sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Lobão visita hoje obras da Refinaria Premium I



Lobão visita hoje obras da Refinaria Premium I


O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, visitam hoje, às 10h, as obras da Refinaria Premium I, no município de Bacabeira, onde atualmente estão sendo realizados serviços de terraplenagem. O empreendimento é o maior projeto de refino da América Latina e está orçado em US$ 20 bilhões, com capacidade para produzir 600 mil barris/dia de petróleo.
De acordo com a programação informada pela Petrobras, após a chegada do ministro Lobão ao canteiro de obras, o gerente-geral da Refinaria Premium I, Fernando Martinez, fará um detalhamento sobre as obras, que no momento empregam cerca de 3.000 trabalhadores na realização dos serviços de terraplenagem.
Em seguida, o ministro Edison Lobão dará entrevista coletiva que deve durar 30 minutos. Em seguida, por volta de 11h, acompanhado de comitiva da Petrobras, fará uma visita ao canteiro de obras da refinaria, onde acompanhará o andamento dos serviços.
Quando entrar em operação com capacidade total de produzir 600 mil barris/dia de petróleo, a Refinaria Premium I, no Maranhão, responderá por mais da metade do incremento de 1,065 milhão de barris/dia que o parque de refino do país terá de 2016 a 2020.
Os 600 mil barris/dia de petróleo que serão processados pela Refinaria Premium I equivalem hoje a um terço da atual produção brasileira de petróleo, correspondente a 1,8 milhão de barris/dia.
Novo cronograma - Conforme novo cronograma estabelecido no Plano de Negócios 2011-2015 da Petrobras, a Refinaria Premium I iniciará a operação numa primeira etapa em 2016, com capacidade para produzir 300 mil barris/dia, volume que será ampliado em mais 300 mil barris/dia em 2019 com a entrega da segunda fase do empreendimento.
O projeto visa a aumentar a produção nacional e facilitar a distribuição regional de derivados combustíveis de alta qualidade, como óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP), bunker (combustível para navios) e coque.
Estima-se que o empreendimento gere, durante a fase de construção, 132 mil postos de trabalho, diretos, indiretos e por efeito renda. No pico das obras, cerca de 26 mil pessoas estarão diretamente envolvidas. Para a operação da refinaria, o efetivo estimado é de aproximadamente 1.500 trabalhadores.

Dados sobre Refinaria Premium I


Local: Bacabeira (MA)
Capacidade: 600 mil barris por dia
Operação: 2014 e 2019 (duas fases)
Mercado: GLP, Nafta, Bunker, Coque, QAV e Diesel
Geração de empregos: Mais de 100 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda.

Nenhum comentário: