quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Bumba meu boi do Maranhão recebe hoje certificado do título de Patrimônio Cultural brasileiro

Patrimônio maranhense e nacional reconhecido


Bumba meu boi do Maranhão recebe hoje certificado do título de Patrimônio Cultural brasileiro em cerimônia no Palácio dos Leões

Yane Botelho
Da equipe de O Estado


A tradição secular do bumba meu boi do Maranhão recebe hoje o certificado do título de Patrimônio Cultural brasileiro. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entrega, nesta tarde, o diploma à maior e mais significativa manifestação folclórica do estado. Participam do ato a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e a governadora Roseana Sarney. A cerimônia ocorrerá às 17h30, no Palácio dos Leões.
A certificação integra as atividades do II Fórum Bumba meu boi do Maranhão: Patrimônio Cultural do Brasil, que acontecerá no Teatro Alcione Nazaré, situado no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, das 14h às 22h. A programação cultural tem início às 14h, com apresentação dos bois de Axixá, Leonardo e Santa Fé. Um grande encontro de grupos ocorrerá nas ruas do Centro Histórico. O cortejo se dirigirá às 17h ao Palácio dos Leões, para acompanhar a entrega do título.
A cerimônia de entrega é mais uma homenagem aos 400 anos de São Luís. O título havia sido conferido à manifestação há exatamente um ano, 30 de agosto de 2011, e reflete as habilidades, as crenças, os costumes e manifestações da cultura maranhense. O registro de Patrimônio Cultural do Brasil foi aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, durante reunião do Iphan em Brasília. Essa mesma certificação foi dada ao tambor de crioula do Maranhão em 2007.
No ato, estarão presentes a diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, Célia Maria Corsino, a secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, a superintendente do IPHAN no Maranhão, Kátia Bogéa, e autoridades municipais. Para a superintendente do Iphan no Maranhão, Kátia Bogéa, a inserção do bumba meu boi na lista de bens culturais brasileiros demonstra a preservação da tradição da manifestação cultural mais rica e significante do Maranhão. “É o reconhecimento da luta para manter viva essa tradição e a riqueza de um patrimônio cultural internacionalmente conhecido”, destaca.

Reconhecimento – A presidente do Boi de Maracanã, Maria José Soares, declarou ser esse um momento de grande alegria para a cultura maranhense. “São séculos de cultura agora reconhecidos pelo Brasil. Para os grupos é recompensa e, principalmente, incentivo para a comunidade”, destaca.
O presidente do Boi da Maioba, José Inaldo Ferreira, lembrou os tempos em que o bumba meu boi, produzido por setores populares, sofria discriminação. “Era tida como festa de bêbados. Os grupos não podiam chegar até o bairro João Paulo. Durante as pesquisas para a formação do dossiê e do inventário do bumba meu boi, foi encontrado um bilhete de 1890, assinado pelo meu avô, Tomás de Aquino Ferreira, pedindo para que o Boi da Maioba pudesse entrar na cidade. Já fomos muito discriminados. Hoje somos o cartão postal da cidade. Esse certificado é um reconhecimento. É um motivo de muito orgulho e satisfação”, diz.
O Boi Turma de São João Batista ou Boi da Floresta, de Mestre Apolônio Melônio, completou 40 anos este ano. A vice-presidente do grupo, Nadir Cruz Melônio, destacou o trabalho dos boieiros na transmissão dessa manifestação cultural. “O certificado é a confirmação de todo o trabalho, de toda a história que o bumba meu boi tem no Maranhão. A sociedade deve aos boieiros a existência dessa festa. Entre eles, está Mestre Apolônio, um dos principais contribuidores. Ele tem 94 anos, brinca boi desde os 18. São quase 80 anos dedicados à cultura”, ressalta.

Termo e comitê – Durante o Fórum Bumba meu boi do Maranhão será assinado o Termo de Cooperação Técnica para a Salvaguarda do Bumba meu boi e instalado o Comitê Gestor da Salvaguarda do Bumba meu boi. Também haverá os lançamentos do vídeo São Marçal: A Festa dos Bois da Ilha e da cartilha Bumba meu boi do Maranhão: Patrimônio Cultural do Brasil.
O Termo de Cooperação Técnica é a base legal para a instalação do comitê gestor que garantirá o desenvolvimento das ações de preservação do bumba meu boi. O documento será assinado pelos órgãos públicos e entidades da sociedade civil que vão compor a comissão de salvaguarda: o Iphan, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), a Fundação Municipal de Cultura de São Luís (Func), a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Caxias, a Comissão Maranhense de Folclore, a Federação das Entidades Folclóricas e Culturais do Estado do Maranhão, a União de Bois de Orquestra do Maranhão, a Central de Bumba meu boi da Baixada e de Costa de mão, o Clube Cultural de Bumba meu boi de Zabumba e Tambor de Crioula do Maranhão e o Instituto São Marçal de Cultura e Desenvolvimento Social.
Encerrando o fórum, serão entregues os títulos de Patrimônio Cultural do Brasil aos grupos de bumba meu boi. Haverá homenagem àqueles que contribuíram para a memória e preservação do folguedo.

Nenhum comentário: