sábado, 22 de setembro de 2012

Investimento tecnológico torna o Porto do Itaqui mais competitivo

Comitiva da empresa administradora do porto maranhense visitou, na semana passada, o Porto de Sines, em Portugal.


O Porto do Itaqui está recebendo investimentos de mais de R$ 6 milhões em projetos de tecnologia da informação, o que dá ao porto maranhense maior controle das operações em tempo real. Depois de informatizar o trâmite dos processos internos e de operações de carga, com economia de tempo e recursos, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) concentra esforços para promover a integração on-line da Autoridade Portuária com todos os órgãos reguladores da atividade. Maior precisão e celeridade das informações no carregamento e descarregamento dos navios tornam o porto ainda mais competitivo.
Recentemente, a diretora de Administração e Finanças da Emap, Jaqueline Lobão, e o gerente de Tecnologia e Informação (TI), João Luiz Menegazzo Júnior, visitaram o Porto de Sines, em Portugal, um dos mais avançados no quesito tecnologia, na Europa. Os gestores maranhenses conheceram os terminais de granéis líquidos, petroquímico, multiuso, GNL (Gás Natural Liquefeito) e de contêineres, assim como os portos interiores de Pesca e o porto de Recreio, além da Zona de Atividades Logísticas.
Evolução - Desde o ano passado, a Emap já trabalha com a movimentação virtual de processos internos, com ganho em agilidade e diminuição dos custos com papel. A partir daí, o passo seguinte foi informatizar as operações portuárias, começando pelos granéis sólidos. Hoje já é possível controlar o fluxo desde a chegada do navio na área de fundeio, passando por sua liberação para atracar, desembarque da carga, pesagem e liberação do produto.
Depois dos granéis sólidos, que de janeiro a agosto deste ano já ultrapassaram a marca de 5 milhões de toneladas, 12% a mais do que no ano passado, o mesmo ocorrerá com as operações de granéis líquidos, carga geral e contêiner. Em 2011, o Itaqui movimentou 14 milhões de toneladas, 9% a mais do que no ano anterior. Até agosto, já foram operadas 9,9 milhões de toneladas, devendo encerrar o ano com 15,3 milhões, pouco mais de 10% superior aos números de 2011. No plano de negócios da Emap, esse crescimento deverá ser mantido nos próximos 20 anos, período em que o Itaqui alcançará a marca das 150 milhões de toneladas/ano.
Jaqueline Lobão explica que com a elevação constante da movimentação, a Emap precisa de uma forma confiável para acompanhar esse crescimento. "Com o uso desse sistema, a Autoridade Portuária, agências marítimas, operadores portuários e clientes têm controle e acesso virtual direto de toda a movimentação do porto do Itaqui", explicou Jaqueline Lobão.
Além da transparência e compartilhamento dos dados, é possível prever com antecedência todas as etapas entre a chegada dos navios e a liberação da carga, o que possibilita maior planejamento, diminuição no tempo de espera para atracação e, consequentemente, maior produtividade. Está em teste a utilização de tablets por funcionários que trabalham à beira do cais, o que vai promover a interligação total do tráfego de informações.
Melhoria da logística, rigor no controle de caminhões, exigência de equipamentos mais eficientes das operadoras e ampliação do número de balanças para três, também estão contribuindo para um melhor resultado. Em apenas duas semanas, 7 mil caminhões foram pesados, com intervalos que variam entre 20 segundos, quando vazios, e 40 segundos, quando já abastecidos.
No Porto de Sines, em Portugal, o Sistema de Informação e as respectivas tecnologias de base foram o principal interesse da comitiva da Emap, que se prepara para aderir ao Porto Sem Papel, uma iniciativa da Secretaria Especial de Portos (SEP) que já chegou a 19 dos 34 portos organizados do país.
O sistema visa desburocratizar todo o processo de atracação, operação e desatracação ao integrar informações das autoridades portuárias e dos órgãos reguladores em uma só plataforma. Ele traz ainda contribuições ao meio ambiente com a diminuição no uso de papel.

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Conforme divulgado em O Estado, sexta-feira da semana passada, a comitiva da Emap visitou o Porto de Sines, em Portugal para conhecer os sistemas de informação e as respectivas tecnologias de base, como a Janela Única Portuária, o Cartão Único Portuário, o Sistema de Identificação e Informação Geográfica, o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG; em inglês: Enterprise Resource Planning - ERP) e a respectiva integração entre eles.

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