domingo, 8 de janeiro de 2012

Segunda fase da Via Expressa chegará à Cohab…



A faixa vermelha na imagem mostra o traçado da nova etapa da Via Expressa

Antes mesmo do conclusão da primeira etapa – entre o Jaracaty e o Maranhão Novo, o governo deve lançar as obras da segunda etapa da Via Expressa.
O novo projeto, já em fase inicial de licitação, prevê o prolongamento da avenida entre o Maranhão Novo e a Cohab.
A nova etapa da Via Expressa, com obras previstas para iniciarem-se ainda em 2012, passa pela região do Ipase, corta parte do Bequimão, Rio Anil, Cema-Detran, Vila Palmeira, Pão-de-Açucar, Anil e Cruzeiro do Anil, até chegar ao Retorno da Cohab.


Max: projetos com os mesmos desafios

Para o secretário de Infra-estrutura, Max Barros, a obra tem várias áreas que precisarão ser desapropriadas, mas a dificuldade de execução é igual à da primiera fase.
O prolongamento da Via Expressa acabará com uma discussão tola, iniciada com a construção da primeira etapa, que deve ser entregue em outubro: a de que a nova via iria desafogar o trânsito apenas até o Ipase e que, dali em diante, o caos continuaria.
Embora a argumentação não se justifique tecnicamente, o governo mostra que está sempre um passo à frente.
A previsão de entrega da Via Expressa parte II é 2013…

Corredor urbano

Em adiantado estágio de construção, a Via Expressa, avenida implantada pelo governo Roseana Sarney (PMDB) em São Luís, deverá se transformar em um dos principais corredores de trânsito na capital maranhense. A segunda etapa da via já está em fase de montagem da licitação e vai aumentar em mais 4,5 quilômetros, chegando até o Viaduto da Cohab. O projeto, coordenado pelo secretário de Infra-estrutura, Max Barros, é um dos mais importantes para as comemorações dos 400 anos de São Luís.- Nesta segunda etapa, a avenida seguirá do Ipase até a Cohab, num trecho de mais de quatro quilômetros. Isso garantirá que praticamente toda a cidade seja servida pela Via Expressa - disse Barros, em recente café da manhã com jornalistas. A primeira etapa da obra, que vai do Jaracaty ao Ipase, recebeu camada preparatória para asfaltamento e seu primeiro trecho segue em ritmo acelerado, rumo ao Maranhão Novo, onde se unirá à avenida Daniel de La Touche. Apesar da tentativa de manipulação política de oposicionistas que torcem para que a obra não fique pronta - como o prefeito João Castelo (PSDB) e o deputado federal Domingos Dutra (PT) - o governo já conseguiu negociar com boa parte dos moradores do Vinhais Velho para desapropriação das casas, por onde a via passará. Na nova etapa também haverá desapropriações, mas em trechos que só tenderão a se valorizar com a construção da via. Max Barros aposta que o trecho Ipase-Cohab começará a ser construído ainda este ano, com previsão de conclusão em 2013.

2 comentários:

Anônimo disse...

E tem jornal que escreve que o governo não faz nada....

Anônimo disse...

E não faz nada mesmo, isso ai não é nada a mais que obrigação, e tem muitos desenformados e pucha saco que ainda defendem esse governo. é por isso que o maranhão é sempre assim.muitos se contentam com pouco, basta esse governo que é uma porcaria fazer alguma obrinha que vocês acham que ele faz tudo pela população. como exemplo essas obras de urbanização das avenidas da capital, será que não passa pela cabeça que é só porque é ano de eleição? fala sério ne, so se for muito cego e burro para não enxergar isso tudo.