sexta-feira, 6 de julho de 2012

Hospital Universitário da UFMA é o terceiro melhor do país, segundo o MEC




A pesquisa realizada pelo Ministério da Educação apontou o Hospital como o 3º melhor em em tamanho, complexidade, qualificação dos técnicos e em pessoal.

Maykon Araújo

O Hospital Universitário Presidente Dutra foi considerado, em pesquisa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), o terceiro melhor no ranking nacional dos Hospitais Universitários, em tamanho, complexidade, qualificação dos técnicos e em pessoal. No Hospital, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) criada para ajudar os hospitais universitários de todo o país, já está fazendo o levantamento patrimonial e de recursos humanos para fazer um diagnóstico situacional para que, assim, sejam tomadas as providências que proporcionarão ainda mais melhorias no atendimento e no ensino.

Com a (EBSERH), serão feitos investimentos em infraestrutura, reestruturação tecnológica e modernização da gestão. Os hospitais continuarão academicamente subordinados às universidades, mas serão independentes administrativamente. Vinculada MEC, que tem em sua responsabilidade 46 hospitais universitários, a EBSERH é uma empresa pública, totalmente comprometida com o Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda este ano, pelo menos dez hospitais universitários deverão assinar contrato com a empresa.

Para o reitor Natalino Salgado, que também é o presidente da Comissão de Hospitais Universitários da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), "a maioria dos Hospitais Universitários, como o nosso, já fez a adesão para essa empresa. Os hospitais vão ter maiores investimentos e um quadro permanente de pessoal altamente qualificado, ganhando salário de mercado e compatível com as suas áreas de atuação. A forma de gestão que está sendo colocada com a implantação dessa empresa preserva plenamente a autonomia gerencial, política e acadêmica das universidades. O que está sendo posto pelo Governo Federal será um facilitador e trará benefícios para o sistema de saúde, para a população e para o trabalhador e, ainda, permite a formação de um ambiente que vai ajudar os nossos alunos da área da saúde, na residência médica e na pós-graduação, respeitando todos os processos pedagógicos dos cursos na área da saúde".

Nenhum comentário: