sábado, 28 de julho de 2012

Inaugurada unidade de beneficiamento de frutas em Ribamar

Foto: Divulgação/Sedes

Durante a inauguração, Fernando Fialho, anunciou a construção de outra unidade de beneficiamento.

Divulgação/Sedes
 
SÃO LUÍS - Os secretários de Estado Chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, e o de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho, representantes da Prefeitura e agricultores familiares inauguraram, no fim da tarde de sexta-feira (27), a Unidade Comunitária de Beneficiamento de Frutas de Itapari, um polo agrícola localizado em Panaquatira, no município de São José de Ribamar.
Durante a inauguração, Fernando Fialho, anunciou a construção de outra unidade de beneficiamento no município, desta vez no polo agrícola de Bom Jardim.
Falando em nome do Governo do Estado, o secretário Luis Fernando Silva, disse que a instalação de uma fábrica no polo agrícola de Itapari, onde vivem cerca de 300 agricultores, é uma determinação da governadora Roseana Sarney, para que os trabalhadores tenham uma vida mais digna.
Luis Fernando afirmou que os agricultores são fortes e precisam de oportunidades, e o que o Governo do Estado faz, ao estimular talentos, quando cria as condições para agricultores familiares serem empreendedores.
Para Fernando Fialho, o apoio à agricultura familiar contribui para a melhoria da renda das famílias rurais, trazendo oportunidades para que as pessoas mudem de vida e ajudando o Maranhão a ter uma economia mais consistente. Ele destacou ainda a parceria com a Prefeitura de Ribamar para o funcionamento da unidade de beneficiamento de frutas, e disse que os resultados das ações de combate à extrema pobreza no Estado vão depender de um compromisso forte com as prefeituras.
Obra
A unidade de beneficiamento foi construída em uma área de 77m², com recursos do Governo do Estado, no valor de 46 mil reais, viabilizados por meio de convênio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (Sedes) com o Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro). A Prefeitura de São José de Ribamar participa da iniciativa garantindo a limpeza, a vigilância do local e a compra de parte da produção de polpa de frutas beneficiada na unidade, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – Compra Local Municipal.
“Este projeto vai dar certo, porque o povo aqui quer trabalhar, quer produzir e melhorar de vida”, falou o presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Itapari/Panaquatira, José Ribamar Caldas Silva.
São 15agricultores familiares, sendo 13 mulheres e dois homens, treinados para trabalhar na unidade no beneficiamento de frutas como caju, tamarindo, buriti, maracujá, graviola, bacuri, cupuaçu, acerola, manga, goiaba, açaí, cajazinho, murici, jaca e abacate. A capacitação foi feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em todas as etapas de produção como descascamento das frutas, despolpamento, processamento e embalagem, além da qualificação em gerenciamento de vendas.
“É fonte de renda, estamos melhorando no conhecimento, estamos progredindo”, disse Maria José Costa, uma das agricultoras familiares treinadas para beneficiar a sua própria produção de frutas na unidade.
Os agricultores também foram treinados para a autogestão do empreendimento, e a produção receberá certificação sanitária, possibilitando a sua comercialização. Cada pequeno produtor vai levar a sua produção individual de frutas até a unidade, processar, embalar e comercializar.
“Agora com a unidade de beneficiamento, não vai haver mais desperdício, principalmente de manga, goiaba e caju. Temos excesso dessas frutas durante a estação e não tínhamos como utilizar, a gente só aproveitava um pouco da castanha de caju. Agora vamos despolpar, processar e vender”, disse o agricultor João Capistrano Alves, que tem três filhas também agricultoras, beneficiadas com a instalação da unidade de produção.

Nenhum comentário: