quinta-feira, 31 de maio de 2012

Emap apresentará o projeto do novo terminal do Porto do Itaqui


A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) amplia o programa de arrendamento de áreas e instalações portuárias do Porto do Itaqui. Em audiência pública que será realizada na empresa no dia 15 deste mês, a estatal apresentará o Termo de Referência do arrendamento portuário de um Terminal de Uso Público para a armazenagem e movimentação de granel sólido de origem florestal (pellets) e carga geral (celulose).
O empreendimento integra o planejamento da empresa para expansão do Porto do Itaqui nos próximos anos. A área que será destinada à carga geral e granel sólido de origem florestal tem capacidade para movimentar 2 milhões de toneladas por ano (TPA) de pellets (madeira prensada e desidratada), podendo chegar a 3 milhões de TPA. De celulose será 1,5 milhão TPA, podendo essa capacidade ser duplicada.
"Serão, aproximadamente, 170 mil m² localizados próximos ao Terminal de Grãos do Maranhão, o Tegram [projeto em fase de implantação no Itaqui]. A operação contará com galpões de armazenagem e acessos rodoferroviários", explicou o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Emap, Daniel Vinent.
Depois da discussão em audiência pública, o projeto seguirá para aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e em seguida para o Tribunal de Contas da União (TCU). Só então o edital será publicado.
O empreendimento está orçado em R$ 243 milhões para uso por 25 anos, podendo ser prorrogado por igual período. A previsão é de que o Itaqui passe a operar celulose no último trimestre do próximo ano e pellets no primeiro quadrimestre de 2014. A movimentação de cargas será realizada no berço 100, que está em fase final de construção e deve entrar em operação, segundo informações da Emap, até o fim deste mês. Em 2019, o berço 100 atenderá também às operações da segunda fase do Tegram.
Projeções - Pelo plano de negócios da Emap, este ano serão movimentadas 15,3 milhões de toneladas de carga no porto maranhense. Seguindo uma linha ascendente, a estimativa para 2016 é de movimentar 27 milhões de toneladas, quando já estarão em pleno funcionamento o Tegram e o píer petroleiro 108 (obra iniciada em maio deste ano).
Segundo informes da Emap, nos próximos 20 anos, deverão ser investidos R$ 6,5 bilhões na ampliação da infraestrutura operacional do Itaqui, o que elevará sua atual capacidade de movimentação de 14 milhões de toneladas por ano de cargas para 150 milhões de toneladas/ano, um incremento superior a 1.000%. Serão construídos mais 16 berços.
Além de atender à demanda de grãos agrícolas, da ordem de 5 milhões de toneladas inicialmente, está prevista para o Porto do Itaqui a implantação de um terminal de contêineres e um de passageiros.

Nenhum comentário: