sábado, 16 de junho de 2012

Grupos de diferentes estilos pecorrem ruas do Centro Histórico



Cortejo no Centro marca abertura do São João dos 400 Anos na Ilha

Grupos de diferentes estilos pecorrem ruas do Centro Histórico e chamam atenção do público; festança encerrou-se na Praia Grande.


Um cortejo junino pelas ruas do centro de São Luís abriu oficialmente, ontem, o São João dos 400 Anos, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). Até o dia 30 deste mês, 2.146 apresentações de 549 grupos de bumba meu boi, quadrilha, danças portuguesas, cacuriá, tambor de crioula, shows com cantores maranhenses, entre outras atrações, estarão à disposição da população em 14 espaços montados pela Secma na capital.
O cortejo realizado ontem teve início às 17h e foi apenas um dos três que acontecerão até o fim desta temporada junina. A concentração dos grupos folclóricos ocorreu na Praça Deodoro, de onde eles seguiram pela Rua Grande, chegando até a Praia Grande, passando pela Rua do Giz, Praça da Faustina, Rua Humberto de Campos, Canto da Cultura e Casa do Maranhão.
Participaram do cortejo os bois União da Baixada, Brilho do Mar, de Sonhos, Encanto da Ilha, da Lua, o grupo de cacuriá Assa Cana, a dança portuguesa Filhos de Lisboa e o Coco Pirinã. Para a índia do União da Baixada, o cortejo é uma oportunidade de levar a cultura até onde o povo está. “As pessoas estão saindo do trabalho ou voltando para casa após fazer compras e o cortejo ajuda a relaxar, mostrando um pouco do que o São João do Maranhão tem de bom”, afirmou.
Atração - À medida que os grupos ocupavam as ruas do Centro, dezenas de curiosos paravam para acompanhar as apresentações e muitas pessoas aproveitavam para fazer fotos, vídeos ou dançar ao ritmo das orquestras e matracas. “Não tem como ficar parada no meio de toda essa festança. Acho que o cortejo deveria acontecer todos os dias, pois quebra o clima de correria que todo mundo que trabalha ou vem à Rua Grande sente”, comentou a vendedora Kátia Araújo.
Na Praia Grande, os festejos acontecem em cinco pontos. Nas praças da Faustina, Nauro Machado, Valdelino Cécio, Casa do Maranhão e no Canto da Cultura. As apresentações começam às 19h. “Este ano em que comemoramos os 400 anos de São Luís, o Governo do Estado fez um São João que tem a marca da diversidade do nosso estado”, afirmou o vice-governador Washington Oliveira, na abertura dos festejos. Ceprama, Parque Folclórico da Vila Palmeira e os vivas da Vila Embratel, Liberdade, Estiva, Bairro de Fátima, Anjo da Guarda e João Paulo também integram a programação oficial.

Números


São João dos 400 anos
2.146apresentações
549 grupos e artistas
14 espaços montados

Nenhum comentário: