sábado, 15 de setembro de 2012

São Luís, Clean up the World



Praias de São Marcos e do Calhau são alvo de dia mundial de limpeza

Pela primeira vez, São Luís participou do Clean up the World, evento realizado em 125 países.
 

Cerca de mil voluntários participaram, na manhã de ontem, em São Luís, do Clean up the World, movimento por um dia mundial de limpeza, que acontece simultaneamente em 125 países. Foi a primeira vez que a capital maranhense se integrou à ação. Munidos de sacolas, luvas, viseiras, camisetas, tênis e protetor solar, o grupo recolheu a sujeira das praias do Calhau e de São Marcos, na Avenida Litorânea. A iniciativa foi promovida pelo Instituto Ecológico Aqualung e localmente organizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Em todo o mundo, a estimativa era de haver a participação de 40 milhões de voluntários.
Foram percorridos três quilômetros de orla em quatro horas de limpeza. Participaram da atividade 26 empresas, órgãos e instituições públicos e privados. A concentração teve início às 8h30, no Círculo Militar, com atividades físicas coordenadas pelo Corpo de Bombeiros.

 
Ao fim da limpeza, o lixo recolhido foi pesado. O material reciclável foi separado e encaminhado para reaproveitamento por meio do programa Ecocemar, da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). Os produtos que iriam para o lixão serão transformados em descontos na conta de energia elétrica de uma instituição filantrópica ainda não definida.
O titular da Sema, Victor Mendes, parabenizou o trabalho da sociedade na ação. "O Maranhão e São Luís se integram nesse movimento mundial. O problema do lixo não é exclusividade da capital maranhense, mas de todas as aglomerações urbanas. Não são apenas os governos os responsáveis por essa situação. A sociedade é produtora do lixo. É preciso dividir as responsabilidades", afirmou.
O diretor-geral de mídias eletrônicas do Sistema Mirante, Rômulo Barbosa, destacou o papel da imprensa na preservação do meio ambiente. "Os jornalistas divulgam os problemas e cobram das autoridades as soluções. Em um dia como o Clean up the World, a imprensa mobiliza a sociedade para o trabalho", disse.

Nenhum comentário: