sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Vale terá R$ 3,8 bi para investir no Píer IV e na Ferrovia Carajás

BNDES vai financiar 52,3% do projeto de expansão logística da mineradora Vale no Maranhão e no Pará, que inclui a conclusão da obra do Píer IV.

Do jornal O Estado do Maranhão

RIO - A diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 3,8 bilhões para a Vale S/A. Os recursos serão destinados à implantação do projeto Capacitação Logística Norte (CLN), criado para ampliar em 30,4% a capacidade de transporte e embarque de minério de ferro do sistema logístico da Vale no Pará e no Maranhão, que abrange a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e os terminais ferroviário e portuário de Ponta da Madeira. Com isso, o CLN passará a ter uma capacidade de 150 milhões de toneladas por ano (Mtpa).
O BNDES financiará 52,3% do projeto, que terá investimentos totais de R$ 8 bilhões e contempla a duplicação de aproximadamente 115 quilômetros da EFC; a aquisição de locomotivas e vagões; a construção de um novo berço de atracação, o Píer IV do Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), localizado em São Luís (MA), com início de operações previsto para o primeiro semestre de 2014, além de ampliação da retroárea do terminal.
A expansão logística permitirá atender ao aumento de capacidade das operações de mineração em Carajás (PA), aumentando a competitividade da empresa no setor. O Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo, e os corredores de ferrovias e portos são um diferencial importante na redução de custos do minério, já que as minas de Carajás estão geograficamente distantes dos grandes consumidores asiáticos, sobretudo China e Japão.
O financiamento do BNDES ao projeto CLN 150 Mtpa terá impactos diretos sobre a produção da indústria brasileira de máquinas e equipamentos - com encomendas de vagões a fornecedores nacionais - e no crescimento do emprego na região. Quinze mil postos de trabalho serão criados durante a execução das obras e 1,6 mil empregos diretos e indiretos deverão ser gerados na fase de operação logística. O projeto traz, ainda, benefícios à população do entorno, em função de investimentos realizados na ferrovia e em áreas próximas.

Programas - A Vale destinará R$ 95 milhões para ações sociais nas áreas de apoio à gestão pública, infraestrutura, desenvolvimento humano e econômico, realizadas em 24 municípios do Maranhão e Pará. As iniciativas incluem treinamento e qualificação de mão de obra, investimentos em saneamento, pavimentação, moradia e programas voltados a saúde, educação e geração de emprego e renda.
Parte dos investimentos sociais não obrigatórios por lei será apoiada pelo BNDES por meio da Linha de Investimentos Sociais de Empresas. Serão priorizadas ações em municípios com baixos índices sociais na área de influência da ferrovia, com foco em educação e saúde básicas e geração de trabalho e renda.
Logística - De acordo com o site da Vale, atualmente, Ponta de Madeira é o segundo maior porto brasileiro em movimentação de carga e tem capacidade de armazenamento de 6,2 milhões de toneladas métricas. As instalações atuais do terminal podem acomodar simultaneamente até quatro navios. O Píer I pode receber o maior graneleiro do mundo que tem capacidade de 420 mil toneladas de porte bruto (TPB). O Píer II pode acomodar navios de até 155 mil TPB. O Píer III, que tem dois ancoradouros e três carregadores, pode acomodar navios de até 220 mil TPB no berço sul e 180 mil TPB no berço norte.
A construção do Píer IV foi iniciada em março de 2010. Os berços norte e sul, que integram sua estrutura, vão permitir a atracação de navios de grande porte devido à profundidade de aproximadamente 25 metros. Também integram a estrutura: ponte de acesso ao píer (1.620 m), dois carregadores de navio, berço para rebocadores, subestações elétricas, entre outros. O píer terá capacidade para receber até 53 navios por mês com até 400 mil toneladas de porte bruto (TPB).
A Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi criada em 1985 no Brasil e conecta as minas de ferro de Carajás (PA) a Ponta da Madeira (MA). Pelos seus 892 km de extensão, são transportados principalmente minério de ferro, ferro-gusa, manganês, cobre, combustíveis e carvão. A ferrovia possui, segundo a Vale, 14.261 vagões e 234 locomotivas. Pela EFC circula um trem com quatro locomotivas e 330 vagões, considerado o maior trem do mundo. A ferrovia também transporta pessoas. São levados, em média, 1300 passageiros por dia em um percurso que passa por 25 localidades, entre povoados e municípios do Maranhão e do Pará.

Números


150 Milhões de toneladas por ano é a estimativa de movimentação de carga da Vale com a duplicação da Estrada de Ferro Carajás e a conclusão da obra do Píer IV de Ponta da Madeira.
106,9 Milhões de toneladas de carga foram movimentadas no Terminal Portuário Ponta
da Madeira em 2011.
59,8 Milhões de toneladas de carga foram movimentadas em Ponta da Madeira de janeiro
a julho deste ano.

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