Escola municipal de São José de Ribamar figura entre as 50 melhores instituições públicas de ensino do Brasil.
A educação pública do município São José de Ribamar voltou a ser
destaque em nível regional e nacional. A Escola Municipal Liceu Ribamarense I,
localizada na sede da cidade, apresentou o melhor desempenho entre as
instituições públicas de ensino do Maranhão, de acordo com o resultado do Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, divulgado pelo Ministério
da Educação terça-feira (14).
O Liceu Ribamarense, que com a Escola Municipal Liceu
Ribamarense II integra a primeira rede de ensino público em tempo integral de
São José de Ribamar e do Maranhão, obteve avaliação de 6,3 pontos (2,5 a mais do
que a média nacional), a maior do Estado e que o coloca no seleto rol das 50
unidades de ensino, entre públicas e privadas, que alcançaram as melhores notas
no Ideb 2011.
Além do Liceu Ribamarense, a rede municipal de ensino de São
José de Ribamar foi destaque no Ideb 2011 com a Escola Municipal Liceu
Ribamarense II e a Escola Municipal São José de Ribamar. As duas também
obtiveram nota superior à média nacional e estão entre as 30 melhores do
estado.
Construídas, equipadas e mantidas com recursos próprios da
Prefeitura ribamarense, o Liceu Ribamarense I e o Liceu Ribamarense II,
localizado no bairro Parque Jair, fazem parte de um projeto pioneiro no estado,
idealizado pelo ex-prefeito Luis Fernando Silva, atual secretário-chefe da Casa
Civil do Governo do Estado, e que teve continuidade no governo do prefeito Gil
Cutrim (PMDB).
A primeira unidade foi inaugurada em 2008 (na gestão Luis
Fernando) e a segunda em 2011 (administração Gil Cutrim). Elas formam a primeira
rede de ensino público em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão e
já foram visitadas por vários gestores públicos maranhenses e de outras regiões
do país interessados em copiar o modelo educacional ribamarense.
Estrutura - Cada Liceu Ribamarense atende 400 estudantes – 320
matriculados no Ensino Fundamental e 80 na Educação Infantil – aprovados em
processo seletivo interno. A unidade de ensino tem 10 salas de aula; laboratório
de informática com um computador (conectado à internet) para cada aluno;
laboratório de ciências; sala de multimídia; biblioteca com amplo acervo;
brinquedoteca; área de vivência; quadra poliesportiva com arquibancada;
refeitório; playgroud; secretaria, sala de professores; cozinha industrial com
capacidade para produzir diariamente mais de mil refeições; além de área para
estacionamento.
Os professores, todos aprovados em concurso público, passaram
por processo seletivo interno, foram capacitados para atuar em educação em tempo
integral e trabalham em regime de dedicação exclusiva, recebendo remuneração
mensal superior a R$ 3.375,00, podendo chegar a R$ 6 mil, quando estiverem na
última classe de promoção.
Abrindo o jogo
O Estado - O que fez o Liceu Ribamarense chegar à pontuação
máxima no Ideb?
Luis Fernando Silva - Em primeiro lugar, uma questão de
compromisso com o povo de São José de Ribamar, assumido pelo nosso grupo
político. Em segundo lugar, um princípio de vida. Eu, como homem público, sempre
lutei, com muita convicção, para que tudo o que seja serviço público, seja bom.
E a educação não pode ficar fora disso. Então, ao assumir a Prefeitura de
Ribamar, em 2004, eu comecei a trabalhar na implantação de uma rede de escolas
em tempo integral. O tempo e os recursos me permitiram construir duas e, agora,
foi o próprio MEC que disse que são as melhores escolas do Maranhão.
O Estado - A revelação desses números pode servir de estímulo a
outros municípios?
Luis Fernando - É preciso que os municípios não sejam apenas
estimulados a isso. É preciso que se entenda que esse é um bom modelo de
educação, que permite resgatar a dignidade daquela criança que nasceu carente,
que cresce carente e que, por conta disso, deixa de ter oportunidades ma escola
pública, gerando um ciclo de reprodução da pobreza.
O Estado - O estado do Maranhão apresentou números considerados
baixos. É possível levar esse modelo às escolas estaduais?
Luis Fernando - Claro que é possível. E o primeiro passo já foi
dado, quando a governadora Roseana tomou a atitude mais corajosa e mais
importante que se pode esperar de um governante quando se trata da gestão do
sistema estadual de educação, que é a municipalização das escolas de ensino
fundamental. Essa avaliação do Ideb ainda não mostra o efeito disso, mas a
próxima, com certeza, mostrará.
O Estado - De que forma?
Luis Fernando - Se a maioria dos municípios apresenta média de
avaliação, na rede pública municipal, superior à média dos estados – e isso não
é só no Maranhão, é no Brasil inteiro -, é natural que todo estado abra mão de
gerir 1.455 escolas, como é o caso do Maranhão, transferindo àqueles municípios
que têm competência, que demonstram capacidade, a gestão das escolas de ensino
fundamental. A governadora fez isso e, independentemente, a avaliação do ensino
fundamental já aumentou e, com a municipalização, aumentará ainda mais. Isso vai
liberar esforços, energia, dedicação e capacidade gerencial do estado para fazer
um grande programa de melhoria da qualidade do ensino médio.
Luis Fernando Silva, secretário-chefe da Casa Civil
O Ideb
É o indicador geral da educação nas redes privada e pública e
que leva em conta dois fatores que interferem na qualidade da educação:
rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e médias de
desempenho na Prova Brasil. Para que o Ideb de uma escola ou rede cresça, é
preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
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