Portos chineses só estarão adaptados para cargueiros Valemaxes em dois anos

Portos chineses só estarão adaptados para cargueiros Valemaxes em dois anos
Maiores navios mineraleiros do mundo operam à plena carga no porto de Ponta da Madeira, mas não podem fazer descargas diretamente no mercado chinês
SÃO PAULO - Maior compradora de minério de ferro do mercado
internacional, a China impôs restrições à entrada de navios da classe Valemax em
seus portos desde janeiro deste ano. São os maiores navios mineraleiros do
mundo, com capacidade para transportar até 390 mil toneladas de carga. A
adaptação de portos chineses para receber esses cargueiros vai levar pelo menos
dois anos, de acordo com o noticiário internacional, repercutido ontem em sites
especializados no Brasil.
Os megacargueiros foram construídos para levar minério de ferro
de Carajás (PA) para o mercado asiático preferencialmente, de acordo com os
planos iniciais da Vale, que projeta utilizar uma frota de 35 Valemaxes.
Entretanto, o primeiro e único da série que pôde descarregar na China, com
capacidade de 380 mil toneladas, o Berge Everest, atracou no porto de Dalian em
dezembro do ano passado, antes do veto oficial.
A primeira tentativa de atracar um Valemax em portos chineses
ocorreu em maio de 2011, durante a viagem inaugural do Vale Brasil, o primeiro
da frota, que carregou 390 mil toneladas de minério de ferro em Ponta da
Madeira, em São Luís (MA), mas não foi autorizado a descarregar em Dalian e
acabou distribuindo a carga em portos europeus.
Na ocasião, a imprensa especializada informou que armadores
(empresas marítimas) chineses convenceram Pequim a proibir os Valemaxes sob
alegação de segurança e potencial impacto sobre as companhias marítimas
locais.
Entretanto, em maio deste ano, o Ministério dos Transportes da
China aprovou planos para construção de ancoradouros de minério de ferro para
embarcações de até 390 mil toneladas no porto de Ningbo-Zoushan, no leste do
país.
A decisão do ministério, porém, não é definitiva, e antes que o
porto comece a construir os terminais é necessária a aprovação do governo local
e da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, de acordo com o presidente
da Companhia Porto Ningbo, Wu Jinkun. Segundo ele, passados os trâmites
burocráticos, a construção vai demorar de dois a três anos, pelo menos.
Em julho, o diretor de Ferrosos e de Estratégia da Vale, José
Carlos Martins, disse que a companhia busca alternativas logísticas para os
Valemax, como o desembarque de minério em terminais na Malásia e nas Filipinas
para posterior carregamento em navio menores, possibilitando o envio da
commodity para a China.
A Vale quer utilizar a frota denavios Valemaxes para reduzir os
custos de transporte para a Ásia e ajudá-la a competir com suas rivais, a
australiana BHP Billiton e Rio Tinto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário