domingo, 30 de dezembro de 2012

Segurança estará garantida em eventos do Réveillon

Câmeras de videomonitoramento, equipes a pé, em viaturas, motocicletas e cavalaria estarão à disposição da população.
 
Leandro Santos
Da equipe de O Estado
 
Durante as festividades do Réveillon 2012, o publico terá à sua disposição um forte aparato de segurança para que a tranquilidade seja garantida durante os shows e espetáculos de fim de ano, em diversos pontos da cidade. Seja na Lagoa da Jansen, onde ocorrerão os shows promovidos pelo Governo do Estado, ou na orla de São Luís, policiais civis e militares, homens do Corpo de Bombeiros, do Grupo Tático Aéreo (GTA), além de médicos e enfermeiros, estarão à disposição da sociedade para atuar em casos de necessidade.
A Polícia Militar (PM) colocará 1.523 agentes nas ruas da cidade durante o Réveillon, distribuídos em 16 centros comerciais, sete barreiras de abordagem, nove paradas de ônibus e 10 pontos de praias (Guia, d'Areia, São Marcos, Calhau, Olho d'Água, Meio, Araçagi e Panaquatira). Serão feitas também incursões em bairros e nas proximidades de bares, restaurantes e hotéis que têm a programação de Ano-Novo.
Somente na Lagoa da Jansen, palco das apresentações do Show da Virada, promovido pelo Governo do Estado, a PM destacará 244 policiais. Serão 184 homens fazendo o policiamento a pé, 51 oficiais motorizados e nove conjuntos de cavalaria. O esquema montado é semelhante ao utilizado durante os shows dos 400 anos.
Viaturas e motocicletas ficarão estacionadas em pontos nas Avenidas dos Holandeses, Colares Moreira e ruas adjacentes, fazendo a ronda na região. Na área da Arena Beach Soccer, onde foi montado o palco, 10 viaturas, 14 motocicletas e 15 conjuntos de cavalaria garantirão a segurança do público. Torres de observação também serão montadas no local. O Comando de Policiamento Metropolitano de São Luís (CPM) informou que intensificará as blitze em pontos estratégicos de São Luís para fazer cumprir a Lei Seca e evitar a combinação perigosa de álcool e direção.

Bombeiros – Homens do Corpo de Bombeiros também estarão de prontidão para atender casos de emergência. Prevenção e combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e pós-trauma, salvamento aéreo, aquático e terrestre serão as ações desenvolvidas pelo CBM, que colocará 145 oficiais nas ruas amanhã. Serão 65 na Lagoa da Jansen e os outros 80 guarda-vidas estarão distribuídos ao longo das principais praias da capital. Cinco viaturas - uma Auto-Bomba Tanque, uma ambulância, uma Unidade de Regaste e Salvamento Avançado do Corpo de Bombeiros (Ursa), uma embarcação e um carro para transporte de pessoal - completam o esquema da corporação.
De acordo o coronel Vanderley Costa Pereira, comandante operacional do Corpo de Bombeiros, viaturas da corporação estarão dispostas na cidade. “As nossas viaturas estarão posicionadas em diversos pontos de São Luís como na rotatória da Forquilha, do Bacanga, do Calhau, em frente ao quartel da PM e na do Olho d’Água”, afirmou o coronel. Ele disse que o esquema de segurança será mantido até as 18h do dia 1° de janeiro.

Polícia Civil – A Polícia Civil também estará empenhada para garantir a tranquilidade da população que se divertirá nas festividades de fim de ano. De acordo com o superintende de Polícia Civil da Capital (SPCC), delegado Sebastião Uchôa, será montado um plantão na Lagoa da Jansen, composto por um delegado, um escrivão e 10 investigadores, para atender às ocorrências que forem registradas na localidade.
O superintendente afirmou que o plantão de polícia da Avenida Beira-Mar será reforçado com mais seis investigadores para atender as ocorrências. Os demais plantões de São Luís (Vila Embratel, Cohatrac e Cidade Operária) funcionarão normalmente.

Videomonitoramento – As câmeras de videomonitoramento da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP) também servirão para garantir a segurança das pessoas que estiverem nos principais locais de festas de fim de ano, como na Lagoa da Jansen e na orla da capital. Uma central de videomonitoramento será instalada no local para dar mais suporte às operações.
De acordo com o delegado Enoque Lemos, diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), as câmeras estarão dispostas em pontos estratégicos dessas regiões e serão empregadas para evitar situações de conflito como brigas, comercialização de drogas e na identificação de criminosos.

Saúde - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) também disponibilizará uma estrutura de assistência em saúde para o público que for assistir aos shows da virada. Um hospital de campanha será montado no local do evento para prestar atendimento médico de emergência e primeiros socorros e, caso seja necessário, os pacientes serão removidos para unidades de saúde da cidade. Ambulâncias da SES, do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão de prontidão para atendimento de urgência e emergência.

Nenhum comentário: