domingo, 12 de junho de 2011

São Luís entre as quatro capitais nordestinas com maior número de construções residenciais

Associação fortalece empresas do mercado imobiliário no Maranhão

Associação fortalece empresas do mercado imobiliário no Maranhão

O forte crescimento imobiliário no Maranhão tem feito com que empresários do setor busquem organizar a classe para tratar de questões da área. De acordo com estimativas do presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Maranhão (Ademi-MA), Giovanni Bohana, São Luís está entre as quatro capitais nordestinas com maior número de construções residenciais. Este é um dos principais motivos para criação de instituições que defendam uma visão executiva da área.
O presidente da Ademi-MA afirma que as ações dos empresários do ramo devem ser cada vez mais homogêneas para manter constante o fortalecimento e defender seus interesses a partir de uma visão executiva de assuntos de interesse do setor. Com menos de um ano de fundada no estado, a Ademi-MA atua para dividir as ideias entre seus filiados. Atualmente a associação tem 17 construtoras, é caracterizada como uma entidade sem fins lucrativos e visa discutir entre os associados uma postura uniforme.
Um dos exemplos citados por Bohana como justificativa para a existência da Ademi-MA são as discussões com órgãos do Estado e Município que têm interferência em seu campo de atuação. O primeiro debate entre a direção da instituição foi a cobrança das taxas da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e até mesmo a alteração na Planta de Valores Genérica de São Luís, a qual resultou no reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
“A relação é desproporcional porque o mesmo valor para o consumo de água é o de esgoto. Já sobre o IPTU a Ademi-MA estava se posicionando quando a assembleia e a procuradoria entraram com a ação de inconstitucionalidade. Como as ações são tomadas em conjunto, o benefício é para todos”, enfatizou Bohana.
O engenheiro Osvaldino Pinho, membro da diretoria da associação reiterou que as parcerias firmadas com grandes empresas também são um grande atrativo para os empresários que atuam especialmente na construção de unidades residenciais. “Uma das últimas parcerias feitas com a Votorantim Cimentos deixou o preço da saca 5% mais barato. Basta a construtora ser associada para ter o desconto”, finalizou Osvaldino Pinho.

Nenhum comentário: