terça-feira, 31 de maio de 2011

Teatro Arthur Azevedo comemora 194 anos

Teatro Arthur Azevedo comemora 194 anos


Misturando a magia do circo, do teatro, da música e dos malabares, os espetáculos internacionais “Out of Lines” e “Pequenas Peças” serão apresentados hoje por malabaristas-dançarinos da Companhia Sens Dessus-Dessous (França) no Teatro Arthur Azevedo (TAA), na Rua do Sol, Centro. O show começa às 20h e tem duração de 65 minutos. A entrada é franca com retirada de ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação (a partir das 19h). A Aliança Francesa é responsável por trazer a atração que homenageia o aniversário de 194 anos do TAA.

No palco, a dupla de malabaristas Jive Faury e Kim Huynh, dirigida por Lionel Vidal, faz da corda o objeto central dos números coreográficos da peça “Out of Lines”. Brincando com a imaginação dos espectadores, a manipulação das cordas cria formas inesperadas e personagens surpreendentes, criando um universo de ilusão. A coreografia dura 40 minutos.

O espetáculo “Pequenas peças” se situa entre a arte do malabarismo, da dança e do mimo. Trata-se de um conjunto de cinco peças curtas que, como ponto em comum, tem a linguagem poética traduzida pela arte da coreografia. Os solos refletem o trabalho da Companhia Sens Dessus-Dessous, caracterizado pela integração do movimento, do ilusionismo e da música. É uma mistura alegre onde dialogam a graça e a brincadeira da dupla Jive Faury e Kim Huynh. Um espetáculo cheio de poesia, ritmado pela manipulação dos acessórios de malabarismo. A apresentação dura aproximadamente 25 minutos e pode ser vista por pessoas de todas as idades.

No dia 21 deste mês, a Companhia Sens Dessus-Dessous dá aulas de malabares na oficina de formação às técnicas do novo circo, no Teatro Arthur Azevedo. O curso é oferecido para malabaristas-dançarinos já especializados nessa disciplina. A turma é limitada a 20 pessoas. Para mais detalhes, entrar em contato com o TAA: (98) 3218-9900.

A Companhia Sens Dessus-Dessous vai passar por 11 cidades brasileiras fazendo espetáculos e mostrando técnicas de circo e de teatro. São Luís é a terceira cidade a receber o grupo francês neste ano.


Artistas – Desde 2006, Kim Huynh e Jive Faury criam pequenos espetáculos de malabarismo com bolas, clavas e bastões. Em cada um, suas práticas malabarísticas se completam, dentro de uma proposta de trabalho sobre o movimento e a manipulação de objetos.

Formado em malabarismo, em artes circenses contemporâneas na escola de circo de Toulouse Le Lido e em dança Jive Faury integrou companhias de espetáculo vivo que misturam e fusionam diferentes formas artísticas, como Companhia Jérôme Thomas (malabarismo, dança), Companhia Les Apostrophés (manipulação de objetos), Companhia Carcara (teatro, música, artes visuais), conjunto FA7 (música contemporânea, artes visuais), Companhia Jean-François Zygel (música clássica, malabarismo dançado).

Kim Huynh é dançarina formada pelo Conservatório de Saint Denis e pratica a dança clássica desde seus 4 anos de idade. Desde 1995, tem se dedicado ao malabarismo.

O criador e diretor de iluminação de “Out of Lines”, Lionel Vidal, já participou de diversos espetáculos e companhias importantes, como Tiers-Théâtre em 2005 (Avignon 2005 para “Van der Monde” e “Tribulations”), seguidas de Music-Hall (Companhia Le Troupeau Dans le Crâne) e “A Casa de Bernarda Alba” (Companhia le Théâtre du Bout du Monde) e de muitos outros espetáculos (cerca de 15 com 8 companhias diferentes).

Um dos 16 teatros monumentos do país

Marco das artes cênicas no Maranhão, o Teatro Arthur Azevedo é o segundo construído e inaugurado no Brasil e um dos poucos daquele período que ainda estão em funcionamento. Por sua arquitetura, luxo e grandiosidade, é um dos 16 Teatros Monumentos do Brasil, obtendo o respeito e admiração da classe artística cênica (teatro, dança e circo) e de músicos e intérpretes como um templo da arte brasileira.

Construído por dois comerciantes portugueses, em estilo neoclássico, o teatro foi inaugurado em 1817, na Rua do Sol, próximo ao Largo do Carmo. A obra foi alvo de críticas por parte da igreja católica, naquela época, por ser localizado próximo a um templo sagrado da igreja e ser considerado uma casa de profanação, por propagar a arte, profissão rejeitada e discriminada na época.

194 anos do Teatro Arthur Azevedo terá espetáculo francês
Secom/Governo do Estado


SÃO LUÍS - Mais importante e imponente casa de espetáculos do Maranhão, o Teatro Arthur Azevedo (TAA) celebra mais um ano de arte, nesta quarta-feira (1º), quando completa 194 anos. Para marcar a data, o palco do TAA recebe espetáculos da companhia de malabaris francesa Sens Dessus-Dessous, trazido para São Luís pela Aliança Francesa, em viagem de turnê pelo Brasil.


Da França a São Luís, os espetáculos “Out of Line” (Fora das linhas) e “Petites piéces” (Pequenas Peças) serão apresentados às 20h, com entrada franca (os ingressos devem ser retirados na bilheteria do TAA uma hora antes da apresentação). São takes de 25 minutos, em “Petites piéces”, e de 40 minutos, em “Out of Line”, totalizando 65 minutos, apresentados pelo casal de atores franceses Jive Faury e Kim Huynh, ambos também malabaristas e dançarinas. Criação e direção de iluminação assinadas por Lionel Vidal.


“Out of Lines” usa 30 metros de corda, objeto central do espetáculo que busca explorar qualquer forma de malabarismo e de manipulação, sempre brincando com a imaginação do espectador. A montagem sugere personagens-cordas, tenta surpreender com formas inesperadas e criar a ilusão de um universo onde cordas duras e bastões moles se confundem. No palco, os dois malabaristas constroem um espaço infinito, que os convida a construir e desfazer, a tecer histórias, a inventar uma linguagem original e poética em torno da manipulação de objetos, do malabarismo coreográfico e da dança.


“Petites piéces” é um conjunto de cinco peças curtas, cinco solos. Todos refletem o trabalho da Companhia Sens Dessus-Dessous, caracterizado pela abertura a outros segmentos, como dança, ilusionismo e música. As Pequenas Peças têm como ponto em comum o fato de serem coreografadas e de utilizar uma linguagem poética que deixa entrar o imaginário do espectador. Situa-se entre a arte do malabarismo, da dança e do mimo.

Nenhum comentário: