sexta-feira, 21 de setembro de 2012

VLT passa por teste em percurso de 800 metros

 

Foto: Biaman Prado

Foi iniciado também um trabalho educativo sobre o projeto de execução do veículo.

SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís realizou na manhã de ontem o primeiro teste de tráfego no trecho de 800 metros do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) que está sendo instalado na Praia Grande. As obras fazem parte da primeira etapa de implantação do VLT, correspondente à linha 1, que irá do Centro ao São Cristóvão, com extensão de 13 quilômetros. Ontem, foi iniciado também um trabalho educativo sobre o projeto de execução do VLT, no qual serão concedidas explicações e detalhes sobre o funcionamento do veículo à população, que tem livre acesso para participar dos testes.

Foram realizados testes estáticos (via permanente) e dinâmicos (veículo) na primeira etapa de 800 metros, que se estende do ponto que segue do fundo do Terminal de Integração da Praia Grande até o Mercado do Peixe. Cerca de 100 passageiros escolhidos entre os usuários que estavam no Terminal de Integração da Praia Grande, embarcaram no veículo para percorrer o trecho já implantado. O passeio durou cerca de 8 minutos (ida e volta em marcha ré) e o VLT chegou a uma velocidade de 30 km/h.

Segundo os primeiros passageiros a andar no VLT a viagem foi tranquila, mas a dona de casa Marlene Reis da Silva disse que vai esperar a obra ser finalizada para avaliar. “A gente percorreu um trecho muito pequeno. A viagem foi tranquila, mas só quando os trilhos chegarem até o São Cristóvão é que vamos saber se o VLT realmente funciona”, afirmou.

Viabilidade

Para o secretário-adjunto municipal de Trânsito e Transportes, José Arthur Cabral Marques, o teste realizado ontem serviu para mostrar a viabilidade do projeto. “Até a entrega da primeira etapa da obra, realizaremos outros testes com o VLT. Precisamos ainda testar o veículo com sua capacidade máxima”, informou. Segundo o secretário-adjunto, qualquer pessoa pode participar dos testes que serão realizados diariamente das 10h às 18h.

Cada carro tem 18 metros de extensão, formando o veículo de 36 metros, com seis portas que abrem simultaneamente e capacidade para 358 pessoas, 96 sentadas e 262 em pé. Os carros têm assentos especiais para idosos, gestantes, pessoas com obesidade ou deficiência, além de espaço reservados a cadeirantes. A etapa inicial do VLT consiste no primeiro trecho de execução da Linha I do VLT, do Centro ao São Cristóvão, até as imediações do aeroporto, passando pelas avenidas dos Franceses e Africanos, numa extensão de 13 quilômetros. A linha terá ao todo seis veículos, totalizando 12 carros, que serão instalados quando a obra for finalizada.

Pontilhão

No trecho de 13 quilômetros, que compreende a extensão da linha I do VLT, serão instaladas 11 estações para embarque e desembarque de passageiros. As obras estão em andamento em diversos pontos da capital ao longo do trajeto que levará 40 minutos para ser realizado. Em até 30 dias será finalizada a construção do pontilhão no Portinho (ponte metálica), necessário para o tráfego do veículo por causa da intercepção da via permanente com um trecho do canal do Mercado Central.

“A rotatória da Avenida dos Portugueses será alongada e as vias alargadas com a implantação de cancelas. Sensores serão instalados para que, quando da aproximação do veículo, o semáforo feche o tráfego para os carros e o VLT possa seguir viagem. Essa travessia deve durar pouco mais de 10 segundos e o trânsito no local não terá engarrafamentos”, afirmou José Arthur Cabral Marques.

Mais

Sobre a tarifa que será cobrada aos usuários, José Arthur Cabral Marques informou apenas que o VLT vai operar integrado ao sistema de ônibus, por meio dos terminais da integração que estarão no percurso das seis linhas que serão implantadas, mas ainda não foram definidos valores. São Luís é a 8ª capital brasileira a implantar o VLT.

Nenhum comentário: