sexta-feira, 11 de maio de 2012

Secretários de Turismo do Nordeste discutem estratégias durante BNTM

Jura Filho falou de ações do Plano Maior de Turismo 2020.

Thiago Bastos
Da equipe de O Estado

O secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, destacou ontem as ações do Plano Maior de Turismo 2020, elaborado pelo Governo Estadual, durante entrevista coletiva de representantes do turismo do Nordeste, no auditório do Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama), onde foi realizada a 21ª Brazil National Tourism Mart (BNTM).
"Estamos desenvolvendo um plano, a longo prazo, que atende a todas as necessidades, englobando desde os hotéis até obras de saneamento básico nas áreas consideradas polos do turismo", afirmou o secretário.
O volume de negócios fechados nas primeiras horas do BNTM e as possíveis soluções para atrair novos turistas para os estados do Nordeste também foram destacados durante a entrevista coletiva. De acordo com o secretário de Turismo do Maranhão, a feira, até ontem, estava atendendo às expectativas dos organizadores. O evento havia credenciado 1.100 pessoas, sendo cerca de 30% de 34 países e o restante dividido entre dirigentes e técnicos de turismo, imprensa e pessoal de apoio.
"Investimos mais de R$ 2 milhões, oriundos de recursos estaduais. Estipulamos uma meta de negócios de aproximadamente US$ 250 milhões com o BNTM e estamos confiantes de que atingiremos nossos objetivos", declarou o secretário.
Investimentos - Segundo Jura Filho, os empresários recebidos esta semana desejam investir em diversos setores do Maranhão, entre eles a rede hoteleira. "Num primeiro momento, estamos expondo nossas necessidades e comparando com as expectativas de investimentos empresariais. Até agora, houve compatibilidade", afirmou.
Jura Filho destacou ainda que o Maranhão está "muito bem" incluído nas transações encaminhadas com os trades turísticos e que os produtos oferecidos pelo estado estão ao alcance de todos os participantes.
"A 21ª BNTM está sendo uma oportunidade de as operadoras, a imprensa do Brasil e de outros países verificarem o produto chamado Maranhão. Tenho certeza de que o estado terá um grande retorno ao fim desta feira", analisou Jura Filho.
Potencial - Para o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, o Maranhão tem grande potencial para ser uma referência no roteiro dos grandes pacotes de viagens do país. "O Maranhão é um estado belíssimo. E este ano tem um grande atrativo, já que a sua capital, São Luís, completará o quarto centenário. Os maranhenses precisam aproveitar este momento histórico importante para se tornar de vez destino obrigatório do viajante", afirmou Leonelli.
O secretário de Turismo da Bahia destacou melhorias feitas no seu estado e que poderiam ser copiadas pelo Maranhão. "Fizemos grandes melhorias na infra-estrutura urbana, especialmente em Salvador. Foram avanços para receber melhor o turista desde o momento em que ele chega ao aeroporto. O Maranhão não pode estar com o seu único aeroporto na situação em que se encontra. As autoridades locais precisam pressionar o Governo Federal para que providencie as melhorias de forma urgente ao aeroporto de São Luís", sugeriu Leonelli.
O diretor de marketing da Secretaria de Turismo do Piauí, Marcos Bona, ressaltou as melhorias feitas no aeroporto da capital piauiense para receber bem o turista. "Estamos ampliando a capacidade do nosso terminal e aumentando o número de esteiras para bagagens. Ainda são necessárias obras, não só no aeroporto, mas no entorno das principais atrações turísticas piauienses. Estamos cuidando da construção de um aeroporto em São Raimundo Nonato, local conhecido por suas descobertas arqueológicas. Esperamos que o Maranhão siga o caminho do desenvolvimento, com investimentos no setor turístico, assim como o Piauí já faz. Será positivo para todos os estados do Nordeste e para o país como um todo", finalizou.
Além dos representantes dos três estados, participaram também da entrevista o diretor de mercado interno da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), Marcelo Pedroso, e a diretora comercial da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Ana Beatriz Farias.
Plano Maior - O Plano Maior de Turismo 2020 prevê ações que organizam o setor de turismo do estado para os próximos 10 anos, com investimentos na ordem de R$ 50 milhões em programas de desenvolvimento, infraestrutura, urbanização, saneamento e promoção. Para esta nova versão, houve cerca de 10 meses de pesquisa.
De acordo com o secretário Jura Filho, a expectativa é de que a atividade turística, essencial para a economia do estado, possa crescer cerca de 10% ao ano até 2020, recolocando assim o Maranhão na vitrine do turismo nacional e do mundo.
"Além do crescimento econômico, também trabalhamos o aumento no número de turistas, de 1,97 milhão hoje para 2,6 milhões até 2014. Nosso desafio é recuperar o imenso potencial turístico do estado", observou Jura Filho.
O secretário de Turismo lembrou também das obras que estão sendo feitas pelo Governo do Maranhão motivadas pelos 400 anos de São Luís, como a Via Expressa e a Avenida Quarto Centenário.

Viagens


- A partir de hoje, a BNTM proporcionará aos participantes viagens para três pontos turísticos do Maranhão. Os destinos são o Centro Histórico e praias de São Luís, São José de Ribamar e Barreirinhas. As viagens ocorrerão em dois momentos. As primeiras delegações seguirão para os destinos amanhã e sábado e as demais no sábado e domingo.

BNTM


- Desde 1992, a BNTM promove o encontro e intercâmbio entre empresários e operadores do trade turístico, com o objetivo de vender os produtos turísticos do Nordeste e demais regiões do Brasil nos mercados nacional e internacional.
- Em 2013, a BNTM será em Salvador (BA). A grande novidade estará no formato duplo de realização, já que será junto com o Salão Baiano do Turismo.

Números


54,8% É a porcentagem de brasileiros que pretendem viajar este ano e que apontam o Nordeste como a primeira opção
5,3% Foi o índice de crescimento na chegada de turistas estrangeiros ao Brasil em 2011

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