Comitiva da empresa administradora do porto maranhense visitou, na semana passada, o Porto de Sines, em Portugal.
O Porto do Itaqui está recebendo investimentos de mais de R$ 6
milhões em projetos de tecnologia da informação, o que dá ao porto maranhense
maior controle das operações em tempo real. Depois de informatizar o trâmite dos
processos internos e de operações de carga, com economia de tempo e recursos, a
Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) concentra esforços para
promover a integração on-line da Autoridade Portuária com todos os órgãos
reguladores da atividade. Maior precisão e celeridade das informações no
carregamento e descarregamento dos navios tornam o porto ainda mais
competitivo.
Recentemente, a diretora de Administração e Finanças da Emap,
Jaqueline Lobão, e o gerente de Tecnologia e Informação (TI), João Luiz
Menegazzo Júnior, visitaram o Porto de Sines, em Portugal, um dos mais avançados
no quesito tecnologia, na Europa. Os gestores maranhenses conheceram os
terminais de granéis líquidos, petroquímico, multiuso, GNL (Gás Natural
Liquefeito) e de contêineres, assim como os portos interiores de Pesca e o porto
de Recreio, além da Zona de Atividades Logísticas.
Evolução - Desde o ano passado, a Emap já trabalha com a
movimentação virtual de processos internos, com ganho em agilidade e diminuição
dos custos com papel. A partir daí, o passo seguinte foi informatizar as
operações portuárias, começando pelos granéis sólidos. Hoje já é possível
controlar o fluxo desde a chegada do navio na área de fundeio, passando por sua
liberação para atracar, desembarque da carga, pesagem e liberação do produto.
Depois dos granéis sólidos, que de janeiro a agosto deste ano já
ultrapassaram a marca de 5 milhões de toneladas, 12% a mais do que no ano
passado, o mesmo ocorrerá com as operações de granéis líquidos, carga geral e
contêiner. Em 2011, o Itaqui movimentou 14 milhões de toneladas, 9% a mais do
que no ano anterior. Até agosto, já foram operadas 9,9 milhões de toneladas,
devendo encerrar o ano com 15,3 milhões, pouco mais de 10% superior aos números
de 2011. No plano de negócios da Emap, esse crescimento deverá ser mantido nos
próximos 20 anos, período em que o Itaqui alcançará a marca das 150 milhões de
toneladas/ano.
Jaqueline Lobão explica que com a elevação constante da
movimentação, a Emap precisa de uma forma confiável para acompanhar esse
crescimento. "Com o uso desse sistema, a Autoridade Portuária, agências
marítimas, operadores portuários e clientes têm controle e acesso virtual direto
de toda a movimentação do porto do Itaqui", explicou Jaqueline Lobão.
Além da transparência e compartilhamento dos dados, é possível
prever com antecedência todas as etapas entre a chegada dos navios e a liberação
da carga, o que possibilita maior planejamento, diminuição no tempo de espera
para atracação e, consequentemente, maior produtividade. Está em teste a
utilização de tablets por funcionários que trabalham à beira do cais, o que vai
promover a interligação total do tráfego de informações.
Melhoria da logística, rigor no controle de caminhões, exigência
de equipamentos mais eficientes das operadoras e ampliação do número de balanças
para três, também estão contribuindo para um melhor resultado. Em apenas duas
semanas, 7 mil caminhões foram pesados, com intervalos que variam entre 20
segundos, quando vazios, e 40 segundos, quando já abastecidos.
No Porto de Sines, em Portugal, o Sistema de Informação e as
respectivas tecnologias de base foram o principal interesse da comitiva da Emap,
que se prepara para aderir ao Porto Sem Papel, uma iniciativa da Secretaria
Especial de Portos (SEP) que já chegou a 19 dos 34 portos organizados do
país.
O sistema visa desburocratizar todo o processo de atracação,
operação e desatracação ao integrar informações das autoridades portuárias e dos
órgãos reguladores em uma só plataforma. Ele traz ainda contribuições ao meio
ambiente com a diminuição no uso de papel.
Mais
Conforme divulgado em O Estado, sexta-feira da semana passada, a
comitiva da Emap visitou o Porto de Sines, em Portugal para conhecer os sistemas
de informação e as respectivas tecnologias de base, como a Janela Única
Portuária, o Cartão Único Portuário, o Sistema de Identificação e Informação
Geográfica, o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG; em inglês:
Enterprise Resource Planning - ERP) e a respectiva integração entre
eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário