Jura Filho falou de ações do Plano Maior de Turismo 2020.
Thiago Bastos
Da equipe de O Estado
Da equipe de O Estado
O secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, destacou ontem as
ações do Plano Maior de Turismo 2020, elaborado pelo Governo Estadual, durante
entrevista coletiva de representantes do turismo do Nordeste, no auditório do
Centro de Produção Artesanal do Maranhão (Ceprama), onde foi realizada a 21ª
Brazil National Tourism Mart (BNTM).
"Estamos desenvolvendo um plano, a longo prazo, que atende a
todas as necessidades, englobando desde os hotéis até obras de saneamento básico
nas áreas consideradas polos do turismo", afirmou o secretário.
O volume de negócios fechados nas primeiras horas do BNTM e as
possíveis soluções para atrair novos turistas para os estados do Nordeste também
foram destacados durante a entrevista coletiva. De acordo com o secretário de
Turismo do Maranhão, a feira, até ontem, estava atendendo às expectativas dos
organizadores. O evento havia credenciado 1.100 pessoas, sendo cerca de 30% de
34 países e o restante dividido entre dirigentes e técnicos de turismo, imprensa
e pessoal de apoio.
"Investimos mais de R$ 2 milhões, oriundos de recursos
estaduais. Estipulamos uma meta de negócios de aproximadamente US$ 250 milhões
com o BNTM e estamos confiantes de que atingiremos nossos objetivos", declarou o
secretário.
Investimentos - Segundo Jura Filho, os empresários recebidos
esta semana desejam investir em diversos setores do Maranhão, entre eles a rede
hoteleira. "Num primeiro momento, estamos expondo nossas necessidades e
comparando com as expectativas de investimentos empresariais. Até agora, houve
compatibilidade", afirmou.
Jura Filho destacou ainda que o Maranhão está "muito bem"
incluído nas transações encaminhadas com os trades turísticos e que os produtos
oferecidos pelo estado estão ao alcance de todos os participantes.
"A 21ª BNTM está sendo uma oportunidade de as operadoras, a
imprensa do Brasil e de outros países verificarem o produto chamado Maranhão.
Tenho certeza de que o estado terá um grande retorno ao fim desta feira",
analisou Jura Filho.
Potencial - Para o secretário de Turismo da Bahia, Domingos
Leonelli, o Maranhão tem grande potencial para ser uma referência no roteiro dos
grandes pacotes de viagens do país. "O Maranhão é um estado belíssimo. E este
ano tem um grande atrativo, já que a sua capital, São Luís, completará o quarto
centenário. Os maranhenses precisam aproveitar este momento histórico importante
para se tornar de vez destino obrigatório do viajante", afirmou Leonelli.
O secretário de Turismo da Bahia destacou melhorias feitas no
seu estado e que poderiam ser copiadas pelo Maranhão. "Fizemos grandes melhorias
na infra-estrutura urbana, especialmente em Salvador. Foram avanços para receber
melhor o turista desde o momento em que ele chega ao aeroporto. O Maranhão não
pode estar com o seu único aeroporto na situação em que se encontra. As
autoridades locais precisam pressionar o Governo Federal para que providencie as
melhorias de forma urgente ao aeroporto de São Luís", sugeriu Leonelli.
O diretor de marketing da Secretaria de Turismo do Piauí, Marcos
Bona, ressaltou as melhorias feitas no aeroporto da capital piauiense para
receber bem o turista. "Estamos ampliando a capacidade do nosso terminal e
aumentando o número de esteiras para bagagens. Ainda são necessárias obras, não
só no aeroporto, mas no entorno das principais atrações turísticas piauienses.
Estamos cuidando da construção de um aeroporto em São Raimundo Nonato, local
conhecido por suas descobertas arqueológicas. Esperamos que o Maranhão siga o
caminho do desenvolvimento, com investimentos no setor turístico, assim como o
Piauí já faz. Será positivo para todos os estados do Nordeste e para o país como
um todo", finalizou.
Além dos representantes dos três estados, participaram também da
entrevista o diretor de mercado interno da Empresa Brasileira de Turismo
(Embratur), Marcelo Pedroso, e a diretora comercial da Empresa de Turismo de
Pernambuco (Empetur), Ana Beatriz Farias.
Plano Maior - O Plano Maior de Turismo 2020 prevê ações que
organizam o setor de turismo do estado para os próximos 10 anos, com
investimentos na ordem de R$ 50 milhões em programas de desenvolvimento,
infraestrutura, urbanização, saneamento e promoção. Para esta nova versão, houve
cerca de 10 meses de pesquisa.
De acordo com o secretário Jura Filho, a expectativa é de que a
atividade turística, essencial para a economia do estado, possa crescer cerca de
10% ao ano até 2020, recolocando assim o Maranhão na vitrine do turismo nacional
e do mundo.
"Além do crescimento econômico, também trabalhamos o aumento no
número de turistas, de 1,97 milhão hoje para 2,6 milhões até 2014. Nosso desafio
é recuperar o imenso potencial turístico do estado", observou Jura Filho.
O secretário de Turismo lembrou também das obras que estão sendo
feitas pelo Governo do Maranhão motivadas pelos 400 anos de São Luís, como a Via
Expressa e a Avenida Quarto Centenário.
Viagens
- A partir de hoje, a BNTM proporcionará aos participantes
viagens para três pontos turísticos do Maranhão. Os destinos são o Centro
Histórico e praias de São Luís, São José de Ribamar e Barreirinhas. As viagens
ocorrerão em dois momentos. As primeiras delegações seguirão para os destinos
amanhã e sábado e as demais no sábado e domingo.
BNTM
- Desde 1992, a BNTM promove o encontro e intercâmbio entre
empresários e operadores do trade turístico, com o objetivo de vender os
produtos turísticos do Nordeste e demais regiões do Brasil nos mercados nacional
e internacional.
- Em 2013, a BNTM será em Salvador (BA). A grande novidade
estará no formato duplo de realização, já que será junto com o Salão Baiano do
Turismo.
Números
54,8% É a porcentagem de brasileiros que pretendem viajar este
ano e que apontam o Nordeste como a primeira opção
5,3% Foi o índice de crescimento na chegada de turistas
estrangeiros ao Brasil em 2011
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