capital
O mercado de automóveis importados de luxo é um novo nicho que está chegando com tudo em São Luís. Apostando no potencial de consumo, empresários do setor automotivo maranhense estão investindo no segmento, trazendo para a capital concessionárias de marcas mundiais, como as alemãs BMW e Mercedes-Benz e a norte-americana Chrysler. Hoje, os diretores do grupo maranhense Dalcar (concessionária Chevrolet), Daniel de Aragão Albuquerque Filho e Luís Roberto de Albuquerque, se reúnem com a diretoria da BMW, em São Paulo, para acertar detalhes da instalação da primeira concessionária alemã em São Luís.
No encontro, a BMW repassará o planejamento de vendas de veículos da marca para o mercado maranhense e o projeto arquitetônico da nova concessionária, que será instalada na
Cohama, ao lado da Dalcar Veículos. A inauguração está prevista para maio deste ano.
Segundo o presidente do grupo Dalcar, Roberto Albuquerque, a instalação de uma concessionária da BMW em São Luís faz parte de um plano de expansão da montadora alemã, que também pretende construir uma fábrica no Brasil.
As negociações com a BMW foram iniciadas em setembro do ano passado, quando a montadora alemã convidou a se manifestarem os grupos interessados em ser concessionário da marca em São Luís. Sete empresas concorreram e a Dalcar foi a escolhida, após minuciosa análise de projetos e entrevista.
Evitando falar em números e investimentos, Roberto Albuquerque informou que a concessionária em São Luís venderá veículos e motos BMW, além do cobiçado modelo Mini. A concessionária terá toda a estrutura de atendimento ao consumidor, com atividades de venda, oficina e prestação de serviços. "Será uma concessionária completa", afirmou Albuquerque.
Com a experiência de quem comanda um grupo de sucesso (Dalcar Veículos e Cauê), Roberto Albuquerque está otimista quanto à aceitação da BMW no mercado maranhense. "Esse é um novo nicho de mercado em plena ascensão no Brasil, e a BMW é uma marca de conceito mundial que certamente terá bons resultados no Maranhão", ressaltou.

Venda de importados deve crescer


Outro empresário que aposta nesse nicho de mercado é Raimundo Nonato Luz, do grupo Gran Car, que já atua há sete anos com a venda de automóveis da marca coreana Hyundai. A loja de importados atende no Cohajap.
Com vistas a ampliar suas atividades empresariais no segmento automotivo, Raimundo Nonato Luz estava em negociação com a marca sueca Volvo para instalar uma revenda de carros de luxo em São Luís.
Mas, segundo ele, o negócio praticamente se tornou inviável porque a Volvo, que no Brasil só tem concessionárias em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, provavelmente deixará de vender no país por causa da volta da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Outro fator impeditivo seria a resistência da montadora sueca em instalar uma fábrica no Brasil.
Apesar de o negócio com a Volvo não ter se concretizado, o empresário Raimundo Nonato Luz, como concessionário da Hyundai, uma das marcas mais vendidas no mundo, aposta firmemente no segmento de venda de importados. "A nossa expectativa é de que a venda de carros importados, mesmo com a volta do IPI, se mantenha estável, ou até mesmo cresça", assinalou Raimundo Luz.

Nenhum comentário: