DNIT fará a abertura de envelopes com as propostas de empresas para a execução da duplicação da rodovia.
Está confirmada para hoje a abertura dos envelopes com as
propostas das empresas e/ou consórcios interessados em executar a obra de
duplicação do trecho da BR-135, que compreende a Estiva até Bacabeira (Campo de
Perizes). Até a tarde de ontem, nenhuma empresa entrou com recurso para impugnar
o edital nº087/2012-15, publicado em abril no Diário Oficial da União. O
processo para a duplicação da BR-135 deveria ter sido iniciado desde o ano
passado, mas foi adiado depois que a licitação foi cancelada com as mais 25
concorrências nacionais por causa da crise no Ministério dos Transportes.
Na manhã de hoje, a Comissão Central de Licitação do
Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte ( DNIT) abrirá os
envelopes de habilitação que atestam os requisitos necessários para execução da
obra e as propostas de preços das empresas. Após dois pedidos de impugnação
feitos pelos potenciais licitantes - MAC Engenharia Ltda e Queiroz Galvão
Construção - a concorrência será realizada finalmente.
A comissão permanente de licitação tem seis membros e a
concorrência deve ser realizada, obrigatoriamente, por pelo menos três membros.
Após a entrega dos envelopes, as empresas têm um prazo de cinco dias para
recorrer do resultado da concorrência. Da divulgação da empresa vencedora até a
homologação da concorrência e o início das obras, pode decorrer um prazo de 30 a
60 dias caso haja recursos.
Segundo o superintendente regional do DNIT/MA, Gerardo Freitas
Fernandes, é esperado que as empresas apresentem propostas em consórcios para
executar a obra, que será realizada em 26,3 km de extensão da rodovia, por causa
do seu porte e a complexidade. “Nós sabemos que essa obra é de fundamental
importância para a população maranhense e para o desenvolvimento do Estado”,
afirmou.
Obra - O orçamento dos serviços de duplicação, reforço,
alargamento e restauração com melhorias na BR-135 custará R$ 370 milhões. O
valor da obra sofreu um aumento de R$ 170 milhões após alterações na concepção
do solo, cuja mudança na técnica de aterro do terreno prevê a colocação de
colunas de brita.
Gerardo Freitas Fernandes explicou que o terreno que cerca a
rodovia é ‘mole’ e a nova técnica trará mais sustentação, com um prazo de
execução menor. Os alicerces do aterro necessitariam de pelo menos seis meses
para serem concluídos, enquanto a execução total seria feita em 24 meses. Com o
novo projeto, serão utilizadas colunas de brita com cerca de 80 cm de diâmetro e
23 metros de altura ao longo da rodovia.
A obra de duplicação do trecho da BR-135 será efetuada em três
etapas. O primeiro trecho receberá obras no perímetro entre Estiva (km 25) e
Bacabeira (km 50). Logo após, a obra de duplicação segue para Entroncamento e,
por último, até a cidade de Miranda
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