quinta-feira, 16 de junho de 2011

Uniceuma realiza I Ciclo de Palestras de Petróleo e Gás

Uniceuma realiza I Ciclo de Palestras de Petróleo e Gás


O 1ºCiclo de Palestras de Petróleo e Gás do UniCEUMA, é uma atividade da disciplina de "Introdução à Tecnologia de Petróleo e Gás," que oferece aos alunos do curso a oportunidade de desenvolverem um projeto de pesquisa, considerando os aspectos relacionados ao contexto atual e local; garantindo-lhes o acesso à informação, pessoas e materiais para tornarem o projeto factível do ponto de vista da realização. O ciclo de palestras acontece hoje, dia 16, a partir das 19h, no Uniceuma - unidade Anil, para mostrar o resultado desse trabalho.
O evento contará com a presença do Secretário de Estado de Minas e Energia, Sr. Ricardro Guterres, que fará exposição das ações desta secretaria, que contemplam do tema Petróleo e Gás no estado do Maranhão. Também são convidados o diretor executivo da ABR – Engenharia, Abelardo Bulhões, o gerente setorial da operações da TRANSPETRO de São Luis, Stênio Mendonça Cardoso e o assessor náutico da TRANSPETRO, comandante Afonso de Oliveira Braga.
O encontro é direcionado a alunos, professores e profissionais da área, e tem como objetivo de conduzir profissionais de nível superior ao gerenciamento, monitoramento e execução durante a prospecção, produção, armazenamento e comercialização do petróleo, gás natural e seus derivados. Considerando que este profissional deve estar preparado para aplicar a legislação do setor, aferir a qualidade do produto, bem como gerenciar situações de emergência, com vistas ao controle de acidentes de trabalho e ambientais.
Além disso, poderá atuar em jazidas, plataformas, refinarias e distribuidoras, conforme sua formação. Os alunos terão uma formação específica em nível superior em Petróleo e Gás, e serão profissionais capacitados para atuarem na cadeia produtiva do petróleo, do gás natural e biocombustíveis, relevando aspectos importantes como mão de obra, formas de contratação, tipos de prestação de serviço, mercado de trabalho, expectativas em relação aos investimentos previstos no MA e ações governamentais.

Nenhum comentário: