Vagas serão disponibilizadas em instituições profissionalizantes parceiras do programa desenvolvido pelo Governo do Estado, como o IFMA, Senac e Senai
O Maranhão Profissional, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), está oferecendo 10.039 vagas em cursos profissionalizantes do tipo Formação Inicial Continuada (FIC). As vagas são disponibilizadas em instituições parceiras do programa desenvolvido pelo Governo do Estado, como o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Maranhão (IFMA), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
O público-alvo são estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública e alunos da Educação de Jovens e Adultos. Outras informações podem ser obtidas através do e-mail seduc.pronatec.ma@gmail.com ou pelos telefones (98) 9188-1023 e 8127-8145.
Demanda - Todos os cursos são em áreas que atendem à demanda de mercados identificada pelo Maranhão Profissional, com o principal objetivo de capacitar profissionalmente a sociedade maranhense para os novos empreendimentos que chegam ao estado. Estão sendo oferecidas, em vários municípios maranhenses, mais de 30 opções de cursos em diversas áreas profissionais, que possuem a carga horária variante de 160 a 300 horas/aula, e serão ministrados em horários diferentes ao que o aluno frequenta a escola.
"Para se inscrever no Programa, o estudante deve procurar a direção de sua escola e informar-se sobre as oportunidades de cursos em aberto. Comunicar que tem interesse em participar. Após efetuar a sua pré-matrícula na escola, o estudante deverá dirigir-se à instituição ofertante para concluir a matrícula", informou Giovanna Bacelar Pontes, coordenadora do Pronatec no Maranhão.
"É muito importante que o estudante compareça até a instituição para confirmar a sua matrícula, pois só assim conseguirá realizar o curso. O que é feito na escola é apenas uma pré-matrícula no sistema, mas somente isso não garante a vaga dele, o que garante é o seu comparecimento na instituição, com os documentos necessários", ressaltou Giovanna Bacelar.
Entre o total de vagas oferecidas, 1.180 são para o IFMA, 4.332 para o Senai e 4.527 para o Senac, que terão início imediato, conforme a formação de turmas. "É uma oportunidade muito importante para quem deseja se capacitar para o mercado, pois tem a chance de receber certificação por instituições renomadas", salientou a coordenadora do Pronatec.
Criado pelo Governo Federal desde outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011, o Pronatec tem como objetivo ofertar cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira, com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade do Ensino Médio público e ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores.
Balanço
O Maranhão Profissional matriculou em 2011 mais de 91 mil alunos em 637 cursos, de acordo com o balanço realizado no período de maio, data do lançamento da iniciativa, até dezembro.
Os cursos oferecidos até momento somam uma carga horária total de 475.679 horas/aulas. Auxiliar de cozinha, auxiliar de máquina motriz, armador de ferragens, comandos hidráulicos, eletrotécnica, pedreiro, carpinteiros, técnico em eletromecânica, técnico em mecânica e técnico em saneamento ambiental são alguns dos cursos oferecidos em diversos municípios maranhenses, entre os quais Balsas, Bacabal, Açailândia, Barreirinhas, Caxias, Coelho Neto, Bacabeira, Imperatriz e outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário