terça-feira, 3 de abril de 2012

Polo Delta das Américas recebe Expedição Maranhão Único



A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) levou nesta segunda-feira (2), as ações do Projeto Expedição Maranhão Único a Tutóia, município, distante 450km de São Luís e que integra o Polo Delta das Américas. O trabalho, que está sendo realizado em todas as regiões, visa mobilizar os setores, público, privado, cadeia do turismo e entidades afins para o desenvolvimento da atividade no estado.

Além do Secretário de Estado do Turismo, Jura Filho, e técnicos da Setur, a reunião contou com a presença de representantes dos municípios de Tutóia, Paulino Neves e Araioses, além de demais autoridades políticas e empresariais da região.

Durante o encontro, o secretário, Jura Filho, falou sobre a retomada da política de turismo e as ações previstas para o desenvolvimento do setor nos próximos dez anos.

"O plano sugere o processo de regionalização dos municípios, projetos de promoção e divulgação dos atrativos turísticos do polo. Estão previstas ações do Cadastur para conscientização do cadastro junto ao Ministério do Turismo, além de cursos de capacitação e qualificação profissional", explica Jura Filho.

O Prefeito de Tutóia, Raimundo Nonato, aproveitou o encontro para apresentar o projeto de designer urbano da cidade. "Já encaminhamos ao Governo Federal um projeto que prevê infraestrutura, portal de entrada e acesso a Tutóia como cidade turística. Precisamos, agora, de apoio para que o projeto vença as etapas burocráticas do processo", destacou.

A Expedição Maranhão Único estará nesta quarta-feira (4), no polo Munim, que compreende os municípios de Axixá, Cachoeira Grande, Icatu, Morros, Presidente Juscelino e Rosário.

Delta das Américas
Localizado ao nordeste do Estado, na divisa com o Piauí, envolve a região sob influência do Delta do Rio Parnaíba, que tem 70% da sua área no Maranhão.

O Delta das Américas é o terceiro maior delta oceânico do mundo. Raro fenômeno da natureza que ocorre também no rio Nilo, na África, e Mekong, no Vietnã. Sua configuração se assemelha a uma mão aberta, onde os dedos representariam os principais afluentes do Parnaíba, que se ramificam formando um grandioso santuário ecológico. Rios, flora, fauna, dunas de areias alvas, banhos em lagoas e de mar são alguns atrativos que o lugar oferece.

Nenhum comentário: