Wilson Lima
Da equipe de O Estado
A frota de veículos de São Luís teve o oitavo maior crescimento entre as 26 capitais brasileiras entre os anos de 2001 a 2009. Os dados constam no relatório de auditoria operacional do Tribunal de Contas da União (TCU), que avaliou problemas da mobilidade urbana em todo o Brasil.
O levantamento foi realizado com base em números do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e compreende de janeiro de 2001 a maio de 2009. Nesse período, a frota de veículos de São Luís teve elevação de 102%, passando de 99.759 para 201.702. Hoje, o número de veículos na capital maranhense chega a 261.046 unidades. O relatório envolve não somente as capitais mas as 58 cidades com mais de 400 mil habitantes.
Segundo o relatório do TCU, a capital brasileira que teve o maior crescimento de sua frota de veículos é Palmas (TO). Em oito anos, a frota de Palmas aumentou 239%, passando de 27 mil para 92 mil veículos. Macapá teve a segunda maior variação no período (160%). Em 2001, a capital do Amapá tinha 29 mil veículos e oito anos depois passou para 75 mil. Ainda nessa lista, aparece Porto Velho, com um aumento de 141% do número de veículos nas ruas. Na capital de Rondônia, a quantidade de automóveis nas ruas saltou de 50 mil para 121 mil em oito anos. "A frota de veículos no Brasil tem apresentado um crescimento contínuo ao longo dos anos e, com isso, causado uma elevada demanda por vias de circulação nas cidades", aponta o relatório to TCU.
Alerta - O documento ainda faz um alerta em relação à mobilidade urbana em todo o Brasil. "Os congestionamentos vêm surgindo nas cidades menores e se tornando crônicos nas grandes cidades. Além de causarem redução de produtividade por perda de tempo, provocam estresse e contribuem ainda mais para a poluição. Estudo realizado pelo Citigroup aponta que o trânsito gera uma perda de 5% na produtividade do Brasil, considerando o tempo que se gasta em viagens urbanas. Além disso, a cada hora de acréscimo em congestionamentos, tem-se uma média de aumento de 20% na emissão de poluentes".
Entre as 58 cidades com mais de 400 mil habitantes, o crescimento da frota de veículos em São Luís também é destaque. De 58 cidades, a capital maranhense teve a 14º maior variação do país. A cidade brasileira com mais de 400 mil habitantes que registrou a maior elevação de sua frota de veículos é Aparecida de Goiânia, município distante 19 km de Goiânia. Na cidade, segundo o TCU, o volume de automóveis nas ruas cresceu 247% no período. Passando de 37,5 mil para 129,77 mil em oito anos.
Na lista das 10 cidades brasileiras que tiveram a maior variação no número de veículos nas ruas aparecem municípios como Ananindeua (PA), Belfort Roxo (RJ), Serra (ES), Feira de Santana (BA) e Betim (MG). "Nas cidades de renda média mais alta, como no Sudeste e Sul do país, o automóvel particular atende grande parte das viagens motorizadas (50% delas, no caso da Região Metropolitana de São Paulo) (CMSP, 1997). Dados do IBGE e Denatran mostram que, em 2008, os municípios com mais de 100.000 habitantes (4,8% dos municípios brasileiros) concentram 69,9% da frota de automóveis do país. Isto demonstra que cidades maiores concentram maior índice de motorização", sentencia o relatório do TCU.
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