terça-feira, 31 de maio de 2011

Noites de São João na praça

Noites de São João na praça


O primeiro arraial junino em praça pública será aberto na noite de hoje, às 18h, na Praça Maria Aragão. Até o dia 3 de julho, 250 grupos folclóricos se apresentarão diariamente para o grande público no espaço ambientado que lembra um cenário de uma quermesse do interior brasileiro. As manifestações evoluirão sobre um tablado com dimensões maiores do que as do projeto do ano passado e os tambores ecoarão durante seis horas ininterruptas, de segunda a sexta-feira, e ao longo de sete horas, aos fins de semana.

O espetáculo de cores, ritmos e sotaques terá a participação de todas as danças típicas do São João do Maranhão durante 33 dias de festa, a exemplo de grupos de bumba-meu-boi, cacuriá, quadrilha, dança portuguesa, dança do boiadeiro, dança do coco e tambor de crioula.

Hoje, a fogueira vai acender para o Tambor de Crioula da Fé em Deus, Boi de Morros, Boi da Floresta e da Maioba. A primeira artista a se apresentar no palco será a cantora Eugênia Miranda. As apresentações terão início às 19h, logo após a solenidade de abertura.

“Já estaremos com parte da indumentária na apresentação de hoje. Estamos também com novas toadas e entoaremos também as toadas antológicas do grupo. Temos muitas apresentações agendadas para o São João deste ano”, disse José Inaldo, presidente do Boi da Maioba.

A programação atenderá ao público adulto e infantil. As crianças terão privilégios, principalmente aos sábados e domingos, quando poderão assistir a apresentações específicas para elas. Aos sábados, domingos e vésperas de feriado entrará em cena o tradicional ‘Barracão do Forró’, com os melhores grupos de forró pé-de-serra de São Luís.


Barracas – O Arraial da Maria Aragão agrega 29 barracas juninas onde são comercializados artesanato, bebidas e pratos com comidas típicas, entre arroz de cuxá, torta de camarão, arroz “Maria Isabel”, vatapá, canjica, cocada e mingau de milho, para citar alguns itens da culinária maranhense. Há espaço ainda para turistas, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo. Em uma das barracas, os visitantes receberão informações sobre a cidade e a cultura local. Os portadores de necessidades especiais também terão atendimento exclusivo, com conforto e visão privilegiada das atrações.

Além do Arraial da Praça Maria Aragão, a Fundação Municipal de Cultura apóia outros terreiros juninos comunitários espalhados pela cidade, com atrações artísticas e serviços: Arraial da Igreja de Santo Antônio (Centro), Igreja de Santo Antônio de Pádua (Cohajap), Vila Palmeira, entre outros.

Nenhum comentário: