domingo, 6 de maio de 2012

Brazil National Turism Mart reunirá em São Luís operadores de turismo de 36 países


 
Em entrevista coletiva, secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, apresentou detalhes da Brazil National Turism Mart.

São Luís sediará, entre os dias 9 e 13 deste mês, a 21ª edição da feira de turismo Brazil National Turism Mart (BNTM). O secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, explicou, em entrevista coletiva, na tarde da última quinta-feira, na Sala de Reunião do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, todos os detalhes referentes ao evento, que acontece pela segunda vez na capital maranhense. O investimento do Governo do Estado para o evento é de R$ 2 milhões.
O evento será realizado como parte das comemorações dos 400 anos de São Luís. A cerimônia de abertura e as rodadas de negócio acontecerão no Ceprama (Madre Deus). Na abertura, haverá programação cultural com apresentação dos grupos Boizinho Barrica e Bicho Terra.
Durante a apresentação, o secretário Jura Filho estava acompanhado do secretário adjunto da pasta, Carlos Martins, e da superintendente de Promoção da Secretaria de Estado de Turismo, Renata Costa. Jura Filho disse que é uma honra para o Maranhão sediar um evento desse porte e que contará com a presença de representantes de 36 países e de 15 estados brasileiros, além de 45 jornalistas que farão a cobertura total do evento.
“Esse é um evento importante para o Maranhão em função do nível dos participantes, nacionais e estrangeiros. Com eles aqui, teremos a oportunidade de mostrar as nossas belezas, a fim de que possamos atrair cada vez mais turistas para o nosso estado”, afirmou Jura Filho, antecipando que mais de 160 empresários virão para o Maranhão no intuito de fechar pacotes turísticos.
Do total de participantes da BNTM, conforme Jura Filho, apenas 14% são brasileiros e a maioria é proveniente do continente Europeu. Jura Filho afirmou que os participantes da feira terão a oportunidade de conhecer três destinos turísticos maranhenses, no caso São Luís, São José de Ribamar e Barreirinhas.
A viagem para Barreirinhas está marcada para o dia 7. Os visitantes permanecerão dois dias no município para uma visita ao Polo Lençóis Maranhenses. Para o evento, segundo Jura Filho, toda a estrutura e receptivo já foram definidos. "Nós temos plena capacidade para atender a um evento desse porte, inclusive atendendo às exigências internacionais", salientou Jura Filho.
Desde 1992, a BNTM promove o encontro e o intercâmbio entre empresários e operadores do trade turístico com o objetivo de vender os produtos turísticos do Nordeste e demais regiões do Brasil nos mercados nacional e internacional. Para a edição deste ano, os organizadores esperam a participação de 300 operadores internacionais e 450 fornecedores do mercado nacional.
A presidente da Fundação de Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE) - entidade organizadora do evento -, Danielle Novis, que também é secretária de Turismo de Alagoas, destaca que a BNTM serve como vitrine para que os buyers estrangeiros conheçam o Nordeste. “A região é um dos principais destinos turísticos do país. Individualmente, cada estado tem suas estratégias, suas promoções, mas precisamos fortalecer ainda mais este conceito de região. Essa promoção tem que acontecer sem perder o tom poético de que somos um povo alegre, temos sol o ano inteiro e um povo hospitaleiro, mas mostrando também que somos uma região em crescimento econômico, que hoje contribui de forma decisiva para o desenvolvimento do país”, explica.
Ceprama - Para que tudo saia conforme previsão da Setur, Jura Filho visitou, na quarta-feira (2), o Centro de Produção e Comercialização Artesanal do Maranhão (Ceprama), local onde estão sendo montados os estandes para a realização da Brazil National Tourism Mart (BNTM).
São mais de 4 mil metros quadrados de área distribuída entre 130 estandes comerciais, 70 institucionais, segmentos da hotelaria, turismo receptivo, além da área de eventos e nove estandes da Região Nordeste do Brasil.
No total, trabalham na obra cerca de 120 pessoas, entre operários de montagem e decoradores. De acordo com Jura Filho, a conclusão do trabalho deve acontecer um dia antes do previsto. “Estamos em ritmo acelerado e estimamos a finalização do trabalho no dia 8 [terça-feira], o que nos deixa com folga para realizar ajustes finais”, explicou.

Mais

A BNTM em São Luís terá a participação de agentes e operadores de turismo de países como Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Paraguai, Colômbia e Bolívia. Também vão participar buyers da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania: Espanha, França, Itália, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Suíça, Dinamarca, Bélgica, Holanda, Grécia, Polônia, Áustria, Hungria, Israel, Luxemburgo, Eslováquia, entre outros

Nenhum comentário: