segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sem poluição, praia de Panaquatira é opção para o banho de mar na Ilha

Movimento na praia aumentou com a poluição na orla de São Luís.


A 40 minutos de São Luís, a praia de Panaquatira, no município de São José de Ribamar, já não é mais a mesma desde que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) fincou placas em praticamente todas as praias da capital alertando para o fato de que suas águas estão poluídas. O resultado foi o aumento de banhistas naquele trecho do litoral maranhense, o que está animando quem tem bares e restaurantes na localidade. As praias de Panaquatira e Juçatuba são as únicas da Ilha apropriadas para banho, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).
Ontem de manhã, por exemplo, banho de sol e de mar foi bem-vindo em Panaquatira, apesar da distância da maré, que obrigou os banhistas a andarem um pouco mais para se refrescar. Nos bares, prevaleceu o cardápio tipicamente maranhense, como camarão, peixe frito e caranguejo. Diferentemente do que ocorria até pouco tempo, quando a praia ficava praticamente vazia aos fins de semana, o cenário mudou significativamente.
“O aumento no número de banhistas aqui é visível e está sendo ótimo para as vendas. Até os turistas estão vindo com mais frequência, pois temos visto caravanas de várias cidades, entre elas Belém e Teresina, e também do interior do estado”, contou Benevenuto Diniz Filho, proprietário do Bar e Restaurante do Bena.
Divulgação - Ele disse, no entanto, que as autoridades deveriam divulgar mais sobre o potencial turístico da Panaquatira em São Luís, principalmente pelo fato de a praia ser considerada própria para o banho, como atestam as duplas placas lá instaladas em dois pontos pela Sema. “Muita gente não sabe que a praia de Panaquatira está boa para o banho. O que nós pedimos é que as autoridades encontrem uma forma de divulgar esta informação nos hotéis, pontos turísticos, restaurantes e bares da capital”, pediu Benevenuto Filho.
Ao longo da faixa de areia, há pelo menos sete bares e todos servem pratos típicos da culinária maranhense. Assim como na praia do Araçagi, veículos podem circular na faixa de areia. Um dos pontos negativos é que não há salva-vidas, mas os proprietários de bares fazem o apelo para que as autoridades pensem nisso devido ao aumento no número de banhistas.
De acordo com Gledson Cabral, do bar Leila Mar, a clientela no estabelecimento cresceu em 100%. “Desde quando começou essa história de praias poluídas, percebemos o aumento do fluxo de pessoas aqui, principalmente neste mês das férias. Aos fins de semana, a movimentação é ainda maior”, afirmou .

Mais


No dia 8 de junho, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) divulgou novo laudo técnico sobre as condições de balneabilidade na orla da Região Metropolitana de São Luís. Foram coletadas amostras em 26 pontos diferentes das praias e todas foram consideradas impróprias para banho, exceto as de Panaquatira e Juçatuba.
O laudo referia-se à ação de monitoramento realizada nos dias 3 e 4 de junho, integrando a série de acompanhamento semanal.

Nenhum comentário: