quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Maiores navios mineraleiros do mundo operam à plena carga no porto de Ponta da Madeira, mas não podem fazer descargas diretamente no mercado chinês

Portos chineses só estarão adaptados para cargueiros Valemaxes em dois anos


 
 
Portos chineses só estarão adaptados para cargueiros Valemaxes em dois anos

Maiores navios mineraleiros do mundo operam à plena carga no porto de Ponta da Madeira, mas não podem fazer descargas diretamente no mercado chinês

SÃO PAULO - Maior compradora de minério de ferro do mercado internacional, a China impôs restrições à entrada de navios da classe Valemax em seus portos desde janeiro deste ano. São os maiores navios mineraleiros do mundo, com capacidade para transportar até 390 mil toneladas de carga. A adaptação de portos chineses para receber esses cargueiros vai levar pelo menos dois anos, de acordo com o noticiário internacional, repercutido ontem em sites especializados no Brasil.
Os megacargueiros foram construídos para levar minério de ferro de Carajás (PA) para o mercado asiático preferencialmente, de acordo com os planos iniciais da Vale, que projeta utilizar uma frota de 35 Valemaxes. Entretanto, o primeiro e único da série que pôde descarregar na China, com capacidade de 380 mil toneladas, o Berge Everest, atracou no porto de Dalian em dezembro do ano passado, antes do veto oficial.
A primeira tentativa de atracar um Valemax em portos chineses ocorreu em maio de 2011, durante a viagem inaugural do Vale Brasil, o primeiro da frota, que carregou 390 mil toneladas de minério de ferro em Ponta da Madeira, em São Luís (MA), mas não foi autorizado a descarregar em Dalian e acabou distribuindo a carga em portos europeus.
Na ocasião, a imprensa especializada informou que armadores (empresas marítimas) chineses convenceram Pequim a proibir os Valemaxes sob alegação de segurança e potencial impacto sobre as companhias marítimas locais.
Entretanto, em maio deste ano, o Ministério dos Transportes da China aprovou planos para construção de ancoradouros de minério de ferro para embarcações de até 390 mil toneladas no porto de Ningbo-Zoushan, no leste do país.
A decisão do ministério, porém, não é definitiva, e antes que o porto comece a construir os terminais é necessária a aprovação do governo local e da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, de acordo com o presidente da Companhia Porto Ningbo, Wu Jinkun. Segundo ele, passados os trâmites burocráticos, a construção vai demorar de dois a três anos, pelo menos.
Em julho, o diretor de Ferrosos e de Estratégia da Vale, José Carlos Martins, disse que a companhia busca alternativas logísticas para os Valemax, como o desembarque de minério em terminais na Malásia e nas Filipinas para posterior carregamento em navio menores, possibilitando o envio da commodity para a China.
A Vale quer utilizar a frota denavios Valemaxes para reduzir os custos de transporte para a Ásia e ajudá-la a competir com suas rivais, a australiana BHP Billiton e Rio Tinto.

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