quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Apenas três companhias aéreas atuam em São Luís para atender à demanda de 2 milhões de passageiros ao ano



Com a saída da TRIP Linhas Aéreas, engolida pela Azul, do aeroporto "Internacional*" Marechal da Cunha Machado que deixou de voar para a capital maranhense, sem dar qualquer explicação, sobraram apenas três Companhias aéreas (Gol, Tam e Azul) para dar conta de atender a 2 milhões de passageiro/ano. A saída da TRIP ocasionou a perda de voos para alguns destinos e consequentemente a queda nos números de novembro e dezembro na movimentação do aeroporto do Tirirical. Como até então, segundo o site do HOTRAN a Avianca (que já esteve por aqui quando ainda era Ocean Air) não manifestou qualquer interesse em voar para o Maranhão, vamos continuar sendo obrigados a pagar tarifas mais caras e dependendo apenas dessas três companhias ou então pagar mais caro voando até Fortaleza para poder contar com mais opções de voos e de companhias aéreas. Mas quem se importa?

Aeroporto Internacional*? quando teremos pelo menos nossos voos charters de volta? Respondam aí, Sarney, Flavio Dino, Gastão Vieira, Jura Filho, Roseana Sarney, Domingos Dutra, Chiquinho Escorcio, Hildebrando Correia?

Mais

Movimento no aeroporto de São Luís cresceu 8,03% em 2012

Foto: Flora Dolores/O Estado


1.991.223 passageiros transitaram pelo aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado.
Ingrid Assis/Imirante

SÃO LUÍS – Segundo dados da Infraero, 1.991.223 passageiros passaram pelo aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, no ano de 2012. A porcentagem de passageiros embarcados é compatível com o número de passageiros desembarcados. Dessa forma, pode-se aferir que metade do movimento registrado foi de passageiros embarcados e a outra metade foi de desembarque.

Esse número representa um aumento de 8,03%, que comparação com o registrado no ano de 2011, no qual o aeroporto movimentou 1.843.158 passageiros. De acordo com a Infraero, entre os fatores contribuíram para esse aumento do fluxo de pessoas estão: a melhoria da infraestrutura do terminal, o crescimento do turismo e a quantidade de investimentos que a cidade de São Luís, e o Estado como um todo, tem recebido.

Para 2013, a expectativa é de aumento de, aproximadamente, 10% no fluxo de passageiro no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado para o primeiro trimestre de 2013, em comparação com ano de 2012.

Reforma e ampliação

Dados foram divulgados pela Infraero comparando 2011 e 2012 no Aeroporto Hugo da Cunha Machado.
 
 
O Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís, registrou um aumento de 8,03% na movimentação de passageiros se forem comparados os anos de 2011 e 2012. A expectativa era que o terminal de passageiros movimentasse, até o fim do ano passado, 2 milhões de passageiros. No entanto, 1.991.223 pessoas embarcaram, desembarcaram ou fizeram conexões no terminal de passageiros.
O aeroporto da cidade prepara-se agora para um processo de ampliação. Ainda este mês, deve ser feito o processo licitatório para a contratação da empresa que realizará a obra e, caso não haja imprevistos, em fevereiro ou março os serviços serão iniciados. As atividades têm prazo de 12 a 15 meses para serem concluídas.
De acordo com o levantamento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela administração do aeroporto da capital maranhense, em 2011 foram registrados 1.843.158 passageiros. Nesse período, julho foi o mês que mais registrou passageiros: 190.742. Junho foi o período que menos registrou passageiros: 141.428.
No ano passado, o aeroporto registrou uma movimentação de 1.991.223 passageiros, 8,03% acima da registrada em 2011. O mês de julho foi o que registrou a maior quantidade de passageiros no ano passado: 205.401. Já novembro foi o mês que teve menos movimentação, pois 143.635 passageiros embarcaram, desembarcaram ou fizeram conexões no aeroporto ludovicense.
De acordo com o superintendente da Infraero no Maranhão, Hildebrando Coelho Correia, o aumento no índice de movimentação de passageiros do aeroporto é reflexo do turismo e dos investimentos que estão sendo feitos na cidade e no Maranhão. "A leitura que nós fazemos é que isso é fruto do aumento do turismo de negócio, decorrente dos grandes projetos que estão sendo instalados na capital e no estado. Isso tem influenciado positivamente a demanda, sem falar do potencial turístico que tem todo o estado", afirmou o superintendente.

Ampliação - Hildebrando Correia informou que em fevereiro ou março devem ser iniciadas as obras para a ampliação do aeroporto da capital maranhense. Este mês, está previsto o início do processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela execução dos serviços. Com a ampliação, o aeroporto, que atualmente tem capacidade de movimentar 3,4 milhões de passageiros por ano, passará para 5,9 milhões de passageiros/ano. A quantidade de passageiros que o terminal aeroviário movimenta diariamente - em média 5.500 por dia - também será aumentada.
A ampliação será feita em todo o terminal, especificamente no salão de embarque do aeroporto, no saguão de check-in e no salão de desembarque, onde serão colocadas mais duas esteiras de bagagem, aumentado para quatro no total. "A ampliação proporcionará um atendimento adequado ao movimento de passageiros", ressaltou o superintendente da Infraero.
No projeto de ampliação, está prevista também a construção de um novo restaurante. Hildebrando Correia frisou que a realização desses serviços não comprometerá o conforto dos passageiros e as operações normais do aeroporto.

Números


8,03% foi o aumento da movimentação de passageiros do aeroporto de 2011 para 2012.
3,4 milhões de passageiros é a capacidade que o aeroporto suporta anualmente.
5,9 milhões de passageiros será a nova capacidade do aeroporto assim que este for ampliado.

Um comentário:

Alex disse...

Não consigo entender por que a AZUL sempre oferece voos com horários de partida semelhantes aos da TAM e GOL. Assim, os passageiros acabam não tendo melhores opções de horários. Além disto, a AZUL nunca oferece voos diretos para o RJ e SP. Nunca viajei pela AZUL por esse motivo.