Jack Dean
Da equipe de O Estado
O Webometrics Ranking of World Hospitals classificou o Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HUUFMA) entre as 600 organizações de saúde do mundo que se destacam em publicações na internet. O HUUFMA ficou em 7º lugar na classificação nacional e em 10º na América Latina entre as 2 mil instituições de saúde selecionadas, das quais 18 eram brasileiras. O ranking internacional avaliou não só a quantidade e qualidade das publicações científicas publicadas mas também a estrutura organizacional (serviços e formação acadêmica) e a facilidade com que essas informações são acessadas ou encontradas pelo internauta.
O diretor do HUUFMA, Vinícius Nina, afirmou que há um ano a página do hospital na internet foi reformulada, o que pode ter contribuído para o destaque da instituição na rede mundial de computadores. “Nós tornamos o site mais dinâmico, moderno e com uma linguagem mais acessível para facilitar a navegação pelo usuário. Além de divulgarmos as ações que o Hospital Universitário realiza, temos a preocupação de darmos importância à função social do hospital, por isso trazemos sempre a questão científica como pilar das nossas publicações, pois não basta dizer que determinado evento está sendo realizado, mas, principalmente, de que forma a sociedade é atingida no que concerne à manutenção da saúde”, disse.
Segundo dados do HUUFMA, a página do HU na internet tem cerca de 11 mil acessos mensais e mais de 27 mil visualizações no mesmo período, ou seja, cada internauta acessa pelo menos dois links do site. A maioria das visitas (67,66%) é feita diretamente pelo endereço eletrônico do hospital. Os mecanismos de pesquisas (sites de buscas) representam 25,77% das formas de navegação pela página do HUUFMA na internet. Além do Brasil, a maior parte dos acessos é feita dos Estados Unidos.
Reflexo - Vinícius Nina afirmou ainda que a inclusão do HUUFMA entre os 10 hospitais da América Latina de maior destaque é reflexo do comprometimento científico da instituição com a comunidade. “Isso significa que nossos trabalhos e pesquisas estão sendo acessados além do território nacional e, que por meio do intercâmbio de informações, estamos contribuindo para o desenvolvimento da medicina como um todo”, avaliou. Ele frisou o fato de o HUUFMA ser o único do Nordeste entre os selecionados. “Outro ponto que vemos como muito importante é que somos o único hospital brasileiro mantido exclusivamente com recursos públicos entre os melhores classificados”, completou.
Outro fator que, segundo Nina, contribuiu para a classificação do HUUFMA é o processo de informatização pelo qual passa, com a implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), que em um ano criará o cadastro dos perfis de acesso dos serviços assistenciais, no que diz respeito ao registro e internação de pacientes, assim como o projeto para a prescrição médica. “Também teremos bancos de dados permanentes, o que possibilitará a realização de um número quatro vezes maior de pesquisas. Já temos quatro de 42 módulos implantados. Quando finalizarmos o processo, todo o atendimento no hospital será informatizado, o que nos dará mais segurança e celeridade”, afirmou.
Mais
A Webometrics Ranking of World Hospitals é uma ferramenta que dá apoio às instituições de saúde, no que se refere às iniciativas de pesquisas e estudos cientifico-acadêmicos divulgados eletronicamente. Quatro indicadores são utilizados para a classificação : a abrangência das páginas nos motores de buscas mais populares, a visibilidade dos sites, a variedade dos arquivos e a quantidade de material acadêmico publicado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário