sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Comércio varejista maranhense acumula alta de 12,7% nas vendas

 

Foi o sétimo melhor resultado no país no período, de acordo com pesquisa do IBGE.

Apesar do cenário de crise, que está freando investimentos em vários setores da economia brasileira, o comércio varejista maranhense tem registrado crescimento. No acumulado do primeiro semestre deste ano, a atividade teve incremento de 12,7% nas vendas em comparação a igual período de 2011, sétimo melhor resultado no país, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em junho, último mês pesquisado pelo IBGE, mas só agora divulgado pelo órgão, o comércio varejista maranhense obteve o quarto maior crescimento no volume de vendas (18,3%), ficou atrás somente dos estados de Roraima (27,6%), Acre (21,5%) e Mato Grosso do Sul (18,5%).
Os números do IBGE também mostram o desempenho dos estados em termos de faturamento. No Maranhão, o comércio varejista teve crescimento de 16,1% na receita nominal, no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011. Foi o sexto melhor desempenho em termos de faturamento no país.
Esses dois resultados apurados pelo IBGE - volume de vendas e faturamento do comércio varejista maranhense no primeiro semestre - não incluem as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o chamado comércio ampliado.
Computando os números da atividade do comércio ampliado e do varejista, o crescimento geral das vendas e da receita nominal da atividade econômica fica em 7,9% e 9,9%, respectivamente, no primeiro semestre.
Para o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), Alberto Nogueira da Cruz, o crescimento de 12,7% do comércio varejista no estado é bastante positivo, tendo em vista a situação de crise na Europa, que de alguma forma acaba afetando o Brasil.
"Esse resultado nos anima, pois vivemos um cenário de crise. Mas o Governo Federal tem tomado uma série de medidas, como redução da taxa de juros e de impostos, além de oferta de crédito que estão favorecendo o aumento do consumo", avaliou.
Ele disse que, a partir de agora, é melhorar ainda mais as vendas, com a proximidade do fim do ano, período em que o consumo cresce significativamente em relação ao primeiro semestre.

Mais


Todas as 27 unidades da federação apresentaram resultados positivos no volume de vendas, na comparação de junho deste ano a igual mês de 2011. Os destaques foram: Roraima (27,6%); Acre (21,5%); Mato Grosso do Sul (18,5%); Maranhão (18,3%) e Amapá (16,1%).

Números


12,7% Foi o crescimento nas vendas do comércio varejista maranhense no primeiro semestre
16,1% Foi quanto cresceu a receita nominal do comércio varejista maranhense no primeiro semestre deste ano

Nenhum comentário: