segunda-feira, 21 de maio de 2012

Ampliação do aeroporto de São Luís terá custo de R$ 21mi e a capacidade passará para 4,100 mil passageiros/ano



Durante reunião, realizada nesta quinta-feira (17), os representantes da Infraero informaram que 70% da obra no Aeroporto Marechal Cunha Machado já foi executada.
*
O vice-governador, Washington Luiz, participou nesta quinta-feira (17), no Palácio Henrique de La Rocque, de uma reunião com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para tratar sobre as obras no Aeroporto Marechal Cunha Machado.
A reunião contou com a presença do secretário de Turismo, Jura Filho; e de representantes da Infraero como o assessor especial da Presidência, José Clovis Dattoli; o superintendente da Regional Norte, Paulo Roberto Pereira da Costa; e o superintendente do aeroporto de São Luís, Hidelbrando Coelho.
Durante a reunião, os gestores informaram ao vice-governador e ao secretário de Turismo, que 70% da obra já foi executada, faltando apenas 30% para conclusão dos serviços, mas que ainda não é possível estabelecer um prazo para a finalização dos trabalhos.
“O governo está acompanhando de perto o andamento das obras. A Infraero está nos informando todos os detalhes das reformas que já estão com 70% dos trabalhos executados, e nesse momento estamos na fase de decisões”, declarou Washington Luiz.
De acordo com o superintendente da Regional Norte, Paulo Roberto Pereira da Costa, a relação contratual com a construtora, se encerra no próximo dia 26. “A empresa apresentou um novo cronograma no qual ela estabeleceu um novo prazo, e a Infraero está reavaliando esse cronograma, para se posicionar sobre o assunto”.
Paulo Roberto também falou sobre a renovação ou não do contrato com a empresa responsável pela reforma. “O cancelamento poderá trazer mais prejuízos, já que um novo processo demandaria tempo e o estabelecimento de novos prazos”, explicou.
O secretário de Turismo Jura Filho, lembrou que São Luís vive um grande momento no setor, em virtude da comemoração do quarto centenário da cidade, que é sede de eventos importantes como a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). “Nós acreditamos e estamos trabalhando para encontrar a solução o mais breve possível, que é a conclusão da obra. Para que os turistas que chegam ao Maranhão tenham uma imagem positiva, condizente com as belezas do nosso estado”.
Ampliação do aeroporto em 2013
Durante a reunião foi apresentado um projeto de ampliação do aeroporto, com a criação de um Módulo Operacional, que é uma solução de engenharia utilizada por vários países e também em grandes eventos ou para atender demandas específicas.
Os Módulos Operacionais são feitos com estruturas modulares e possuem toda infraestrutura de uma sala convencional de embarque e desembarque, tais como ar condicionado, sanitários, sistema informativo de vôos, entre outros. Podendo cumprir a função de salas de embarque e desembarque.
A ampliação prevista para terminar em 2013, custará em torno de R$ 21 milhões com recursos já disponíveis e irá dobrar a capacidade de passageiros no terminal passando dos atuais 2,200 milhões de passageiros para 4,100 milhões e aumentar o número de vagas no estacionamento de 332 para 550.


Nenhum comentário: