quinta-feira, 10 de maio de 2012

Obra do Cine Teatro Municipal entra na reta final



O antigo Cine Roxy está sendo restaurado e recuperado para abrigar a nova casa de espetáculos de São Luís
O antigo Cine Roxy está sendo restaurado e recuperado para abrigar a nova casa de espetáculos de São Luís
O prefeito de São Luís, João Castelo, visitou as obras, em fase de conclusão, do Cine Teatro Municipal, o antigo Cine Roxy, que está sendo totalmente restaurado e recuperado para abrigar a casa de espetáculos. O projeto é um dos quatro convênios assinados entre a administração municipal e o Governo Federal, dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas.

Castelo afirmou, durante a visita, que é importante vistoriar as obras e acompanhar o cronograma de trabalho que está sendo feito no novo Teatro Municipal para que a Prefeitura cumpra o prazo de entrega da obra.

"Esta obra, que está recuperando este prédio que abrigará o Cine Teatro Municipal, é de grande importância para São Luís porque irá valorizar esta área do Centro. Entregaremos um espaço ideal para os artistas mostrarem o melhor da nossa cultura e para a população se deleitar com esta casa de espetáculo", afirmou Castelo.

Orçada em R$1.239.518,41, a recuperação do teatro está sendo executada pela Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), mas o Teatro será administrado pela Fundação Municipal de Cultura (Func). A obra é realizada no conjunto de um amplo projeto desenvolvido com vistas às comemorações dos 400 anos de fundação da capital maranhense.

O projeto prevê 265 lugares, com cadeiras numeradas revestidas em tecido. A obra manterá a inclinação original do piso, onde as cadeiras serão parafusadas, atribuindo a cada lugar uma visão geral do espaço. O teatro, com estrutura em freijó (um tipo de madeira), terá 39,32m² e abrigará também camarins, foyer e banheiros. Na estrutura interna haverá sala administrativa, cabine de som e de projeção com equipamentos de áudio e vídeo multimídia.

O presidente da Fumph, Aquiles Andrade, afirmou que os vitrais em azul e verde foram recuperados em São Luís. Já o piso do teatro teve que ser importado de São Paulo porque os diagramas apresentaram figuras irregulares e houve a necessidade de serem totalmente recuperados.

"Todo esse trabalho foi autorizado e está sendo acompanhado pelos técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); além disso, estamos criando um espaço interno onde funcionará um café, e vamos estudar o que faremos com o espaço externo que temos entre o teatro e o Grande São Luís Hotel, que poderá até ser arrendado", afirmou Aquiles Andrade.

Castelo vistoriou as obras acompanhado do presidente da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), Aquiles Andrade, de técnicos da fundação, do titular da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Marcos Aurélio Freitas, do titular da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), Edwin Jinkings, do secretário adjunto da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Walburg Neto, e de outros auxiliares e assessores.

Cinema das Estrelas - O Cine Roxy foi construído por Moysés Aziz Tajra, arrendatário de algumas salas de espetáculos, no final dos anos 30. Naquela época, recebeu a denominação de "Cinema das Estrelas". Localizado na esquina da Rua do Egito com o Beco da Sé, o edifício, projeto de autoria do próprio Moysés, teve sua estrutura projetada para suportar um segundo pavimento, que não foi construído por falta de recursos.

Em junho de 1939, o prédio abriu suas portas para o público, apresentando "As aventuras de Hobin Hood". O filme ficou três meses em cartaz. Entretanto, o Cine Roxy não acompanhou a evolução tecnológica e perdeu seu espaço para outras salas de cinemas que foram abertas na cidade.

Nenhum comentário: