BNDES vai financiar 52,3% do projeto de expansão logística da mineradora Vale no Maranhão e no Pará, que inclui a conclusão da obra do Píer IV.
Do jornal O Estado do Maranhão
RIO - A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico
e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 3,8 bilhões para a Vale S/A. Os
recursos serão destinados à implantação do projeto Capacitação Logística Norte
(CLN), criado para ampliar em 30,4% a capacidade de transporte e embarque de
minério de ferro do sistema logístico da Vale no Pará e no Maranhão, que abrange
a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e os terminais ferroviário e portuário de Ponta
da Madeira. Com isso, o CLN passará a ter uma capacidade de 150 milhões de
toneladas por ano (Mtpa).
O BNDES financiará 52,3% do projeto, que terá investimentos
totais de R$ 8 bilhões e contempla a duplicação de aproximadamente 115
quilômetros da EFC; a aquisição de locomotivas e vagões; a construção de um novo
berço de atracação, o Píer IV do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM),
localizado em São Luís (MA), com início de operações previsto para o primeiro
semestre de 2014, além de ampliação da retroárea do terminal.
A expansão logística permitirá atender ao aumento de capacidade
das operações de mineração em Carajás (PA), aumentando a competitividade da
empresa no setor. O Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro do
mundo, e os corredores de ferrovias e portos são um diferencial importante na
redução de custos do minério, já que as minas de Carajás estão geograficamente
distantes dos grandes consumidores asiáticos, sobretudo China e Japão.
O financiamento do BNDES ao projeto CLN 150 Mtpa terá impactos
diretos sobre a produção da indústria brasileira de máquinas e equipamentos -
com encomendas de vagões a fornecedores nacionais - e no crescimento do emprego
na região. Quinze mil postos de trabalho serão criados durante a execução das
obras e 1,6 mil empregos diretos e indiretos deverão ser gerados na fase de
operação logística. O projeto traz, ainda, benefícios à população do entorno, em
função de investimentos realizados na ferrovia e em áreas próximas.
Programas - A Vale destinará R$ 95 milhões para ações sociais
nas áreas de apoio à gestão pública, infraestrutura, desenvolvimento humano e
econômico, realizadas em 24 municípios do Maranhão e Pará. As iniciativas
incluem treinamento e qualificação de mão de obra, investimentos em saneamento,
pavimentação, moradia e programas voltados a saúde, educação e geração de
emprego e renda.
Parte dos investimentos sociais não obrigatórios por lei será
apoiada pelo BNDES por meio da Linha de Investimentos Sociais de Empresas. Serão
priorizadas ações em municípios com baixos índices sociais na área de influência
da ferrovia, com foco em educação e saúde básicas e geração de trabalho e
renda.
Logística - De acordo com o site da Vale, atualmente, Ponta de
Madeira é o segundo maior porto brasileiro em movimentação de carga e tem
capacidade de armazenamento de 6,2 milhões de toneladas métricas. As instalações
atuais do terminal podem acomodar simultaneamente até quatro navios. O Píer I
pode receber o maior graneleiro do mundo que tem capacidade de 420 mil toneladas
de porte bruto (TPB). O Píer II pode acomodar navios de até 155 mil TPB. O Píer
III, que tem dois ancoradouros e três carregadores, pode acomodar navios de até
220 mil TPB no berço sul e 180 mil TPB no berço norte.
A construção do Píer IV foi iniciada em março de 2010. Os berços
norte e sul, que integram sua estrutura, vão permitir a atracação de navios de
grande porte devido à profundidade de aproximadamente 25 metros. Também integram
a estrutura: ponte de acesso ao píer (1.620 m), dois carregadores de navio,
berço para rebocadores, subestações elétricas, entre outros. O píer terá
capacidade para receber até 53 navios por mês com até 400 mil toneladas de porte
bruto (TPB).
A Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi criada em 1985 no Brasil e
conecta as minas de ferro de Carajás (PA) a Ponta da Madeira (MA). Pelos seus
892 km de extensão, são transportados principalmente minério de ferro,
ferro-gusa, manganês, cobre, combustíveis e carvão. A ferrovia possui, segundo a
Vale, 14.261 vagões e 234 locomotivas. Pela EFC circula um trem com quatro
locomotivas e 330 vagões, considerado o maior trem do mundo. A ferrovia também
transporta pessoas. São levados, em média, 1300 passageiros por dia em um
percurso que passa por 25 localidades, entre povoados e municípios do Maranhão e
do Pará.
Números
150 Milhões de toneladas por ano é a estimativa de movimentação
de carga da Vale com a duplicação da Estrada de Ferro Carajás e a conclusão da
obra do Píer IV de Ponta da Madeira.
106,9 Milhões de toneladas de carga foram movimentadas no
Terminal Portuário Ponta
da Madeira em 2011.
59,8 Milhões de toneladas de carga foram movimentadas em Ponta
da Madeira de janeiro
a julho deste ano.
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