Carros importados de luxo viram novo nicho de mercado em São Luís
Hoje, diretores do grupo Dalcar se reúnem com a diretoria da BMW para acertar detalhes da instalação da primeira concessionária alemã na capital
O mercado de automóveis importados de luxo é um novo nicho que está chegando com tudo em São Luís. Apostando no potencial de consumo, empresários do setor automotivo maranhense estão investindo no segmento, trazendo para a capital concessionárias de marcas mundiais, como as alemãs BMW e Mercedes-Benz e a norte-americana Chrysler. Hoje, os diretores do grupo maranhense Dalcar (concessionária Chevrolet), Daniel de Aragão Albuquerque Filho e Luís Roberto de Albuquerque, se reúnem com a diretoria da BMW, em São Paulo, para acertar detalhes da instalação da primeira concessionária alemã em São Luís.
No encontro, a BMW repassará o planejamento de vendas de veículos da marca para o mercado maranhense e o projeto arquitetônico da nova concessionária, que será instalada na
Cohama, ao lado da Dalcar Veículos. A inauguração está prevista para maio deste ano.
Segundo o presidente do grupo Dalcar, Roberto Albuquerque, a instalação de uma concessionária da BMW em São Luís faz parte de um plano de expansão da montadora alemã, que também pretende construir uma fábrica no Brasil.
As negociações com a BMW foram iniciadas em setembro do ano passado, quando a montadora alemã convidou a se manifestarem os grupos interessados em ser concessionário da marca em São Luís. Sete empresas concorreram e a Dalcar foi a escolhida, após minuciosa análise de projetos e entrevista.
Evitando falar em números e investimentos, Roberto Albuquerque informou que a concessionária em São Luís venderá veículos e motos BMW, além do cobiçado modelo Mini. A concessionária terá toda a estrutura de atendimento ao consumidor, com atividades de venda, oficina e prestação de serviços. "Será uma concessionária completa", afirmou Albuquerque.
Com a experiência de quem comanda um grupo de sucesso (Dalcar Veículos e Cauê), Roberto Albuquerque está otimista quanto à aceitação da BMW no mercado maranhense. "Esse é um novo nicho de mercado em plena ascensão no Brasil, e a BMW é uma marca de conceito mundial que certamente terá bons resultados no Maranhão", ressaltou.
Venda de importados deve crescer
Outro empresário que aposta nesse nicho de mercado é Raimundo Nonato Luz, do grupo Gran Car, que já atua há sete anos com a venda de automóveis da marca coreana Hyundai. A loja de importados atende no Cohajap.
Com vistas a ampliar suas atividades empresariais no segmento automotivo, Raimundo Nonato Luz estava em negociação com a marca sueca Volvo para instalar uma revenda de carros de luxo em São Luís.
Mas, segundo ele, o negócio praticamente se tornou inviável porque a Volvo, que no Brasil só tem concessionárias em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, provavelmente deixará de vender no país por causa da volta da cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Outro fator impeditivo seria a resistência da montadora sueca em instalar uma fábrica no Brasil.
Apesar de o negócio com a Volvo não ter se concretizado, o empresário Raimundo Nonato Luz, como concessionário da Hyundai, uma das marcas mais vendidas no mundo, aposta firmemente no segmento de venda de importados. "A nossa expectativa é de que a venda de carros importados, mesmo com a volta do IPI, se mantenha estável, ou até mesmo cresça", assinalou Raimundo Luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário