sábado, 18 de agosto de 2012

Shows dos 400 anos

São Luís terá grande celebração


Governadora Roseana Sarney anunciou ontem seis dias de festa em setembro, que vão marcar a comemoração dos 400 anos de fundação da capital maranhense.
Setembro será de festa para celebrar São Luís do Maranhão e os 400 anos da fundação da cidade. Assim propõe o Governo do Estado, que elaborou uma programação especial que trará artistas renomados em todo o país e atrações locais durante todo o mês de aniversário da capital maranhense, comemorado oficialmente no dia 8. Ontem, a governadora Roseana Sarney detalhou em solenidade no auditório do Palácio dos Leões a estrutura para a celebração.
Serão seis noites de festa. A abertura ocorrerá no dia 1º de setembro, com o cantor e compositor baiano Gilberto Gil. A grande atração será o cantor Roberto Carlos, o Rei. Ele e seus súditos na música vão se apresentar na Lagoa da Jansen, em espaço montado próximo à Concha Acústica, no dia 8, data oficial do aniversário da cidade. Segundo a governadora, a capital maranhense merece toda a alegria pela passagem de seus 400 anos.
Na área da cultura, Roseana Sarney anunciou a inauguração da Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), que deverá ocorrer no dia 28 de setembro. O prédio passou por uma reforma completa, tendo sido instalado novo sistema de pesquisa e área climatizada. Ainda foi feita estrutura de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O acervo de livros foi ampliado e atualizado.
Parcerias - As ações têm a parceria de Alumar, Vale, Ambev, Nestlé, Credicard Hall, Petrobras, EBX, São Luís Convention&Visitors Bureau, Instituto Geia e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). “Estamos fazendo um trabalho para a população de São Luís festejar e ainda conhecer mais de sua cultura. Para isso, tivemos a parceria de grandes empresas e órgãos. Sem eles, seria difícil conseguir uma festa tão vasta”, disse Roseana Sarney. Ela frisou o trabalho de infraestrutura que o Governo do Estado tem desenvolvido em São Luís, como a construção das avenidas Via Expressa e Quarto Centenário, a serem inauguradas ainda este ano, além de reforma nos Vivas, espaços culturais espalhados pelos maiores bairros de São Luís. De acordo com a governadora, a festa não se limitará aos espetáculos e à comemoração em uma semana apenas, mas será também o resultado do trabalho que o Estado tem efetuado em diversas áreas de São Luís, como segurança, esportes, juventude e outras. “É importante perceber que a cidade precisa de qualidade de vida para se manter ativa e saudável. Por isso estamos investindo em obras em diversas partes da Ilha”, ressaltou Roseana Sarney.
Investimento - Presente na cerimônia, representando o Governo Federal, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, defendeu as obras e o investimento no turismo maranhense e principalmente em São Luís. Ele garantiu estará na capital durante a semana de aniversário. “Hoje, o espírito para comemorar o aniversário da nossa cidade está presente para o deleite do nosso povo, que precisa se alegrar pelos 400 anos de nossa terra”, afirmou ele. Uma das grandes patrocinadoras da festa organizada pelo Governo do Estado, a Vale apresentou a execução do projeto Museu da Língua Portuguesa, turnê do Prêmio da Música Brasileira e o apoio eventos culturais, realizados desde o início do ano.
Além disso, acontecerá a 7ª Semana Maranhense de Dança, o Prêmio Literário IV Centenário de São Luís e a Virada Gospel. Já em outubro, serão realizados shows somente com artistas maranhenses, na Praia Grande. “Vamos abrir o teatro para espetáculos maranhenses e temos a previsão de trazer o Balé Bolshoi, que tem em seu corpo de baile a maranhense Bruna Gaglianone”, afirmou a governadora.

Diversidade cultural na música vai marcar a celebração de aniversário


Shows de Roberto Carlos, Gilberto Gil, Alcione e Ivete Sangalo são algumas das atrações que estão na programação comemorativa dos 400 anos de fundação da capital maranhense.
A música boa permeará a cidade de São Luís durante a festa de comemoração dos 400 anos da fundação da cidade. Em seis dias de festa aberta ao público, todos na Lagoa da Jansen, cantores, bandas e orquestras homenagearão a passagem da data na capital maranhense. A programação do projeto Show para entrar para a História foi anunciada ontem pela governadora Roseana Sarney, em solenidade realizada no Palácio dos Leões. O show do cantor Roberto Carlos será o ponto alto da celebração.
Com fé na festa, o cantor Gilberto Gil, um dos compositores mais respeitados e gravados da música brasileira, abrirá a programação musical na comemoração dos 400 anos de São Luís. No primeiro dia de setembro, ele tocará acompanhado por sua banda em espaço montado na Lagoa da Jansen, próximo à Concha Acústica. O músico será seguido pela Tribo de Jah, que com seu reggae guerreiro, colocará os ludovicenses para dançar juntinhos em meio a um dos pontos turísticos da cidade.
Os apreciadores da música erudita poderão acompanhar a apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que trará seu corpo de músicos para interpretar melodias clássicas. Com patrocínio da Vale, a apresentação será no dia 6 de setembro.No mesmo dia, o cantor e percussionista Papete passeará pela sonoridade dos ritmos maranhenses, que marcam seus espetáculos.
O Rei Roberto Carlos cantará na Ilha em pleno aniversário da cidade, no dia 8 de setembro. Ele levará os sucessos de sua carreira, como Cadilac, Por isso corro demais, Outra vez, Detalhes e outras, que já se associaram à história pessoal de milhões de pessoas. A apresentação do cantor ocorrerá às 19h.
Conhecida pelos micareteiros da Ilha, Ivete Sangalo fará show no dia 15 de setembro, em São Luís. Ela tocará no mesmo dia que Fabrícia, Bicho Terra e Pepê Júnior. Com sua voz límpida e potente, a cantora maranhense Rita Ribeiro cantará no mesmo dia em que a dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, em 22 de setembro.
Para encerrar, a programação de festa, o samba de Alcione e Zeca Pagodinho será levado ao espaço. Eles prometem colocar a população para dançar na ponta dos pés. “Fizemos questão de trazer bons artistas nacionais, mas sobretudo de reconhecer o valor dos artistas maranhenses”, disse Roseana Sarney, no lançamento da programação.
Segurança – Para reforçar a segurança na Lagoa da Jansen durante os shows, o Governo do Estado iniciará os testes com o sistema de monitoramento por meio de câmera de vigilância, trabalho a ser administrado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública. “Vamos dar mais segurança com a vigilância eletrônica, que se somará às nossas ações efetivas de combate ao crime em São Luís”, ressaltou a governadora ao garantir que toda a festa será conduzida com tranquilidade.
Além da programação de shows, o Governo do Estado investirá no lançamento de outras ações, como a inauguração do Museu da Língua Portuguesa, a reabertura da Casa do Maranhão, Virada Gospel, apresentação do Balé Bolshoi durante a 7ª Semana de Dança, e o Prêmio Literário IV Centenário, organizado em parceria com o Instituto Geia.

Parceria com empresas possibilita comemoração


Iniciativa privada e governo se unem para a festa de aniversário da capital do Maranhão
Os shows culturais do mês de setembro têm apoio de empreendimentos instalados no estado, como a Vale, Alumar, EBX, Petrobras, Ambev, Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), além do Credicard e Nestlé, que são os patrocinadores oficiais do cantor Roberto Carlos.
A governadora explicou que graças às parceiras com as empresas a programação comemorativa dos 400 anos ficou ainda mais intensa. “Quero agradecer a todos os patrocinadores que trabalharam para fechar essa programação, com uma festa muito bonita, não só com os shows, mas também com a melhoria da vida de todos os maranhenses”, afirmou Roseana Sarney.
Segundo o gerente-geral de Relacionamento Institucional da Vale, Dorgival Pereira, participar das comemorações que envolvem os 400 anos da capital maranhense é uma forma da empresa homenagear a cidade. “Desde maio, a Vale selecionou projetos para celebrar o aniversário da cidade. Essa iniciativa visa enaltecer a riqueza cultural do Maranhão e promover o resgate do legado histórico da cidade, que tem a cultura tão presente na vida da população”, contou.
Já para Nilson Ferraz, diretor da Alumar, o momento é ímpar. “A Alumar é uma empresa que já está instalada em São Luís há mais de 30 anos e tem orgulho de participar desse projeto, dessa celebração que é única, de comemorar os 400 anos de São Luís. E estar inserido nesse momento é muito importante para nós da Alumar. É um momento de festa e eu como maranhense, ludovicense, tenho muito orgulho de fazer parte dela”, confirmou.
O presidente da Emap, Luiz Carlos Fossatti, avaliou que a parceira entre o governo e empresas instaladas em São Luís é positiva não só para a capital. “Os 400 anos de São Luís são um evento muito importante para o desenvolvimento da capital e de todo o estado. Para nós, é de grande importância participar das comemorações juntamente com outras empresas parceiras, essa é uma forma de prestigiar a comunidade ludovicense”, contou.

Governadora ressalta investimentos na Ilha


Segundo a governadora Roseana Sarney, no dia 8 de setembro será entregue a primeira etapa da Via Expressa. O primeiro trecho vai do Jaracati ao Cohafuma, interligando à Avenida Jerônimo de Albuquerque. A obra vai melhorar o tráfego em toda a área, facilitando a vida da população.
A programação de aniversário inclui a entrega da Avenida Quarto Centenário ainda este ano. A via margeia toda a área de intervenção do PAC Rio Anil, da Camboa até a Alemanha, conta com 3,8 km de extensão e é uma parceria entre osgovernos federal e estadual. “Essa é uma avenida muito importante também, pois vai contribuir para aliviar o caos no trânsito da capital”, afirmou.
Em setembro, também será entregue o Estádio Castelão, que passou por reforma de toda a parte estrutural e elétrica. A obra incluiu recuperação das vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas e de câmeras de circuito fechado de TV, adaptação às pessoas com deficiência e moderno sistema de iluminação. “Nós queremos inaugurar o estádio com o jogo de um time do Maranhão, no caso, o Sampaio Correia, essa é uma forma de fazer uma homenagem ao povo de São Luís. Temos certeza de que teremos um dos melhores estádios do país”, contou.

Mais


A programação completa e os projetos com participação do Governo do Estado para o aniversário de São Luís podem ser vistos ainda no site www.ma.gov.br/saoluis400.

Shows dos 400 anos


1º de setembro - Gilberto Gil (21h) e Tribo de Jah (23h); Mano Borges, Chiquinho França, Betto Pereira, Carlinhos Veloz e Erasmo Dibell (19h)
6 de setembro – Orquestra Sinfônica Brasileira (20h), com a participação de Turíbio Santos e de 20 artistas maranhenses entre músicos, arranjadores, percussionista Papete (22h);
8 de setembro - Roberto Carlos (19h)
15 de setembro - Ivete Sangalo (21h); Fabricia (19h), Bicho Terra (20h)
22 de setembro - Rita Ribeiro (19h) e Zezé di Camargo e Luciano (22h)
29 de setembro - Alcione (20h30) e Zeca Pagodinho (22h); Sindicato do Samba e escolas de samba (19h)

Nenhum comentário: