Pesquisa mensal realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou que em novembro do ano passado o comércio varejista maranhense obteve o melhor desempenho em volume de vendas no país, com incremento de 6,4% em comparação a outubro. Em relação a novembro de 2010, o crescimento do setor no estado foi ainda maior: 11,8%.
Além do Maranhão, os principais crescimentos em volume de vendas do varejo brasileiro foram registrados nos estados do Acre (6,3%), Mato Grosso (5,8%), Tocantins (4,0%) e Piauí (4,0). Os únicos resultados negativos ocorreram no Ceará (-1,7%) e Amapá (-0,4%).
Comércio - Os dados do IBGE confirmam ainda que, em novembro, a receita nominal do comércio varejista maranhense cresceu 17,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em comparação a outubro, houve um incremento de 11,1 pontos percentuais.
"Os números apresentados pelo IBGE mostram o quanto aquele momento o comércio maranhense estava aquecido, com o consumo em crescimento, refletindo positivamente não somente nas vendas como no faturamento do setor", observou o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL/MA), Alberto Nogueira da Cruz.
Segundo o presidente da FCDL, os números de dezembro devem ser ainda maiores, tendo em vista o forte apelo natalino, que eleva o consumo. E também como resultado da grande oferta de crédito e facilidades das compras, tanto em relação a prazo como na modalidade de pagamento (carnê, cartão de crédito, cheque e à vista, com desconto).
Em ternos de Brasil, o IBGE aponta que em novembro o volume de vendas do comércio varejista e a receita nominal cresceram 1,3%, em novembro de 2011 frente a outubro, na série ajustada sazonalmente. Em relação a novembro de 2010, as variações foram de 6,8% para o volume e de 10,9% para a receita. Em ambos os indicadores, os números indicam elevação em relação às taxas observadas em outubro.
Varejo ampliado - Quanto ao comércio varejista ampliado (que inclui material de construção e veículos e motos, partes de peças), o crescimento de 1,5% para o volume de vendas e de 2,1% para a receita nominal, em novembro de 2011 frente a outubro, na série ajustada sazonalmente, reverte o movimento negativo de outubro.
Em termos de volume de vendas, o setor também registra resultado positivo em relação a novembro de 2010 (3,2%); com aumentos de 6,9% no acumulado do ano e de 7,7% no acumulado dos últimos 12 meses. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou variações de 5,8%; 9,8%; e 10,8%, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário