sexta-feira, 1 de junho de 2012

Governo dá início à construção do Cetecma de São José de Ribamar


 
 
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), realiza, nesta sexta-feira (1º), às 16h, no município de São José de Ribamar o lançamento da pedra fundamental que dá início a obra de construção do Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) naquele município, na Avenida Panaquatira, acesso ao povoado Mutirão. O chefe da Casa Civil, Luís Fernando; a secretária da Sectec, Olga Simão; e o prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim, assinarão a ordem de serviço juntamente com a empresa construtora.

A obra está orçada em R$ 3.036.334,57, a ser construída num prazo de 330 dias contados da data de recebimento da ordem de serviço. A Prefeitura de São José de Ribamar fez cessão do terreno de cerca de oito mil metros quadros e realizou a terraplanagem. O ribamarense ganhará um Cetecma que disporá de uma área construída de três mil metros quadrados com quatro salas de aula, sete laboratórios (Química, Biologia, Física etc.) - sendo dois de acordo com a demanda da cidade - dois auditórios, biblioteca, sala de vídeoconferência e uma quadra poliesportiva.

"Ao iniciarmos a construção de mais este Cetecma, estamos abrindo caminho para os tecnólogos no Maranhão, pois serão oferecidos, em São José de Ribamar, vários cursos técnicos. Um estado que tem uma população que, ao se dar oportunidade, em muito ajudará no crescimento e desenvolvimento do estado", enfatizou a secretária Olga Simão.

O erguimento do Cetecma também foi possível graças a parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o Ministério da Educação, inserido no Programa Brasil Profissionalizado que tem por objetivo implementar políticas de educação profissional e tecnológica nos níveis federal, estadual e municipal. Todos integrados à educação de jovens e adultos em todos os sistemas de ensino, nas modalidades presencial e à distância, pautadas em diagnósticos socioeconômicos e culturais da realidade social (proposta aprovada na I Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica).

Cetecmas do Maranhão
Em atendimento à política formulada para a área de educação e de desenvolvimento científico e tecnológico, o Governo do Maranhão criou os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecmas) em diferentes polos de desenvolvimento regional, com a finalidade de implementar ações voltadas para a educação, a ciência, a tecnologia e o trabalho. Nesse contexto, os centros têm como função primordial possibilitar ampla capacitação científico-tecnológica, oferecendo cursos nos níveis básicos e técnicos de nível médio.

O Cetecma tem como missão promover a qualificação e requalificação profissional através de programas de capacitação, geradores de oportunidades de trabalho, renda e empreendimentos, bem como a disseminação de conhecimentos tecnológicos em benefício do desenvolvimento econômico e social do estado. O público alvo dos Cetecmas são alunos do ensino médio; professores das redes de ensino estadual e municipal; profissionais, jovens e adultos que atuam ou pretendem ingressar no mercado de trabalho.

Nenhum comentário: