O desenvolvimento de uma rota de comércio marítimo entre Portugal e o sistema logístico do Maranhão.
BRASÍLIA - O desenvolvimento de uma rota de comércio marítimo entre Portugal e o sistema logístico do Maranhão, o que inclui os portos São Luís (MA) e a Ferrovia Norte-Sul, são opções para o Brasil levar seus produtos para o sul da Europa a preços mais competitivos, de acordo com o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal do Distrito Federal, Fernando Brites.
Brites lembrou que Portugal tem o porto na Europa mais próximo do Brasil e que quando a Ferrovia Norte-Sul (assim que ficar totalmente concluída, ligando o Sudeste ao chamado Arco Norte do país) estiver escoando as commodities brasileiras (como soja e minério de ferro) pelo Maranhão (Porto de Itaqui), o Brasil poderá levar seus produtos para o sul da Europa a custos mais baixos do que ocorre atualmente pelos portos da Holanda e da Alemanha.
"O Brasil precisa botar um pé em Portugal para alcançar a Europa", disse Brites, de acordo com a Agência Brasil, ao comentar a divulgação do governo português do aumento do comércio com o Brasil. As exportações de Portugal para o Brasil em 2011 chegaram a 1,58 bilhão de euros, de acordo com o site do Ministério de Negócios Estrangeiros de Portugal. O governo português comemora o aumento das vendas.
"É extraordinário que Portugal consiga aumentar as exportações quando a economia está em recessão, e a maioria dos mercados importantes na Europa está em recessão ou estagnação", disse o chanceler português Paulo Portas ao participar de encontro com empresários brasileiros em São Paulo (SP), na semana passada.
Em 2012, as exportações portuguesas para o Brasil continuaram aumentando. Segundo Portas, houve um aumento de 9% nas vendas para o mercado brasileiro no primeiro semestre deste ano.
O aumento das exportações portuguesas para o Brasil tende a equilibrar a balança comercial, ainda favorável aos brasileiros. Em julho de 2011, o saldo comercial foi US$ 221 milhões positivos para o Brasil; em julho de 2012, foi US$ 20,4 milhões - menos de um décimo do valor anterior, segundo os dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Brasil - Conforme o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o principal produto importado de Portugal (em valores) entre janeiro e julho de 2012 foi a gasolina processada (US$ 33,1 bilhões em compra). Na pauta de exportação do Brasil, os principais produtos são soja triturada e petróleo (óleo bruto).
O Brasil (junto com a África e a China) tem sido visto pelos portugueses como um parceiro estratégico em momento de crise nos mercados tradicionais da Europa e dos Estados Unidos. Além de aumentar as exportações, empresários acreditam que o governo português quer que empresas brasileiras participem das privatizações de estatais (como a companhia aérea TAP), que serão vendidas para diminuir o déficit fiscal - conforme exigência de acordo com o Fundo Monetário Internacional, a União Europeia e o Banco Central Europeu.
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