sábado, 1 de setembro de 2012

Governo do Estado presenteará a cidade com entrega de obras

 

Reinauguração do Estádio Castelão e da Biblioteca Pública Benedito Leite foram programadas para este mês pelo Governo.
 
Jock Dean
Da equipe de O Estado
 
Além dos grandes shows programados para acontecer em todos os fins de semana deste mês, o Governo do Estado planejou outras ações para comemorar os 400 anos de São Luís que se estenderão até do fim do ano. A reinauguração do Estádio Castelão, a reabertura da Biblioteca Pública Benedito Leite e a entrega de parte das obras da Via Expressa fazem parte do pacote de obras executadas pelo Estado para comemorar o quarto centenário da capital.
O Estádio Castelão será reinaugurado no dia 12 com a partida entre Sampaio-MA x Vilhena-RO, pela segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro. Quem quiser assistir pode retirar o ingresso nas bilheterias do estádio no dia da reabertura, a partir das 14h.
O novo Castelão atende a todos os padrões da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e teve sua capacidade de público reduzida de 72 mil para 40 mil. Também foram disponibilizadas cadeiras em todos os setores, novos banheiros, vestiários com áreas de aquecimento climatizada e grama sintética, ampla área de bares e lanchonetes, novo sistema de som, catracas eletrônicas, nova iluminação e placar eletrônico em LED.
Durante a reforma, foram recuperadas as vias de acesso, instaladas catracas eletrônicas e 22 câmeras. O Castelão também foi totalmente adaptado aos portadores de necessidades especiais e teve instaladas 12 cabines de rádio e quatro de TV, dois centros de imprensa, uma sala de entrevista coletiva e um moderno sistema de iluminação, com instalação de 75 novos holofotes na marquise e 70 nas duas torres.

Biblioteca - As obras da Biblioteca Pública Benedito Leite, localizada na Praça do Pantheon, centro de São Luís, serão concluídas no dia 28 deste mês. Além do novo sistema de climatização, o espaço recebeu um moderno sistema de vigilância, que cobre os quatro pisos do edifício e o prédio anexo, no qual funcionava a Biblioteca Infanto-juvenil. Com a reforma, o prédio passa a atender às necessidades de pessoas com dificuldade de locomoção com a instalação de três elevadores, que também servirão para o transporte das peças do arquivo.
A Benedito Leite reúne um acervo de cerca de 160 mil peças, entre livros, obras raras, revistas, manuscritos, periódicos, jornais e fotografias. Tem obras de arte, coleções de periódicos maranhenses, desde a Independência (1822), manuscritos do século XVIII e amplo acervo referente à história política do Maranhão.

Via Expressa - Estão em ritmo acelerado as obras de construção da Via Expressa e da Avenida Quarto Centenário. As duas avenidas fazem parte do pacote de obras que serão entregues até o fim do ano pelo Governo do Estado como um presente pelos 400 anos de São Luís.
A primeira etapa da Via Expressa, um trecho de 2 quilômetros que vai da Avenida Carlos Cunha até o Cohafuma, será inaugurada como parte da festa do aniversário da cidade, até o fim deste mês. Este trecho inclui uma ponte e um viaduto. A segunda etapa, que vai do Cohafuma até o Maranhão Novo, será entregue no fim de dezembro.
A Via Expressa ligará a Avenida Carlos Cunha, próximo ao Sítio Santa Eulália, à Avenida Daniel de La Touche, na altura do Ipase. A avenida terá 7,3 quilômetros e passará por trás dos bairros Cohafuma e Vinhais, paralelamente à Avenida Jerônimo de Albuquerque, até o Ipase por meio de alças de acesso. Todos os trechos terão três faixas de tráfego, além de pista de pedestres, canteiro central e ciclovia em toda a extensão da avenida. O projeto prevê ainda a restauração das vias urbanas do entorno. Aproximadamente 2,4 quilômetros serão pavimentados e asfaltados, beneficiando 20 bairros.
A programação de aniversário inclui a entrega da Avenida Quarto Centenário ainda este ano. A via vai margear a área de intervenção do PAC Rio Anil (da Camboa à Alemanha), com 3,8 quilômetros de extensão, sendo duas pistas com duas faixas de rolamento cada, passeio de pedestres nos dois lados e ciclovia. A obra tem início na interseção com a Avenida Camboa e o fim na interseção com a Avenida dos Franceses - há um trecho em aterro hidráulico e outro, de 1.090 metros, em elevado e pontes. São cinco pontes e um elevado.

Saiba mais


Outras ações comemorativas pelos 400 anos que serão realizadas até o fim do ano
- Entrega do Museu da Língua Portuguesa
- Reabertura da Casa do Maranhão
- Apresentação do Balé Bolshoi
- Virada Gospel
- 7ª Semana Maranhense de Dança
- Painel Empresarial
- Prêmio Literário IV Centenário de São Luís
- Entrega do Hospital Carlos Macieira
- Entrega de cinco novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
- Entrega do Sistema de Videomonitoramento na Região Metropolitana com a instalação de 300 câmeras

Mais


As celebrações pelos 400 anos de São Luís cruzaram o Atlântico e fizeram o caminho de volta rumo à França. No dia 8, na cidade francesa de Cancale, de onde, em 1612, Daniel de La Touche partiu com destino aos trópicos e aportou em São Luís, acontecerá intercâmbio com os parceiros do evento, encontros culturais a partir das 16h, em vários palcos espalhados pela cidade e encontros turísticos, além de jantar para convidados. No mesmo dia, será exposto à população local o busto de Daniel de La Touche, Senhor de La Ravadière, na rampa La Frenêtre.
 
A pergunta que não quer calar:
 
Cadê a avenida Metropolitana e a Ponte do quartocenenário governadora Roseana Sarney que o Sr. Max Barros garantiu já estar de posse dos recursos?

Nenhum comentário: