quarta-feira, 1 de junho de 2011

133 navios atracaram nos portos da Ilha em maio

 

O Complexo Portuário de São Luís (CPSL), composto pelo Porto do Itaqui e os terminais de uso privativo (TUP) Alumar e Ponta da Madeira (Vale), registrou 133 navios atracados no mês de maio, de acordo com o sítio eletrônico da empresa de praticagem Pratimar, que monitora a movimentação nos portos da Ilha.

Até o fim da tarde de ontem, o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM) tinha registrado 53 navios atracados, enquanto o Porto do Itaqui registrou 52 navios. O TUP Alumar computou 26. A praticagem ainda registrou duas atracações no Porto Grande, um terminal pesqueiro desativado, localizado próximo ao Itaqui e que atualmente tem recebido embarcações de apoio marítimo (offshore).

O Itaqui teve uma movimentação maior do que o TPPM, em relação ao desempenho por atracadouro. O berço 104 do Itaqui, geralmente utilizado para operações com derivados de petróleo, registrou 19 atracações.

A segunda maior movimentação do Itaqui ocorreu no berço 106, utilizado geralmente para operações com derivados de petróleo, com 12 embarcações atendidas. Na sequência, ficaram os berços 102 (oito navios), 101 (sete) e 103 (seis). Esses três atracadouros são utilizados para operações com carga geral, contêineres e produtos agrícolas (fertilizantes e grãos).


Privativos - Dos TUP, Ponta da Madeira se destacou no período, com 53 atracações, sendo o Píer III/Sul o atracadouro de maior movimentação, com 18 embarcações, seguido do Píer III/Norte, com 16 cargueiros. O terminal da Vale também registrou 12 navios no Píer I e sete cargueiros no Píer II. Este último é localizado no Porto do Itaqui, que o denomina berço 105. A Vale opera, basicamente, minério de ferro e soja. No caso do TUP Alumar, foram atracados 15 navios no berço 2 e mais 11 no berço 1.

Em termos de desempenho, o Porto do Itaqui atendeu 1,67 navio/dia, o que dá uma média de 14,3 horas/navio. O TUP Alumar ficou com índice de 0,83 navio/dia, com média de estadia de 28,6 horas/navio. O TUP Ponta da Madeira registrou o desempenho de 1,7 navio/dia, com estadia média de 14 horas/navio. Quanto ao resultado global, o CPSL apresentou índice de atendimento de 4,29 navios/dia, com estadia média de 5,59 horas/navio.

Nenhum comentário: