O primeiro trecho da obra de prolongamento da Avenida Litorânea, que vai até o cruzamento com a Rua das Cegonhas, no Calhau, já está sendo utilizado por motoristas para fugir de congestionamentos na Avenida dos Holandeses e ruas próximas, em horários de pico.
A obra está sendo executada pela Prefeitura de São Luís por meio das secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Urbanismo e habitação (Semurh). O trecho liberado compreende 300 metros, que liga a Avenida Litorânea com as duas pontes de concreto sobre o Rio Pimenta, no Calhau, e já é visto por muitos motoristas como uma alternativa para dar fluidez ao trânsito da cidade, principalmente na região da Avenida dos Holandeses.
"O trecho está ótimo. Com esse desvio consigo economizar aproximadamente 10 minutos e não pego mais engarrafamento na Avenida dos Holandeses", disse o encarregado de obras Jocielmo Nascimento, de 43 anos, que trabalha no Calhau.
Iluminação - Apesar de muitos motoristas observarem o prolongamento como uma forma de melhorar o tráfego de veículos na região do Calhau e Olho d´Água, alguns reclamam de detalhes da obra, como, por exemplo, o sistema de iluminação do local.
"Eu notei que, no início do prolongamento, os postes têm quatro pontos de luz e mais a diante têm apenas dois, o que torna o trecho mais escuro e consequentemente mais inseguro", reclamou o administrador Julmar Costa, de 50 anos.
Apesar de o trecho do prolongamento já estar liberado para o tráfego de veículos e servir de alternativa para motoristas, o desvio ainda está sendo pouco utilizado, segundo quem passa pelo local.
"Acho que as pessoas ainda não sabem que o prolongamento já está liberado. Eu tenho passado por aqui todos os dias e é sempre muito tranquilo, com poucos carros", informou Luís Gomes Silva, de 36 anos.
Para chegar à Avenida Litorânea, o condutor poderá ter acesso pelas duas pontes sobre o Rio Pimenta, que fazem a ligação interbairros da área do Olho d´Água com o Parque Atlântico, não precisando mais passar pela Avenida dos Holandeses.
O projeto da Prefeitura pretende ampliar a Avenida Litorânea em 1,14 quilômetros sobre faixas de praia e dunas e a duplicação e prolongamento da Rua das Cegonhas em uma extensão de 0,74 quilômetro até a avenida, para ser uma solução para lentidão do trânsito e ampliação da estrutura viária da cidade, além de um incremento ao turismo da capital.
Atenção
A obra de prolongamento da Avenida Litorânea está orçada em R$ 17.547.262,09 e está incluída no Programa de Obras São Luís 400 anos, que reúne uma série de ações que estão sendo implementadas pela administração municipal como forma de presentear a capital maranhense no ano em que se comemora o seu quarto centenário de fundação.

Nenhum comentário:
Postar um comentário