terça-feira, 22 de maio de 2012

Roseana visita novas instalações do Hospital Dr. Carlos Macieira

A governadora, na companhia do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, conheceu as novas instalações do HCM.

Anderson Corrêa
Da equipe de O Es­tado

A go­ver­na­do­ra Ro­sea­na Sar­ney e o se­cre­tá­rio de Es­ta­do de Saú­de, Ri­car­do Mu­rad, vi­si­ta­ram on­tem as no­vas ins­ta­la­ções do Hos­pi­tal de Al­ta Com­ple­xi­da­de Dr. Car­los Ma­ciei­ra (HCM), no bair­ro Ca­lhau, lo­ca­li­za­das no se­gun­do an­dar do pré­dio, que a par­tir de ho­je co­me­ça a re­ce­ber pa­cien­tes. Nes­te se­tor, são 38 va­gas de in­ter­na­ção à dis­po­si­ção da po­pu­la­ção ma­ra­nhen­se, sen­do 25 pa­ra clí­ni­ca mé­di­ca e 13 lei­tos de Uni­da­de de Te­ra­pia In­ten­si­va (UTI) adul­ta - uni­da­des cár­dio co­ro­na­ria­nas. A re­for­ma com­ple­ta do hos­pi­tal de­ve ter­mi­nar em abril de 2013.
Com a aber­tu­ra do se­gun­do an­dar, o HCM pas­sa­rá a dis­por de 42 lei­tos de UTI, 25 lei­tos de uni­da­de se­mi-in­ten­si­va e 113 lei­tos de clí­ni­ca mé­di­ca, au­men­tan­do, as­sim, a ofer­ta não só de va­gas em UTI (que che­gam a 186 em to­da a re­de es­ta­dual), mas tam­bém de en­fer­ma­rias da re­de de saú­de pú­bli­ca do Ma­ra­nhão. Com in­fraes­tru­ra mo­der­na, as en­fer­ma­rias pas­sam a hu­ma­ni­zar o aten­di­men­to. Em ca­da quar­to, ape­nas dois lei­tos se­pa­ra­dos por cor­ti­nas, o que dá maior pri­va­ci­da­de aos pa­cien­tes e seus acom­pa­nhan­tes.
No lo­cal, ca­mas elé­tri­cas tam­bém pos­si­bi­li­tam ao usuá­rio ou fa­mi­liar de­fi­nir al­tu­ra e re­gu­la­gem dos mo­vi­men­tos sem ne­ces­si­tar de aju­da por ser tu­do au­to­ma­ti­za­do. Em ca­da uma das en­fer­ma­rias fo­ram ins­ta­la­dos ba­nhei­ros adap­ta­dos com bar­ras de apoio pa­ra evi­tar que­das, bem co­mo apa­re­lhos sa­ni­tá­rios pa­ra usuá­rios com al­gum ti­po de de­fi­ciên­cia. Tam­bém fo­ram ins­ta­la­das bar­ras de apoio em to­dos os cor­re­do­res do an­dar.
“Nós es­ta­mos prio­ri­zan­do a saú­de com a preo­cu­pa­ção de co­lo­car o se­tor como um dos me­lho­res do Bra­sil. E es­ta­mos con­se­guin­do ao dis­po­ni­bi­li­zar es­se aten­di­men­to em re­de in­te­gra­da pa­ra a po­pu­la­ção ma­ra­nhen­se. Mais uma eta­pa es­tá sen­do cum­pri­da aqui no Hos­pi­tal Car­los Ma­ciei­ra, o que vai aju­dar, efe­ti­va­men­te, o pro­ces­so que es­ta­mos de­sen­vol­ven­do em São Luís, dan­do mui­to mais tran­qui­li­da­de e efi­ciên­cia ao tra­ba­lho da saú­de”, res­sal­tou Ro­sea­na Sar­ney.
Con­quis­ta - Pa­ra o se­cre­tá­rio da Saú­de, Ri­car­do Mu­rad, a en­tre­ga dos no­vos 13 lei­tos de UTI é uma gran­de con­quis­ta pa­ra a so­cie­da­de ma­ra­nhen­se. “Es­sa é mais uma eta­pa do Pro­gra­ma Saú­de é Vi­da, que al­me­ja con­so­li­dar um ser­vi­ço de saú­de pú­bli­ca de al­ta qua­li­da­de em to­do o es­ta­do. É um in­ves­ti­men­to úni­co na his­tó­ria do Ma­ra­nhão, que apos­ta na for­ça dos nos­sos pro­fis­sio­nais. Que­re­mos que o ci­da­dão se­ja aten­di­do com o que de me­lhor po­de dis­por em ter­mos de ser­vi­ços mé­di­cos”, des­ta­cou.
Pa­ra co­lo­car o HCM em to­tal fun­cio­na­men­to, foram as­se­gu­ra­dos re­cur­sos pa­ra con­tra­tar os me­lho­res pro­fis­sio­nais da área de saú­de, que re­ce­be­ram trei­na­men­tos e ca­pa­ci­ta­ção. Se­gun­do o di­re­tor-ge­ral do hos­pi­tal, o neu­ro­ci­ru­gião Be­ne­di­to Sab­bak, o cen­tro es­tá pron­to pa­ra re­ce­ber a po­pu­la­ção em di­ver­sas es­pe­cia­li­da­des. “O hos­pi­tal es­tá ele­van­do sua po­ten­cia­li­da­de de aten­di­men­to com es­tru­tu­ra de al­to ní­vel em to­dos os as­pec­tos, tan­to ma­te­rial quan­to pro­fis­sio­nal. Por is­so, a ca­da dia o HCM vem en­glo­ban­do mais es­pe­cia­lis­tas pa­ra aten­der a so­cie­da­de”, fri­sou.
A coor­de­na­do­ra de en­fer­ma­gem do Hos­pi­tal Car­los Ma­ciei­ra, San­dra Li­ma, con­si­de­rou a re­for­ma co­mo fun­da­men­tal pa­ra pro­por­cio­nar um bom aten­di­men­to da po­pu­la­ção. “Pa­ra mim, é uma sa­tis­fa­ção enor­me, tan­to co­mo ci­da­dão e co­mo pro­fis­sio­nal, ver es­te cen­tro de saú­de re­ce­ben­do o pú­bli­co. Aqui, te­mos mais con­di­ções de tra­ba­lho e de aten­di­men­to pa­ra os ma­ra­nhen­ses”, dis­se.
Com cin­co an­da­res, o HCM pas­sa, pe­la pri­mei­ra vez des­de que foi inau­gu­ra­do há 30 anos, por uma am­pla re­for­ma, que co­me­çou em 2010. Mes­mo em obras, as ati­vi­da­des da uni­da­de de saú­de nun­ca fo­ram pa­ra­li­sa­das. Pa­ra tan­to, a re­for­ma foi pla­ne­ja­da pa­ra ser fei­ta em eta­pas. Par­te do tér­reo, o ter­cei­ro e o quin­to an­da­res da ca­sa de saú­de já fo­ram inau­gu­ra­dos e es­tão em ple­no fun­cio­na­men­to.
No tér­reo, es­tão fun­cio­nan­do duas UTIs - uma pe­diá­tri­ca com cin­co lei­tos e ou­tra adul­ta de 11 lei­tos -, além do ser­vi­ço de ima­gem co­mo to­mo­gra­fia, eco­car­dio­gra­ma e ul­tras­som e o se­tor de ne­fro­lo­gia. No pri­mei­ro an­dar, es­tá lo­­ca­li­za­da a ad­mi­nis­tra­ção do hos­pi­tal e no ter­cei­ro es­tão ins­ta­la­dos 25 lei­tos de Uni­da­de Se­mi-in­ten­si­va e 13 de UTI.

Programa oferece saúde de qualidade


A re­for­ma do Hos­pi­tal de Al­ta Com­ple­xi­da­de Dr. Car­los Ma­ciei­ra faz par­te do Pro­gra­ma Saú­de é Vi­da, que tem por ob­je­ti­vo con­so­li­dar um gran­de ser­vi­ço de saú­de pú­bli­ca de al­ta qua­li­da­de em to­do o Ma­ra­nhão. En­tre as ações es­tão as inau­gu­ra­ções das Uni­da­des de Pron­to Aten­di­men­to (UPAs) em di­ver­sos mu­ni­cí­pios do es­ta­do e a am­plia­ção de aten­di­men­to em cen­tros co­mo Hos­pi­tal Ma­ter­no In­fan­til de Im­pe­ra­triz, o Hos­pi­tal Re­gio­nal de Pre­si­den­te Du­tra, o Hos­pi­tal Tar­quí­nio Lo­pes Fi­lho (Ge­ral), o Hos­pi­tal In­fan­til Ju­vên­cio Ma­tos e as ma­ter­ni­da­des Be­ne­di­to Lei­te e Marly Sar­ney, que tam­bém dis­põem de lei­tos em UTIs.
Se­gun­do a go­ver­na­do­ra Ro­sea­na Sar­ney, em bre­ve no­vas obras se­rão en­tre­gues à po­pu­la­ção. “Irei esta se­ma­na inau­gu­rar o hos­pi­tal em São Fé­lix de Bal­sas e da­rei or­dem de ser­vi­ço pa­ra o iní­cio das obras no hos­pi­tal de Bal­sas. Já te­mos 28 hos­pi­tais em fa­se de con­clu­são, que va­mos en­tre­gar até o fim de ju­nho. As­sim, a re­de es­tá sen­do cons­truí­da, e até o fi­m do meu man­da­to eu te­nho cer­te­za que nós te­re­mos ou­tra saú­de no Ma­ra­nhão”, disse.
O se­cre­tá­rio Ri­car­do Mu­rad ex­pli­ca que o iní­cio des­se pro­gra­ma sur­giu com a fi­xa­ção da saú­de bá­si­ca nos mu­ni­cí­pios a par­tir da cons­tru­ção e ati­va­ção de 64 hos­pi­tais mu­ni­ci­pais re­gio­nais que aten­de­rão de­ter­mi­na­das re­giões do es­ta­do. Ele in­for­mou ain­da que es­tão sen­do in­tro­du­zi­dos na me­di­ci­na pú­bli­ca no Ma­ra­nhão pro­ce­di­men­tos que eram fei­tos so­men­te em São Pau­lo e Rio de Ja­nei­ro e al­guns no Hos­pi­tal Uni­ver­si­tá­rio Pre­si­den­te Du­tra, mas que ago­ra se­riam rea­li­za­dos nos hos­pi­tais de al­ta com­ple­xi­da­de.
“O Hos­pi­tal Ge­ral, por exem­plo, cres­ceu. De­pois de ter­mos con­se­gui­do im­plan­tar uma uni­da­de in­ter­me­diá­ria de aten­di­men­to a pes­soas em tra­ta­men­to de cân­cer, pe­lo re­sul­ta­do em seis me­ses, o Mi­nis­té­rio da Saú­de o co­lo­cou co­mo um cen­tro de al­ta com­ple­xi­da­de em cân­cer. Is­so dá ao hos­pi­tal um sta­tus que pou­cos cen­tros no Bra­sil têm”, afir­mou.
Mu­rad ex­pli­cou que quan­do o Hos­pi­tal Ge­ral é con­si­de­ra­do um cen­tro de com­ple­xi­da­de em on­co­lo­gia, o minis­té­rio ga­ran­te to­dos os equi­pa­men­tos pa­ra o tra­ta­men­to de cân­cer, co­mo a qui­mio­te­ra­pia, a ra­dio­te­ra­pia e ci­rur­gias.

Números


113 leitos de internação para clínica médica foram abertos no Hospital Carlos Macieira
142 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta estão à disposição no HCM
25 leitos de unidade semi-intensiva foram instalados após reforma do hospital

Nenhum comentário: