sábado, 29 de dezembro de 2012

UFMA terá curso de Medicina em Imperatriz e Pinheiro no 2º semestre de 2013

Inicialmente serão ofertadas 80 vagas nos dois campi, sendo 40 para cada município; poderão concorrer às vagas os candidatos que participaram do Enem
 
Anderson Corrêa
Da equipe de O Estado
 
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) iniciará 2013 com novidades, entre elas o lançamento dos cursos de Medicina nos campi de Pinheiro e Imperatriz e do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, no Campus do Bacanga, em São Luís. Ambos os cursos serão iniciados no segundo semestre do próximo ano. Além disso, serão oferecidas pela instituição vagas em cursos de Educação a Distância e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico.
Inicialmente serão ofertadas 80 vagas nos cursos de Medicina nos dois campi, sendo 40 para cada município. Poderão concorrer às vagas os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado este ano. A chamada será feita pela plataforma do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), como já ocorre com os outros cursos da instituição. Em todo o país, serão oferecidas 1.615 vagas para cursos de Medicina a partir de 2013.
Para o funcionamento dos cursos, a UFMA deve publicar em janeiro edital para a realização de concurso para professores. Segundo o reitor da universidade, Natalino Salgado Filho, as vagas já foram aprovadas no Congresso Nacional e liberadas pelo Ministério da Educação (MEC). Será exigida inicialmente a formação de doutor para os candidatos.
Prática - Os campi também já receberam investimento de infraestrutura para construção de salas de aula, mas a universidade já está encaminhando projeto de edificação de laboratórios para a plena realização dos cursos. Segundo Natalino Salgado, já houve um contato com as redes de saúde municipais e estadual para a inserção de prática desses alunos, que devem utilizar os hospitais da rede como campo de estágio.
“A concepção de implantação dos novos cursos de Medicina para a formação de médicos no país foi trabalhada em razão da distorção de distribuição desses profissionais. O Maranhão foi contemplado porque tem o menor percentual de médicos por habitantes e principalmente pela necessidade de formar profissionais em áreas que não sejam na capital”, explicou o reitor.
Segundo ele, uma vez implantados os cursos, serão necessárias parcerias com os municípios e com o Estado para criar as residências médicas nessas cidades a fim de induzir a fixação dos médicos recém-formados no inteiro, já que a concentração desses profissionais é maior nas grandes capitais. Em Pinheiro, o Governo do Estado deverá iniciar a construção de um hospital com 100 leitos que ficará à disposição da UFMA. “Uma comissão de técnicos da área de saúde da UFMA, com representantes da Secretaria de Saúde de Pinheiro e de Imperatriz, já trabalha na formatação dessa estrutura para que os cursos possam funcionar dentro da qualidade que se espera”, ressaltou Natalino Salgado.
Tecnologia - Outra novidade é a oferta de 480 vagas para o novo curso de Bacharel em Ciência e Tecnologia, que é considerado um dos pilares da instituição em relação ao programa de expansão e reestruturação. Esse é um novo modelo pedagógico flexível, autônomo e interdisciplinar no qual o aluno poderá optar entre a formação superior ou profissional. Esse modelo também está sendo aplicado em outras Instituições de Ensino Superior do Brasil.
O curso é dividido em dois momentos. No primeiro ciclo, chamado de Ciclo Básico, os alunos terão formação interdisciplinar de três anos em áreas comuns às diferentes engenharias e depois mais dois anos para optarem seguir a formação específica das quatro engenharias disponíveis na UFMA.

Nenhum comentário: