sábado, 22 de setembro de 2012

Planejamento é indispensável para transformar São Luís no destino ideal

Segundo o coordenador geral de serviços turísticos do MTur, Jair Freire Neto, São Luís tem produtos atrativos de sobra para crescer no setor.
Para São Luís se tornar um destino turístico atrativo, a cidade precisa atender a alguns pré-requisitos, como uma gestão eficiente, produtos turísticos de qualidade com potencialidade e o conhecimento para comercializar e realizar ações de movimentação e consumo na cidade. A conclusão é do coordenador-geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (MTur), Jair Galvão Freire Neto, que esteve em São Luís durante o I Seminário Nacional Patrimônio Cultural e Cidades Criativas, realizado quarta-feira (19) e quinta-feira (20) na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O especialista em ações estratégicas proferiu palestra durante o evento, na qual esmiuçou os princípios básicos da gestão do turismo e como uma cidade pode se planejar para se transformar em um destino ideal com grande apelo para visitantes. Jair Freire Neto acredita que São Luís é uma das cidades brasileiras com elevadas chances de se transformar em um ponto turístico movimentado, mas não é aproveitada em sua totalidade por problemas de gestão e falta de infraestrutura. "É preciso ter uma instância do poder público muito ativa para conseguir ter resultados e ações incentivadoras ao turismo, além de um bom produto e conhecimento para saber comercializar", disse Jair Freire Neto.
Segundo o coordenador da Secretaria do Ministério do Turismo, São Luís tem produtos atrativos de sobra para crescer no setor. A cidade tem diferencial porque seu conjunto arquitetônico é ainda grandioso e bem conservado em relação a outras cidades históricas. "Apesar de ainda estar em um nível baixo, principiante de evolução no turismo, ela tem um peso cultural que muitas outras cidades históricas brasileiras não têm", avaliou Jair Freire Neto, ao frisar ainda as riquezas naturais da Ilha, que são as praias, atualmente interditadas.

Diretrizes - Para deixar de ser apenas um potencial turístico e se transformar em uma verdadeira área de grande visitação, é preciso que se sigam as diretrizes básicas para a evolução do setor. "O que falta a São Luís é uma melhor gestão do ponto de vista articulativo, que possa mostrar a beleza da cidade pelo país a fora. Já há uma parceria forte com o Ministério do Turismo, mas é preciso de um entendimento melhor entre sociedade, comerciantes e poder público", explicou Jair Freire Neto, descrevendo que o Governo Federal quer melhorar a balança comercial, tanto no turismo voltado para exterior, quanto para o interior.
"Outro fator é não menosprezar os produtos naturais do Maranhão, como os Lençóis Maranhenses, que apesar de não se situarem próximo à capital, a cidade pode ser interligada em um único roteiro, oferecido em pacotes", disse Jair Freire Neto, ao explicar que o turista interessado em cultura é um daqueles com maior poder aquisitivo.

Transformação - Com o intuito de educar para transformar São Luís em uma cidade mais preparada para o turismo, tornando-a um destino importante no mapa brasileiro, a exploração do potencial natural e cultural da Ilha foi debatida a exaustão durante dois dias por pesquisadores, professores, artistas e profissionais de diversas áreas durante o I Seminário Nacional Patrimônio Cultura e Cidades Criativas, realizado pelo Curso de Turismo da UFMA, que completa este ano 25 anos, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão (Fapema) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Além de toda a discussão teórica e as reflexões sobre diversos assuntos que envolvem a cultura maranhense, o foco dos trabalhos foi a elaboração de um carta para gestores do turismo no Maranhão. Participaram representantes das secretarias de estado de Turismo do Município, do Estado e de São José de Ribamar, e outros órgãos como o Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). "As informações foram coletadas durante uma oficina realizada por dois dias. O documento buscará mostrar como São Luís pode se desenvolver de forma criativa, abordando principalmente o turismo de experiência, no qual turistas vão buscar conhecer culturalmente uma cidade", disse a turismóloga Conceição Belfort.

Seminário Cidades Criativas discutiu novas estratégias


O seminário sustentou-se sobre o conceito de cidades criativas, que são espaços urbanos onde atividades sociais, artísticas e culturais se envolvem diretamente com o governo, para criar estratégias de desenvolvimento e progresso. O aumento da geração de empregos, melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, aumento potencial criativo de empresas e a divulgação da diversidade cultural de São Luís foram descritos como resultado de aproveitamento de uma boa gestão das ações relacionadas ao turismo.
O intuito foi criar um espaço de diálogo entre a comunidade científica, a população e os poderes públicos e privados. O título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade concedido a São Luís pela Organização das Nações Unidas para a Cultura (Unesco), a diversidade cultura e da região e outras características da cidade quatrocentenária são atrativos turísticos que foram debatidos em quatro oficinas, com atividades para movimentar a cidade.
"Toda reflexão sobre esses eixos é importante porque buscamos estratégias para formatação de novos produtos culturais para o turismo em São Luís", disse a coordenadora-geral do evento, a turismóloga Rosélis Barbosa Câmara, coordenadora do curso de Turismo da UFMA.
Um dos trabalhos que deixou clara a forma como o patrimônio cultural pode ser explorado para a prática turística foi a pesquisa elaborada pelos estudantes de especialização Joyce Oliveira Pereira e Manoel de Jesus Barros Martins. No trabalho, os pesquisadores analisaram como a identidade cultural do Maranhão está presente no ecomuseu do Sítio do Físico, situado no parque dos nobres. O sítio pertenceu ao físico-mor da Capitania Geral do Maranhão, Antônio José Pereira da Silva, foi o maior complexo industrial do estado e é relatado como o primeiro parque industrial planificado no Brasil.

Breve esboço do potencial turístico de São Luís
Durante todo o I Seminário Patrimônio Cultural e Cidades Criativas, os produtos turísticos de São Luís foram esmiuçados em diversos trabalhos. Alguns deles são:

- A riqueza cultural do bumba meu boi, brincadeira considera Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, é vista como um dos grandes atrativos turísticos e deve ser utilizado para divulgação da cidade;

- Parque do Bom Menino, espaço urbano incrustrado no centro da capital maranhense, é um ponto de lazer e diversão que pode receber adolescentes e crianças, além de receber outros eventos;

- A rede de museus e igrejas históricas, com vasto acervo, como o Cafua das Mercês, Museu de Artes Visuais, Museu da Ordem dos Capuchinhos, Igreja do Carmo, Igreja Nossa Senhora dos Remédios e Igreja da Sé são espaços subaproveitados para visitação;

- O tambor de crioula é visto como uma manifestação cultural popular rica e atrativa, além de ser outro Patrimônio Imaterial reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional;

- Culinária maranhense vastamente oferecida nos cardápios dos restaurantes da cidade são outra opção; arroz de cuxá, petiscos de frutos do mar; cachaças nativas são produtos que interessam ao turista que visita São Luís;

- Conjunto arquitetônico vastamente detalhado em estudos acadêmicos, com casas peculiares, criadas nos moldes da construção portuguesa dos séculos XVII, XVIII e XIX são a maior riqueza patrimonial da capital maranhense.

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