sábado, 9 de abril de 2011

Sites e redes sociais ajudam a buscar emprego sem sair de casa

 

Sites e redes sociais ajudam a buscar emprego sem sair de casa

Acordar às seis da manhã, comprar um jornal, vasculhar os classificados e passar o resto do dia percorrendo a cidade atrás de oportunidade de emprego. A tática tradicional e que ainda rende bons frutos agora divide espaço com a busca de vagas via internet, que está se popularizando.
Percebendo os novos rumos, as empresas estão investindo em divulgação de vagas pela internet e poucas mantêm a rotina de receber currículos impressos. Tudo é feito por sites próprios ou especializados em banco de empregos, redes sociais e e-mails.
A Vale, por exemplo, divulga a disponibilidade de emprego por sites de relacionamentos como Orkut, Facebook e Twitter. “A nossa ferramenta de recrutamento é feita pelas redes sociais. É a maneira mais prática e eficaz, pois hoje em dia todo mundo tem acesso”, considera o gerente-geral de recursos humanos da Vale, João Menezes.
A empresa utiliza ainda o próprio site para bate-papos com suas lideranças. A conversa é transmitida ao vivo na web e os internautas enviam perguntas em tempo real. Até 1.000 pessoas podem participar simultaneamente pelo endereço www.oportunidadesvale.com.br.
Além disso, a Vale está registrada no Linkedin (http://br.linke din.com/), uma rede de negócios na internet utilizada por profissionais com o propósito de manter banco de usuários e empresas. São atualmente 100 milhões de membros em todo o mundo - crescimento constante de aproximadamente 1 milhão de novos membros por semana, o equivalente a uma inscrição por segundo, em média - e cerca de 3 milhões somente no Brasil.
Cadastros - O crescimento de adeptos também é detectado por outros sites especializados em divulgar oportunidades de emprego em diversas empresas nacionais e internacionais. Alguns oferecem serviços pagos e outros ajudam o desempregado de maneira gratuita. Quanto maior o número de cadastros nos bancos de emprego via web, maiores são as chances de achar uma vaga que esteja de acordo com as expectativas do candidato e do contratante.
A relações públicas Ana Carolina Fontes é uma das que buscam pela internet uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Recém-formada, ela visita diariamente sites que mostram carência de profissionais nas empresas. Este ano ela conseguiu por meio do site InfoJobs (www.infojobs.com.br) uma vaga de coordenadora de pesquisa. “Eles gostaram do meu currículo, me chamaram para entrevista depois de dois dias e comecei a trabalhar no dia seguinte”, conta.

Sites que divulgam vagas de emprego


- Serviços pagos
Catho (www.catho.com.br): oferece 7 dias grátis
para você cadastrar o currículo e testar o serviço;
Manager (www.manager.com.br): também oferece 7 dias grátis para testar o serviço;
Empregos (www.empregos.com.br): cadastre seu
currículo por 10 dias grátis.
- Serviços grátis
Google Jobs(www.google.com.br/intl/en/jobs/index.html): vagas em São Paulo, Belo Horizonte, fora do Brasil, Estados Unidos e Irlanda;
InfoJobs (www.infojobs.com.br): cadastro grátis do currículo;
Zap Empregos (www.zap.com.br): serviço da empresa dos jornais do Estadão e O Globo;
Curriculum (www.curriculum.com.br): mais de 170 mil vagas de emprego;
Viva Street (www.vivastreet.com.br): classificados gratuitos de emprego;
Net-Empregos (www.net-empregos.com): mais de 22 mil empresas divulgando suas vagas;
BNE (www.bne.com.br): Banco Nacional de Empregos;
Universia (www.universia.com.br): receba por e-mails as vagas disponíveis;
Guia de Empregos (www.guiadeempregos.com.br): centenas de vagas de empregos disponíveis;
Empregos.com (www.empregos.com.br): mais um site gratuito para cadastrar seu currículo;
Central de Empregos (www.centraldeempregos.com.br): muitas vagas de emprego disponíveis;
Elancers (www.elancers.net): mais de 11 mil vagas disponíveis de empregos e estágios.

Currículo e boa entrevista são fatores determinantes


Especialista diz que é preciso ficar atento a detalhes como informações e vestuário
Depois da saga em busca por uma oportunidade de emprego que esteja de acordo com as experiências e interesses do candidato, agora é hora de garantir a vaga para si. Nesse contexto, o currículo e a entrevista passam a ter papel decisivo na disputa pela contratação. Por isso, é preciso ficar atento a vários detalhes, como o vestuário, aparência, informações de qualificação, entre outros.
Segundo Solange Lopes da Silva, psicóloga organizacional e do trabalho e diretora da Labore Consultoria em Psicologia do Trabalho, o primeiro passo a ser dado pelo candidato é, depois de encontrar a vaga, observar quais os interesses do contratante e, a partir de então, elaborar um currículo adequado para tal. “Geralmente o que as empresas pedem é conhecimento em informática, língua estrangeira e que a pessoa seja dinâmica e de fácil relacionamento. Algumas também observam se o candidato é envolvido com atividades de voluntariado”, explica.
Na hora de colocar no papel as experiências, a especialista recomenda que tudo seja resumido em até, no máximo, duas laudas. O que não pode faltar na descrição é espaço de formação e experiência. “Coloque apenas o necessário, como as três últimas experiências e o que for de interesse para o perfil da empresa. É importante não esquecer de colocar o período da experiência e não colocar características pessoais, pois isso só servirá na hora da entrevista. Escolaridade é para colocar somente o último grau alcançado”, relata.
Outra dica para evitar constrangimentos que ocasionarão na eliminação do concorrente é a autenticidade das informações expostas. “As pessoas querem conseguir o emprego de qualquer jeito e acabam mentindo. Depois a mentira é descoberta e o candidato na mesma hora é eliminado”, alerta Solange Lopes da Silva.
Os contatos do candidato também são indispensáveis, pois é a partir disso que a empresa entrará em contato caso tenha havido interesse no currículo. Quanto à foto, se o contratante exigir, tem de ser 3x4 e formal. “As pessoas costumam colocar fotos que usam em redes sociais. Isso não condiz com a ocasião”, considera.
Já para a entrevista, a recomendação é ter disciplina quanto ao horário e estar vestido adequadamente, assim como ter cuidados de higiene pessoal. “Nada de desculpas para o atraso. O candidato tem de sair de casa com antecedência para não correr o risco de se atrasar e repassar a imagem de irresponsável. As roupas têm de ser de acordo com o perfil da empresa. Roupa de festa não é para uma entrevista. É preciso também, por exemplo, estar com a barba feita”, aconselha.
A comunicação também é ponto importante, bem como o controle emocional. “O candidato tem de se expressar com clareza e também manter a calma. Ficar nervoso só irá atrapalhar no andamento da entrevista. É preciso mostrar segurança no que se está dizendo”, recomenda Solange Lopes da Silva.

Mais


Para quem não tem noção de como fazer o currículo, o site Online CV Generator (www.onlinecvgenerator.com) é bastante útil. Com ele, o candidato só precisa preencher os campos requisitados e, no final, o próprio site irá diagramar o currículo e gerar um link para baixar o currículo em PDF.

Dicas na busca por emprego


Para elaboração do currículo
- Só coloque o necessário no currículo
- Resuma tudo em no máximo duas laudas
- Não se esqueça de colocar logo na primeira página os campos de formação, experiência
- Não se esqueça de colocar números para contato e/ou e-mail
- Descrever características pessoais é desnecessário
- Coloque apenas o último grau de formação alcançado
- Não minta
- Não envie qualquer foto
Para apresentação na entrevista
- Conheça seus pontos fortes e fracos para utilizá-los da melhor forma
- Esteja bem vestido. Se a empresa não for muito formal, substitua o terno. Não use roupas decotadas
- Faça a barba
- Fique calmo
- Treine em casa respostas para possíveis perguntas
- Não minta
- Não se atrase

Nenhum comentário: