Durante encontro, empresário confirmou o início da operacionalização do parque eólico para o próximo ano nos municípios de Paulino Neves e Tutoia.
A instalação de parques eólicos, com capacidade total para gerar 1.750 MW de potência, nos municípios de Paulino Neves e Tutoia, no Maranhão, foi detalhada ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, pelo secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, e pelo presidente da Bioenergy, Sérgio Marques. Eles falaram sobre o andamento do projeto e Sérgio Marques confirmou o início da operacionalização para o próximo ano, com investimentos iniciais de cerca de R$ 2 bilhões, o que garantirá a geração de 720 MW.
No encontro realizado em Brasília, sexta-feira, o ministro considerou o projeto grandioso e de grande relevância para o Maranhão. Edison Lobão colocou o ministério à disposição para acompanhar o andamento dos trabalhos, ao lado do Governo do Maranhão. "É um empreendimento que comprova, mais uma vez, que o Maranhão está passando por um dos mais importantes momentos econômicos de sua história", afirmou o ministro.
Sérgio Marques fez a apresentação de todo o projeto, incluindo a elaboração e fases de instalação, enquanto Ricardo Guterres mostrou as atividades de acompanhamento do trabalho e as negociações com os diversos segmentos envolvidos.
O projeto, em investimentos estimados em cerca de R$ 6 bilhões, prevê, até 2015, a construção dos parques eólicos por fases. Sérgio Marques apresentou detalhes do projeto, destacando o apoio que vem recebendo da governadora Roseana Sarney para que os investimentos sejam aplicados dentro de um cronograma planejado e por meio de ações que garantam o desenvolvimento da região dentro de paramentos pautados na sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.
O secretário Ricardo Guterres explicou ao ministro que a alta incidência de ventos na região de Paulino Neves e Tutoia viabiliza a produção de energia eólica e abre um caminho econômico viável para o desenvolvimento sustentável.
Lembrou ainda que a Bioenergy, em recente reunião com secretários de Estado do Maranhão, firmou compromisso de garantir direitos aos moradores que vivem na área do projeto, proporcionando uma convivência harmônica entre as partes envolvidas e divisas para o Maranhão com a geração de energia limpa.
Mais
- Em reunião colegiada realizada no fim de 2011, a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou a empresa Bioenergy a atuar como produtora independente de energia elétrica mediante a instalação e exploração de 15 usinas eólicas no Maranhão. Cada uma das usinas terá potência instalada de 28,8 megawatts (MW), totalizando 432 MW.
- De acordo com a autorização da Aneel, as Centrais Geradoras Eólicas Ventos do Norte de 1 a 10 e Marcos dos Ventos de 1 a 5 serão instaladas pela Bioenergy nos municípios de Paulino Neves e Tutoia, respectivamente, regiões propícias ao projeto pelo seu potencial eólico.
- A Bioenergy é uma empresa especializada em projetos eólicos com forte atuação no Nordeste do Brasil, possuindo parques eólicos nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte e, há três anos, estuda o potencial dos ventos no Maranhão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário